Internacionais

Colômbia : licitação para concessão de empresa de saneamento
O Ministério de Meio Ambiente disponibilizou a Minuta do Edital da Concessão para a operação da ERAS – empresa de saneamento do departamento de Córdoba, que abrange as regiões de Sahagun, Cerete, San Carlos e Cienaga de Oro.
A Concessão envolve um contrato de 20 anos, renovável, voltado para a melhoria do serviço de saneamento, bem como de sua cobertura, hoje variando entre 50 e 90%. Os investimentos necessários montam na ordem de US$30 milhões.

Produção de hidrogênio mais barato e limpo
Cientistas da Universidade de Wisconsin nos EUA desenvolveram um novo catalisador para produzir hidrogênio, utilizando materiais mais baratos e que poluem menos que os processos hoje existentes.
Esse novo processo chamado de APR (Aqueous-Phase Reforming), converte resíduos de plantas a hidrogênio. Poderá vir a ser usaddo em pequena escala para produzir energia para automóveis, baterias e equipamentos militares, mas poderá ser ampliado para aplicações industriais, como a fabricação de fertilizantes ou remoção de enxofre de derivados do petróleo.

Subterrâneas

RS define regras para a utilização de poços artesianos
A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente asssinou no dia 04/10/03 com as secretarias estaduais da Agricultura e abasteciento, saúde, Obras Públicas, Meio Ambiente e a Corsan, Termo de ajustamento de conduta (TAC) para a perfuração e utilização das águas subterrâneas no Estado. Define um conjunto de regras para a perfuração e o consumo de água proveniente de poços, cuja autorização será permitida pela outorga a ser emitida pelo DRH.

Falta de reservação faz município paulista despejar água do poço no Rio Tietê
A cidade paulista de Pereira Barreto, distante 625 km da capital, possui um poço tubular profundo com mais de 1.000 metros de profundidade, que capta o Aquífero Guarani numa condição piezométrica excepcional, quando produz um volume de cerca 500 m3/hora jorrante. Como há deficiência crônica de reservação dessa água, apesar da população consumir uma média elevada de 340 litros per capita/dia, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto ainda necesssita lançar a sobra no rio Tietê.

Você sabia?

USP já formou 1.362 geólogos
O IGc – Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo já formou desde 1.959, 1.362 géologos, constituindo-se no maior contigente desses profissionais do território brasileiro.

Brasileiros têem mais telefones que saneamento básico
Pesquisa divulgada em 10/10/03 pelo IBGE, mostra que o número de telefones supera o saneamento básico nas casas do Brasil.
Enquanto 50% das casas brasileiras não dispõe de saneameento básico, 61,6% possuem linhas telefônicas, sendo que em apenas 6% havia apenas celular.

Utilidade pública

Quanto o aumento da conta de água pesa no valor do condomínio?
Segundo o Índice de Custos Condominiais – ICON – criado a um ano pelo SECOVI, o aumento dado pela Sabesp em agosto de 18,95% nas tarifas de Água e Esgoto, implicará num aumento médio de 2,27% nos valores dos condomínio na cidade de São Paulo.

Hidropersonalidade

Estaremos neste número, homenageando o Pioneiro da Indústria de Equipamentos e Materiais de Perfuração do Brasil Roch Lionel Lavoie. Participou da criação das principais industrias fabricantes de sondas e ferramental de perfuração conforme seu Curriculum anexo.

Roch Lionel Lavoie
Natural de Harvey Junction – Canadá, nascido em 1.915. É técnico especialista em perfuração, tendo trabalhado de 1.931 a 1.952 com perfuração diamantada. Em 1.953 fundou a PROMINAS BRASIL em São Carlos/SP, ficando até 1.962. De 1.962 a 1.988 dirigiu a Diamantul J.K. Smit & Sons, também em São Carlos. Fundou em 1.975 a Wirth Latina, atuando até 1.980.
Atualmente é consultor técnico e atua na empresa Roc N´Soil.

RECORDAR É VIVER

Feira de equipamentos durante o II Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, realizado em Salvador – BA em 1.982.

Participantes do Simpósio – Recursos Hídricos Subterrâneos, realizado em São Carlos – SP em 1.972, mostrando vários sócios, conselheiros e diretores da ABAS.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados