As novidades de impressão, diagração e conteúdo do ABAS informa continuam. A partir desta edição estréia a coluna Hidronotícias, assinada pelo geólogo Carlos Eduardo Giampá, que dispensa apresentações. Uma figura dinâmica, engajado nas grandes discussões das águas subterrâneas, Giampá trará nesse espaço notícias nacionais e internacionais, dicas, curiosidades e importantes recordações....

Nacionais

  • O BRASIL detém 8% de toda a água doce superficial da Terra, montando junto com seus Aqüíferos um volume que varia entre 12 e 15% de toda água doce do Planeta.
  • No estudo preparado pela ONU sobre Avaliação da Água no Mundo, num ranking de 180 países, o Brasil ficou em 23º lugar em disponibilidade de água doce por habitante/ano (48.314m3). A Guiana Francesa com 812.121 m3/hab/ano é o 1º colocado, enquanto o Kuwait com 10 m3/hab/ano ficou na última colocação.
  • Nesse mesmo estudo, realizado com 122 países, foram levantados dados sobre a Qualidade da Água e o comprometimento na luta contra a poluição, também o Brasil ficou em 23º lugar. O 1º foi ocupado pela Finlândia e o último pela Bélgica.

Internacionais

  • Nos últimos 50 anos, a disponibilidade de água por habitante diminuiu 60%, enquanto nesse mesmo período a população cresceu cerca de 50%.
  • Segundo o Banco Mundial, os dejetos domésticos são responsáveis por 85% da poluição das águas, ficando os restantes 15% por responsabilidade das indústrias.
  • Relatório divulgado pela ONU, que será levado ao 3º FORUM MUNDIAL DA ÁGUA a realizar entre 16 e 23 de Março em Kioto – Japão, mostra uma alarmante previsão quanto a escassez de água. Será debatida a ameaça de redução das reservas mundiais de água doce em cerca de 1/3 nos próximos 20 anos.
  • Essas previsões simulam dois cenários para 2.050: Cerca de 2 bilhões de pessoas ficariam sem acesso a água doce potável (atualmente estima-se em 1 bilhão) e outros 7 bilhões de pessoas (para uma estimativa de população global de 9,3 Bilhões).

Subterrâneas
* A Perfuração Mais Profunda realizada na Terra ocorreu na Península Russa de Kola tendo atingido 12.000 m de profundidade. Os alemães pretenderam através do KTB (Kontinental Tiefbohrung) em 1.987, atingir 14.000 metros e bater esse recorde. Realizaram um “furo”na Alta Palatina (Oberpflaz), na Baviera, que porém foi concluído em exatos 4.001 metros. Isso deveu-se a um aumento de temperatura mais rápido que o esperado, alcançando-se um incremento de 30ºC por Km, ao invés dos 22ºC esperados, inviabilizando-se assim a continuação do Projeto.

Você Sabia?

  • Que 1,2 bilhão de pessoas no mundo não tem acesso hoje a ÁGUA TRATADA?
  • Que 25,7 bilhões de litros de água são utilizados diariamente em descargas de vasos sanitários?
  • Que diariamente cerca de 10.000 crianças com idade inferior a cinco anos morrem nos países do Terceiro Mundo, devido a doenças de veiculação hídrica.
  • Que a ÁGUA tem seu consumo mundial dobrado a cada 20 anos?

Utilidade Pública

Consumos Domésticos de água:
a) Torneira aberta durante 1 minuto = 12 a 20 litros;
b) Escovar os dentes com torneira aberta durante 5 minutos = 60 litros;
c) Fazer a barba sem fechar a torneira = 40 a 80 litros;
d) Banho de ducha de 15 minutos = 240 litros;
e) Lava-louça funcionando 15 minutos = 240 litros;
f) Lavar o carro durante 30 min = 560 litros.

Recordar é Viver
Na ilustração, as primeiras sondas perfuratrizes motorizadas. Elas eram movidas a vapor datadas do final do século XIX e início do século XX.


Carlos Eduardo
Quaglia Giampá,
géologo, conselheiro fundador e vitalício da ABAS, diretor da DH Perfuração

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados