Curso de atenuação natural de contaminantes no solo e
águas subterrâneas

A ABAS em parceria com Instituto de Geociências da USP promovem de 15 a 16 de junho, o curso Atenuação Natural de Contaminantes no Solo e Águas Subterrâneas e Solo e Análise de Risco. O evento será realizado no Instituto de Geociências e ministrado pelo Prof. Dr. Ondra Sracek, pesquisador da Charles University (República Tcheca), Pontifícia Universidade Católica (Rio de Janeiro, Brasil), e Universidad La Serena (Chile). Sracek também é membro do Arsenic Research Group, Royal Institute of Technology (Stockholm, Sweden) e tem atuado como consultor de muitas empresas em vários países.

O curso terá como conteúdo a revisão dos processos de transporte de contaminantes (advecção, dispersão, adsorção/retardação e degradação), princípios de atenuação natural, determinação da atenuação e taxas de biodegradação, cálculo do transporte de massa de contaminantes. Outros temas serão discutidos como o planejamento de sistemas de monitoramento da atenuação natural de aqüíferos (para BTXE, solventes clorados), planos de contingenciamento, processos geoquímicos aplicados (precipitação/dissolução, reações de oxi-redução, adsorção), protocolo de amostragem das águas subterrâneas e introdução à toxicologia: caminhos de exposição, dose referência para não carcinogênicos e slope factor para carcinogênicos, data bases, entre outros.

O valor do curso é de R$ 250,00 e as vagas são limitadas. Informações pelos telefones (11) 3104-6412 ou 3091-3958. O e-mail de contato é eventosigc@edu.usp.br.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados