NACIONAIS
¨ I FENAFEG – Feira Nacional de Fornecedores e Empresas de Geologia foi realizada de 26 a 30 de maio, no Instituto de Geociências da USP, durante Ciclo de Palestras em comemoração ao Dia do Geólogo (30 de maio). O evento foi organizado pela Geo Junior do IGUSP, com apoio do Instituto de Geociências e a Reitoria da USP. Presentes empresas ligadas às Águas Subterrâneas, assim como algumas palestras tiveram também temas relativos ao nosso segmento.

¨ BRASIL - 10º Exportador Mundial de Água Virtual: Numa lista encabeçada pelos Estados Unidos, que anualmente exporta em média 160 milhões de m3 de água, o Brasil foi responsável entre 1.995 e 1.999 pela comercialização de uma quantidade entre 10 e 100 milhões de m3 de ÁGUA embutida em produtos.

¨ FITMA 2003 – AQUATECH BRAZIL 2003 – Feira Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente. Realizada em São Paulo entre 03 e 05 de junho.

¨ Lançado pelo Estado do Rio de Janeiro o SELO AZUL – Selo de Certificação para empresas quanto ao uso racional da água, combate ao desperdício e preservação à qualidade dos rios. Ele já entra para categoria das certificações exigidas pelo mercado internacional .

INTERNACIONAIS
¨ Relação entre Disponibilidade X Consumo d’água:
¨ América do Sul – 26% de disponibilidade d’água total do planeta para um população de 6% do total;
¨ Países em Desenvolvimento – 82% da Água na Agricultura, 10% na Industria e 8% no uso Domiciliar;
¨ Nos países Desenvolvidos – 34% da Água na Agricultura, 55% na Indústria e 11% no uso Domiciliar.
¨ ÁGUA Embutida em Produtos Agrícolas:
Quase 20% da água consumida anualmente na agricultura é comercializada com outros países, sob a forma de produtos derivados das mercadorias agrícolas. Segundo Arjen Hoekstra do IHE da Holanda, estima-se que o volume comercializado atinja anualmente a 1 trilhão de m3 de água doce.
* Nos Estados Unidos da América 80% dos Sistemas de Abastecimento d’água são públicos administrados pelos municípios e 20% são privados.

SUBTERRÂNEAS
¨ Lançado Programa de Proteção ao AQUÍFERO GUARANI:
Os Governos do Brasil (71% da área), Argentina (19%), Paraguai (6%) e UruguaI (4%) lançaram no dia 29 de Maio em Montevidéo, o Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani. O Custo do Projeto até 2.007 é de US$ 26,7 milhões, sendo que o Banco Mundial através do GEF e FMAM bancará US$ 13.4 milhões, sendo o restante os 4 países participantes.

¨ Contribuição das Águas Subterrâneas no Abastecimento de Países Europeus – Dados de 1.996.

PAÍSES % NO ABASTECIMENTO
TOTAL
Dinamarca 100 %
Áustria 98 %
Islândia 90 %
Itália 87 %
Suíça 85 %
Alemanha 70 %
Holanda 68 %
Bélgica 65 %
França 63 %
Finlândia 50 %
Suécia 47 %
Hungria 45 %
Inglaterra 33 %
Espanha 30 %
Noruega 15 %

¨ Nos Estados Unidos da América são perfurados anualmente cerca de 900.000 Poços Tubulares Profundos para os diferentes fins: abastecimento público; industrial; comercial; irrigação e monitoramento ambiental.
¨ E no Brasil quantos Poços Tubulares Profundos são construídos por ano? Estima-se que no Estado de São Paulo esse número fica entre 15.000 e 18.000 e no Brasil entre 35.000 e 40.000, porém sem comprovação oficial.
¨ Empresas de Perfuração de Poços já credenciadas pela ABAS: Constroli (Garça/SP); DH (São Paulo/SP); Hidrogeo (Bauru/SP); Jundsondas (Jundiaí/SP); Saiágua (Jundiaí/SP) e Uniper (Araraquara/SP).

VOCÊ SABIA
¨ De acordo com o Conselho Mundial da Água – CMA, para serem produzidos os produtos requerem os seguintes volumes d’água:
¨ 1 Kg de pão = 150 litros;
¨ 1 Kg de batatas = 100 a 200 litros;
¨ 1 Kg de arroz = 1.500 litros;
¨ 1 Kg de carne suína = 6.000 litros;
¨ 1 Kg de carne bovina = 15.000 litros;
¨ 5.000 chips de 32 MB pesando 2 g cada = 16.000 litros.
¨ 1 kw de energia elétrica = 16.000.000 litros.

¨ O Mundo dispõe de um Fluxo Superficial de 42,8 mil km3 de Água Doce por ano, enquanto os aqüíferos, os reservatórios de água subterrânea, armazenam mais de 500 vezes esse volume, ou seja, cerca de 20 milhões de km3.
¨ Que o primeiro Sistema Municipal de Tratamento e Distribuição d’água foi implantado em 1.832 em Paisley, na Escócia.

UTILIDADE PÚBLICA
¨ Na América Latina e Caribe morrem 59 habitantes em cada 1.000 devido a diarréia e 1,6 devido a hepatite, enquanto nos países industrializados 2,5 habitantes pela diarréia e 0,7 pela hepatite.
¨ Pesquisa realizada pela UFMG no conglomerado Serra, Bairro Periférico de Belo Horizonte, sobre a exclusão sanitária da população, constatou-se os seguintes números:
¨ 85,6% das casas fazem ligações clandestinas da rede pública e 14,4% obtém água para seu consumo sem nenhum processo de potabilização;
¨ Que essa população sem água e sem esgotos tem 5,7 vezes mais chances de contrair diarréia aguda em relação às áreas com sistemas de tratamento de água e esgotos.
¨ Que a presença de moscas em casas sem água ou esgoto é 70,9% enquanto nas com água e esgoto é de 56,9%.

RECORDAR É VIVER

Sonda Juper da empresa Copercal – Cascavel/Pr, em 1.980.

1º Poço perfurado pela Hidrogesp – São Paulo em 1.979 com sonda Percussora Craelius.

HOMENAGEM
¨ Passaremos nesta COLUNA a Homenagear pessoas que prestaram ou ainda prestam relevantes contribuições ao Desenvolvimento da Hidrogeologia, Água Subterrânea e a Perfuração de Poços Tubulares Profundos no Brasil. Esses ÍCONES de nosso segmento receberão nossa singela reverência e reconhecimento através da MENÇÃO HONROSA instituída por esta coluna.

¨ O colunista aceita sugestões dos leitores, que deverão enviar foto e breve curriculum das pessoas sugeridas para análise, sendo publicadas caso estejam dentro do escopo da homenagem.
¨ Também aceitamos sugestões para Titularmos essa Menção Honrosa, dentro do espírito de sua criação, esperando que esteja definida já no próximo número.
¨ Nosso primeiro homenageado será o Geólogo Luis Augusto Cavalon, já falecido, pela dedicação e desprendimento sempre demonstrado nas atividades de perfuração de poços, como inclusive mostra a foto anexa. Formado pela USP – Universidade de São Paulo, atuou na perfuração de Poços Tubulares Profundos através da empresa Hidrotécnica localizada em Campo Grande/MS, tendo muito contribuído para o desenvolvimento dessa atividade no Brasil.

Carlos Eduardo Quaglia Giampá,
géologo, conselheiro fundador e vitalício da ABAS, diretor da DH Perfuração

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados