Novo garoto no quarteirão

Fundada no ano passado, a EGA Ambiental faz parte do grupo ESTE, que conta com 33 anos de experiência e atua nas áreas de fundações especiais e geotecnia, além da fabricação de máquinas de concreto projetado e ancoragens para rocha e recuperação de estruturas, através da Ega Ambiental.

O intuito da empresa é aplicar à área de meio ambiente o conhecimento técnico adquirido nessas três décadas de trabalho em engenharia de solos, oferecendo duas linhas de produtos: amostragem de solos e poços de monitoramento.

Na amostragem de solos, são realizadas perfurações para retirada das amostras de solo para análise laboratorial da presença de contaminantes. São utilizados amostradores tubulares dotados de liner plástico, de acordo com procedimentos recomendados pela Cetesb, visando a perfeita preservação de suas características, inclusive teor de gases voláteis. O método executivo utilizado, é denominado Geohammer e é baseado na cravação por percussão do amostrador, resultando uma amostragem contínua, de metro em metro, com alta qualidade.

A empresa também realiza o monitoramento da qualidade da água subterrânea. Os poços têm diâmetro dos tubos de 2” ou 4” e são executados estritamente de acordo com a norma ABNT 13895/1997. A escavação é feita sem nenhuma adição de água que poderia falsear as amostras de água obtidas. Em mais de um ano de atividade, a Ega já desenvolveu dezenas de obras, em sua maioria em solos contaminados por hidrocarbonetos.

Palestra reúne 80 perfuradores da região de Americana

Com pouco mais de três meses no mercado, a TuboGeo vem dando lição de conscientização aos perfuradores de poços tubulares. Instalada em Americana, interior de São Paulo, a empresa realizou recentemente duas palestras direcionadas aos profissionais do setor. Os temas: geomecânicos e fluidos de perfuração. “O objetivo é ajudar o perfurador a trabalhar com tubulação, fluidos e preparação de lama”, disse Claudinei Soares, diretor da TuboGeo.

O evento reuniu cerca de 80 profissionais da região sudeste paulista e contou com a presença do presidente da ABAS, Joel Felipe Soares. As palestras foram ministradas pelos geólogos Edson Akira (Amanco) e Eugênio Pereira (System Mud). “Esse tipo de evento é importante para a atualização dos perfuradores”, destacou Eugênio.

A convite de Soares, o presidente da ABAS enfatizou a importância do Selo de Credenciamento e da qualificação das empresas de perfuração. “Estou bastante satisfeito! A participação surpreendeu e o evento superou as expectativas”, finalizou Claudinei Soares.

Ciclo Brocas: representação em Americana/SP

A Ciclo Brocas está ampliando a sua representação no mercado nacional. Recentemente a empresa estabeleceu uma parceria para distribuição de brocas tricônicas no interior de São Paulo. A proposta é dar um melhor atendimento ao perfurador de poços tubulares.

A representação está localizada em Americana, região sudeste do estado. Mais informações com Valderez ou Luzia pelos telefones (19) 9738-8775 e 3478-4467

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados