ABAS e Petrobrás vão recuperar poços tubulares

Parceria prevê o desenvolvimento de um projeto multi institucional para o fornecimento de água subterrânea nas regiões secas do Brasil

A Petrobrás e a ABAS estudam uma parceria de trabalho no programa Fome Zero, com ênfase no aproveitamento de poços tubulares, contribuindo com o abastecimento em regiões semi-áridas. O anúncio aconteceu durante o XIII Encontro de Perfuradores de Poços realizado no Rio de Janeiro. Representantes das duas entidades discutiram detalhes do projeto e da provável parceria. “A Petrobrás discutiu como poderia fazer isso de forma mais atuante e um dos tópicos envolvidos era o aproveitamento dos poços de petróleo que tiveram insucesso na exploração de petróleo, mas que atravessaram aqüíferos. Nossa ação acabou sendo focada para a construção de um projeto multi-institucional, buscando não só o envolvimento da Petrobrás como também de outros atores como a CPRM, a EMBRAPA, o projeto Helder Câmara (projeto ligado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário), o ASA – Articulação do Semi-árido, o PRONAR, Departamento Nacional de Política Energética, entre outros. A idéia é fazer dessa ação de recuperação de poços, não só poços da Petrobrás, mas poços da CPRM e junto com o fornecimento de água para o consumo humano assegurar um processo produtivo. E uma parceria com a ABAS é muito bem vinda, porque esse segmento representa conhecimento e competência na área de água subterrânea...”, explica Ricardo Latgé, assessor da diretoria de Exploração e Produção da Petrobrás.

A meta é que a ação conjunta possa gerar emprego e renda. A visão estratégica do projeto Fome Zero da Petrobrás é o desenvolvimento com cidadania, ou seja, focar a geração de emprego e renda, além da conscientização da população. A estatal constituiu no mês de maio um grupo para reavaliar toda a sua intervenção na área de responsabilidade social. A Petrobrás gasta atualmente em torno de R$ 65 milhões por ano com as deliberações do Governo Federal, desta maneira passou a focar suas ações em cima do Programa Fome Zero, atingindo consequentemente o Programa Sede Zero. “Essa aproximação com a ABAS é extremamente importante em prol da água subterrânea. A Petrobrás está com um programa bastante amplo e interessante, integrando vários órgãos do Governo Federal e a ABAS tem toda a obrigação de colaborar no melhor sentido e da maneira mais eficiente”, acredita Arnaldo Correia Ribeiro, ex-presidente da ABAS.

A maior contribuição da ABAS está no seu quadro de associados, que agrega profissionais com vasto conhecimento na área do semi-árido e que poderão trazer um nível de colaboração intensa ao programa da Petrobrás. “Nossa entidade tem muito a contribuir com a Petrobrás já que reúne todo o contexto de equipe cultural e científica que poderia auxiliar muito a Petrobrás, até porque está abraçando um projeto muito parecido com o Sede Zero lançado recentemente dentro da ABAS”, lembrou Valter Galdiano Gonçales, da DH Perfurações.

Uma comissão constituída por Valter Galdiano Gonçales, Benjamim Gomes de Morais, Carlos Eduardo Dorneles Vieira e André Monsores vai acompanhar a parceria e o andamento dos projetos. “Não é pretensão da Petrobrás procurar água, já que nós temos atores do governo brasileiro que estão envolvidos com a questão das águas subterrâneas. Queremos sim, trabalhar em sintonia com as competências. Uma preocupação nossa é o protagonismo de todos os atores num trabalho árduo para a recuperação de milhares de poços, viabilizando a solução tecnológica mais adequada para a disponibilidade hídrica nas áreas secas do país e o aproveitamento da água subterrânea através do poço já perfurado”, disse Latgé.

“A Petrobrás é uma empresa que investe no desenvolvimento de novas tecnologias e por isso é uma parceria que tem tudo pra dar certo!”, encerrou Monsores

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados