Revitalização da ABAS-CE

O membro da ABAS Núcleo Ceará, Francisco Said Gonçalves está solicitando do atual tesoureiro, José Alberto Ribeiro, a lista dos sócios quites com a anuidade de 2003 no referido estado. No balanço, cerca de apenas 30 sócios estão em dia com a anuidade. A proposta é desenvolver ações para que num curto espaço de tempo, ocorra a diminuição da inadimplência.

O associado também está interessado no estatuto da ABAS para desenvolver e dimensionar as metas eleitorais no menor espaço de tempo, até o dia 31 de dezembro. “Como a atual diretoria está finalizando as suas atividades, pretendo me candidatar e buscar propostas para a revitalização da ABAS Núcleo Ceará, Piauí e Maranhão”, explicou Said.

Fernando Antonio Carneiro Feitosa
Presidente Abas-CE
abasce@abasce.org.br
Fone: (85) 265-5122

 

CABAS 2004: Estandes já estão sendo comercializados

O Núcleo Centro Oeste e a ABAS Nacional promovem de 19 a 22 de outubro de 2004, o XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. O evento será realizado em Cuiabá, no Mato Grosso, um dos estados centro de referência em desenvolvimento sustentável e pólo de destaque no agronegócio no país. O CABAS 2004 tem como foco a Gestão Integrada e Dinâmica de Aqüíferos: Eficiência e Agronegócio enfatizando a discussão do valor de cada gota de água potável para a humanidade, justamente no chamado ‘Século da Água’.

O Estado de Mato Grosso abriga as nascentes dos principais sistemas hídricos do Amazonas e vem se tornando o principal celeiro do país, ocupando o primeiro lugar em produção de grãos e o segundo rebanho bovino do país. A importância foi determinante para a escolha do tema central do congresso, colocando em discussão a questão da água potável e seu valor para a humanidade. Outros temas em debate são uso sustentável das águas subterrâneas, gestão e ferramentas de gestão dos recursos hídricos subterrâneos, tecnologias de construção de poços tubulares, qualidade das águas subterrâneas, vulnerabilidade de aqüíferos, utilização de águas subterrâneas em áreas de proteção e de recarga, entre outros.

Envio de artigos - Os artigos completos devem ser enviados até o dia 30 de junho de 2004, em três vias impressas, juntamente com o protocolo gerado e o artigo digitalizado, segundo as instruções da Secretaria Executiva. A informação se o artigo foi aceito ou não será disponibilizada a partir do dia 2 de agosto de 2004. O modelo de diagramação dos trabalhos e as normas de envio do mesmo estão disponíveis no site: www.acquacon.com.br/cabas/trabalhos

Exposição Técnica - A ABAS está conclamando todas as instituições e empresas do setor para participarem da exposição técnica que acontece durante o XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. A exposição técnica promete ser o ponto alto do evento. São 122 estandes e áreas especiais para máquinas e equipamentos, além de um pavilhão de pesquisa e desenvolvimento para as universidades. Os expositores vão dispor de um espaço nos auditórios durante o período do evento, em horário a ser especificado, para a apresentação de seus produtos e serviços. Como no congresso de Florianópolis, também haverá também uma Área de Máquinas e um Pavilhão de Pesquisa e Desenvolvimento.

Os estandes de 9m2, assim com os espaços na Área de Máquinas e no Pavilhão de Pesquisa e Desenvolvimento estão sendo oferecidos a preços reduzidos. Consulta de preços pelo telefone (11) 3104-6412 ou pelo e-mail cabas@acquacon.com.br.

Maurício de Sant´Ana Barros
Presidente do Núcleo Centro-Oeste
e-mail: barrossm@ig.com.br
Fone: (65) 644-7197
618-6142

 

A proliferação de multinacionais no abastecimento público...

O setor de águas subterrâneas tem sido aviltado de várias formas ao longo dos anos, seja por inescrupulosos, que se colocam no mercado, prejudicando-o com a concorrência desleal, além de desmoralizar a técnica e as atitudes sérias, como também por interesses variados movidos normalmente por questões próprias. Esta postura tem colocado a água subterrânea a mercê do ataque de setores que se favorecem da desorganização legal e da falta de informação de nosso povo.

Precisamos estar atentos aos acontecimentos, pois têm sido desencadeadas ações governamentais e da sociedade que estão mais embasadas no princípio da precaução que dá coerência e que dá sustentabilidade. Além disto, interesses financeiros ainda fomentam a ignorância, e se aproveitam disto com intenção clara de aumento de arrecadação, calcada na necessidade do fortalecimento de fundos de campanha para políticos com pretenções a cargos mais altos, ou, em casos particulares, o interesse de empresas multinacionais.

No Brasil tem crescido a movimentação no setor de águas minerais, onde empresas renomadas estão investindo pesado, comprando a produção instalada. Sabemos que nosso país é depositário das maiores reservas hídricas do mundo, e sabemos também que não somos os únicos que tem está informação. Cabe o alerta, de que precisamos mostrar que o setor de águas no Brasil, em especial o de águas subterrâneas é sério e temos de desencadear o mais rápido possível um processo de estudo e conhecimento real de nosso potencial. Além disto, campanhas de conscientização sobre como diferir o que é uma obra de captação planejada, dentro de sistemas de gestão e controle eficientes, com suas vantagens e desvantagens, do que é o mercado informal de águas. A falta de postura está sob pena, de que a população desinformada assuma a idéia de que perfurar poços é crime, como foi publicado em sites oficiais recentemente.

A proliferação de empresas multinacionais no setor de abastecimento público, bem como no de águas minerais brasileiros deve ser vista, pois a água é preciosa, mais do que o petróleo, que foi motivo para a invasão de um país e destruição de um povo, muito recentemente. Portanto a destruição de uma cultura e de um outro país, por uma ocupação sustentada pela passividade, não seria surpresa para ninguém, ainda mais se o objeto for a água.

André Luiz Mussel Monsores
Presidente do Núcleo Rio de Janeiro
e-mail: monsores@cprm.com.br
Fone: (21) 2206-9662

 

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados