NACIONAIS

Aviador fará inventário das águas das bacias brasileiras
Será realizada a partir de 01/10/03, um Levantamento inédito sobre as Águas Doces do Brasil. O aviador Gérard Moss e sua esposa partirão do Rio de Janeiro a bordo de um Hidroavião, para catalogar e coletar amostras de água. Essa expedição terá patrocínio da Petrobrás e apoio da CVRD, ANA, Embratel e Rede Globo. Moss realizará em um ano 100 mil quilômetros de vôos, realizando o percurso em 12 etapas. As amostras serão coletadas em vôo rasante sobre a superfície das águas. Uma sonda analisará parâmetros fisico-químicos da água, reservando também material para análise de potabilidade e metais pesados.
O Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos - SP analisará as amostras e os resultados estarão disponíveis no site:
www.brasildasaguas.com.br

INTERNACIONAIS

Agricultura está reduzindo o volume das águas subterrâneas
Muitos dos reservatórios subterrâneos naturais do mundo estão diminuindo rapidamente, ameaçando a água de beber de milhões de pessoas e combinando os efeitos destrutivos da seca e da escassez, advertiram as Nações Unidas. Conforme um relatório do Programa de Meio Ambiente da ONU, na África, Ásia, América Central e do Sul, os níveis das águas subterrâneas estão caindo mais de 3 metros por ano e o maior responsável por isto é a irrigação intensiva. Além da diminuição dos aqüíferos o mundo ainda enfrenta a invasão da água dos mares sobre as águas continentais, tornando-as impróprias para consumo. O problema está fazendo com que a terra afunde em cidades como Cidade do México e Bangcoc, colocando os pequenos agricultores para fora do ramo. De acordo com o co-autor do relatório John Chilton, o mundo precisa não só água potável, mas também de pensamentos potáveis. “Precisamos aprender a avaliar a água”, afirmou.
O relatório, As Água subterrâneas e sua suscetibilidade a degradação, afirma que as reservas de água estão caindo mais rapidamente no Sul da Ásia, México e países semiáridos, onde a agricultura necessita de pesada irrigação. “Eu espero que este relatório sirva como um aviso a respeito das conseqüências humanas, sociais e econômicas do esgotamento de nossos reservatórios subterrâneos”, disse o diretor executivo da UNEP, Klaus Toepfer.

SUBTERRÂNEA

Projeto inicia a preservação do maior reservatório de água doce do planeta
O “Seminário Aqüífero Guarani”, realizado entre os dias 17, 18 e 19 de setembro, em Ribeirão Preto, marcou o início de um amplo e ousado programa de preservação do maior reservatório de água subterrânea do planeta. O programa, denominado “Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Aqüífero Guarani”, é uma iniciativa conjunta do governo dos quatro países (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) do Fundo Mundial para o Meio Ambiente. No Brasil, o programa é coordenado pelo governo federal por intermédio da Agência Nacional das Águas (ANA). O crescente risco de contaminação do reservatório em decorrência da exploração e da ocupação desordenadas, levaram os quatro países a somarem esforços e elaborarem estudos para a implantação coordenada de uma estrutura técnica e institucional para a proteção e gestão do aqüífero. “O Aqüífero Guarani é ainda muito pouco utilizado. Uma das iniciativas do projeto, além de garantir a proteção ambiental do reservatório, é consolidar o conhecimento sobre a sua estrutura e funcionamento hidroecológico”, diz Sonia Abissi Nogueira, diretora do Instituto Geológico (IG), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA). O período de execução do projeto é de quatro anos, estendendo-se de 2003 a 2007.

UTILIDADE PÚBLICA

Lançamento de livro
Lançado dia 11/09/03, dentro da série TEMPOS DO BRASIL, o Livro “Arquipélago Fernando de Noronha – O Paraíso do Vulcão”. Essa publicação teve o patrocínio do Instituto de Geociências da USP e foi editado pela Terra Virgem Editora.

RECORDAR É VIVER

Foto do Trailer/Stand da Prominas durante o 1º Encontro Nacional dos Perfuradores de Poços, realizado em São Paulo/SP, em 1.979.

Detalhe de um Teste de Bombeamento realizado pelo DAEE na década de 70, com vertedouro, observado pelo nosso colega e sócio fundador da ABAS, Flávio Terra Barth.

HOMENAGEM

Nesta edição homenageamos Antônio Fischer dos Santos:

Nascido em 1927, em Piracicaba, interior de São Paulo, Antônio se em engenheiro mecânico e eletricista pela Escola Politécnica da USP, em 1953. Foi professor de Projetos Mecânicos na USP – São Carlos e simultaneamente Engº da PROMINAS no período de 1955 a 1962. Em 1961 adquiriu com Engº Urbano Pires Corrêa Netto o controle acionário da PROMINAS onde idealizou, projetou e construiu a primeira sonda percussora nacional modelo P-350 e a primeira sonda roto-pneumática modelo R-2H em 1979.
Teve participação importante no lançamento da primeira revista brasileira ‘Água Subterrânea’em julho de 1972, sendo editada em quatro edições, a última em janeiro de 1974. Antônio também foi idealizador do Simpósio Nacional sobre recursos hídricos subterrâneos, organizado pelo Departamento de Hídrica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, ocorrido em São Carlos no período de 27/11 a 01/12/72, com palestrantes nacionais e internacionais (USA e Israel). Teve morte trágica, vítima de assalto na praça da República em São Paulo no dia 27/09/79.

Carlos Eduardo
Quaglia Giampá,
géologo, conselheiro fundador e vitalício da ABAS, diretor da DH Perfuração

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados