A reabertura de poços para maiores diâmetros com perfuratrizes percussoras é uma prática comum e antiga que vem sendo utilizada cada vez mais, principalmente em poços com grande potencial hídrico. As perfuratrizes percussoras são ideais para a execução desta obra com qualidade. Como trabalham com a ferramenta tipo “pêndulo”, conseguem uma melhor verticalidade nos poços do que os martelos de fundo que tendem a desviar o furo sempre para o lado mais macio ou de menor resistência à pressão de pull-down. Por isto, a reabertura de poços também é um recurso para retificar a verticalidade dos poços perfurados por roto-pneumáticas. A reabertura mais comum é a de poços de 6” (152mm) para 8” (203mm) e também para 10” (254 mm), sendo mais rara para 12” (304mm).

Por suas características, a percussora vai bem no serviço de reabertura de poços tanto em material sedimentar, quanto em cristalino, com Trépanos de Botões de reabertura. Os trépanos de reabertura possuem uma massa central abaixo da face de corte que funciona como guia para a reabertura. Muitas vezes, o desvio é tão grande que praticamente é feita uma nova perfuração em trechos tortuosos do poço, o que pode vir a uma operação de alto risco. Com os trépanos de reabertura, a massa central segue à frente “guiando” o ferramental e diminuindo o percentual de desvio, mas, de qualquer forma, mantendo o furo original no centro da reabertura que está sendo realizada.

Os trépanos de reabertura podem ter face de corte com 04 aletas de corte, com cobertura de eletrodo manganês ou com insertos de metal duros (botões) distribuídos pela área de corte, dependendo do tipo de material que se tem pela frente. Porém, ambos possuem a massa central guia e peso correspondente. Importante: Esta massa deve ser, obviamente, menor que o diâmetro pré-existente e de comprimento não superior a 0,30m. Também existe uma versão com rosca interna no prolongamento para acoplamento de Trépanos de menor diâmetro que não devem ser utilizados para reabertura e sim para perfurações originais com diâmetro menor à frente e reabertura logo em seguida.

Nota-se, muitas vezes, um lento avanço da ferramenta na execução de reabertura. Isto se dá basicamente por dois motivos:

1- 1- Pouco peso na ferramenta correspondente a área a ser perfurada, principalmente se a reabertura for de 6” (152mm) para 10” (254 mm).
2- 2- Utilização de trépanos regulares para reabertura em rochas cristalinas.

Por este motivo, os Trépanos de reabertura devem ter o seu peso compatível com o diâmetro que se pretende reabrir.

Exemplo:

Com o ferramental padrão 05 (veja a tabela API abaixo) a coluna de perfuração com porta-cabo, percussor, haste de 5 metros e trépano tem cerca de 650 kg. Para que se possa reabrir um poço de 6” para 10” (254mm), deve-se compensar o aumento do diâmetro aumentando o peso da composição total. Para isto, o Trépano Alargador deve ter entre 150 e 200 kg, o que permite uma boa velocidade de penetração na reabertura.

Na utilização deste tipo de ferramenta, o sondador deve ser orientado para não deixar o Trépano de reabertura bater no fundo do poço, sob pena de danificar a massa centralizadora.

Às vezes, o perfurador reclama que a rocha é muito dura, mas na verdade está perfurando em grande diâmetro com uma ferramenta relativamente leve para a área a ser perfurada.

A reabertura de poços para maiores diâmetros é um recurso que perfuratrizes percussoras executam com muita qualidade e que hoje já pode ser considerada uma operação mais segura e rentável para quem executa este tipo de trabalho ou eventualmente tem a oportunidade/necessidade de executá-lo.

Rogério Pons da Silva
sócio-gerente Sidermetal
Comentários e sugestões : rogério@sidermetal.com.br
fax (51) 470-.31.39

 
 

Novos Sócios

Acqua Geologia e Engenharia Ltda, Agrobombas Ind. E Com. Ltda, Ana Katiuscia Pastana de Souza, André de Mattos Guttmann, Breno Alexandre Pereira, Carlos Celestino Cantaruttic, Cleuza Regina Pereira, Daniel Pérez Bertachini, Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro, Frederico Terra de Almeida, George Fernando Lucílio de Britto, Kenji de Sousa, Lilian Fátima de Moura Apoitia, Mateus Alfenas de Filippo, Pemacri Comércio e Indústria Ltda, Poços Artesianos Zanoelo Ltda, Prospectus Nordeste Ltda, Riber Poços Artesianos Ltda, Roberto Roche, Santo Elias Poços Artesianos, Sebastião Luiz Fumari e Silva Geotecnia e Fundações Ltda

Conheça os benefícios do sócio ABAS,
fale com a secretaria!
Fone: (11) 3104-6412 e-mail: abas@vento.com.br

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados