Seca = poluição e descaso

O fato de em certas regiões do Estado de São Paulo estarmos atravessando um período de forte estiagem, é apenas uma das razões para a possibilidade de virmos a ter problemas de abastecimento d’água. Considerando-se que o nível dos seis reservatórios que abastecem a Grande São Paulo está bastante preocupante, já que os três maiores, Sistema Cantareira opera com 17,1% de sua capacidade; o Guarapiranga com 31,1% e o Alto Cotia com 19,6%, deve-se tomar já medidas preventivas, já que as causas não são somente as devidas à metereologia.

Outras causas importantes, mas pouco consideradas, vem contribuindo para na diminuição do volume dos reservatórios de água doce. A degradação pelos efeitos da poluição; a ocupação desmedida de áreas próximas a esses mananciais e o desmatamento de matas nativas e ciliares podem ser mais violentos e devastadores, tanto para os reservatórios superfíciais, como para os subterrâneos

Para não estarmos submetidos daqui já a menos de 20 anos a escassez de proporções imprevisíveis, mas com certeza violenta, deveremos iniciar um trabalho de persuasão pública, quanto a utilização racional e civilizada desse produto mais precioso e indispensável a todos os seres vivos, a ÁGUA.

Governo do RN inova PPA 2.004/2.007 incluindo recursos privados

O Secretário Estadual de Planejamento e Finanças, Vagner Gutemberg de Araújo, apresentou os números do Plano Plurianual (PPA 2004/2007) do governo Wilma de Faria, mas uma das grandes novidades, segundo ele, “é a previsão de recursos privados” na execução de obras e ações de cunho social. “Essa é a tendência mundial, de se implementar a chamada “parceria pública privada”.

Vagner Araújo explicou que, por falta de regulamentação nacional para essa hipótese da chamada parceria pública privada, o governo estadual vai legislar sobre o assunto, mandando um projeto de lei para votação na Assembléia Legislativa, que predisponha sobre a colocação de recursos privados nos orçamentos públicos.

SUBTERRÂNEA

Paraguai – BID contratará consultoria para assunção

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) recebeu até 26 de setembro expressões de interesse por um contrato para elaboração e implementação de um plano de gestão para o aqüífero Patino, que fica sob Assunção, capital do Paraguai. O plano vem somar esforços do Serviço Nacional de Saneamento de assegurar que o aqüífero seja usado de forma sustentável através da implementação de uma rede de monitoramento, entre outras tarefas.

O aqüífero, ao longo do Rio Paraguai, é a principal fonte de água de Assunção e, de acordo com informações do BID, a relativa facilidade de perfuração de poços e seu uso extensivo colocaram esta água em risco. Cerca de 2 milhões, dentre os 5 milhões de habitantes do país, moram na região de Assunção. De acordo com o banco, o lançamento descontrolado de esgoto e efluentes industriais, bem como de produtos agrícolas contaminaram o aqüífero, que abrange uma área de 1.173km2. problemas de salinidade também estão afetando o Patino.

UTILIDADE PÚBLICA

SABESP cria campanha contra o desperdício!

O público infanto-juvenil encontra um espaço dedicado à educação, informação e entretenimento no site da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), vinculada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento. O Clubinho Sabesp, lançado em novembro de 2002, é uma ferramenta que complementa ações desenvolvidas pela empresa, para formar cidadãos conscientes da necessidade de preservar os recursos hídricos. Nesse playground virtual, crianças e adolescentes aprendem práticas de uso racional da água, de que forma ela chega às residências e como é escoada para as estações de esgotos. Esses e outros temas educativos são ilustrados com imagens animadas, curiosidades, jogos e testes de memória.

Para compor os cenários dos jogos e passatempos, foram criados personagens relacionados com o saneamento básico, como o herói hídrico Super H2O, que tem por missão liderar uma turma de mascotes da Sabesp: Purinha, Dr. Desperdício e Gota Borralheira. Sugestões, críticas, dicas, fotos e desenhos, de adultos ou crianças, podem ser enviadas para o site www.sabesp.com.br para serem divulgadas no Mural Virtual do Clubinho.

RECORDAR É VIVER

No destaque, o primeiro equipamento de Perfilagem Elétrica utilizada no Estado de São Paulo pela Cia. T. Janer, em 1.976.

HOMENAGEM URBANO PIRES CORREIA NETO

Natural de São Paulo, nasceu em 1927 e se formou em engenharia mecânica e eletricista pela Escola Politécnica da USP, em 1951. Trabalhou no Departamento de Obras Públicas do Estado de São Paulo como Engenheiro de Organização e padronização, entre 1958 e 1961. Em 1961 adquiriu junto com o Engº Antonio Fischer dos Santos o controle acionário da Prominas, onde ocupa a presidência desde 1979. Pela suas competências, dedicação e atenção às Águas Subterrâneas, nossa homenagem.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados