Qualidade: poço tubular deve ser encarado como obra de engenharia...

Um total de 14 empresas de perfuração já estão credenciadas em todo o Brasil, mas a ABAS está investindo em ações para aumentar o número, ainda pequeno frente as mais de mil empresas existentes no país.

AABAS iniciou um movimento de conscientização e informação para a sociedade brasileira, sobre as vantagens do Sistema de Qualificação das Empresas com Atividades em Hidrogeologia e Águas Subterrâneas. Através dele, as empresas são certificadas quanto as suas condições de atuar tecnicamente e dentro dos preceitos estabelecidos pelas Normas da ABNT. Essa certificação, que culmina com a emissão pela ABAS de um SELO DE QUALIDADE, tem como objetivo a difusão da importância do poço tubular profundo construído dentro dos melhores padrões técnicos. O poço tubular deve ser encarado como “uma obra de engenharia” e sua execução deve obedecer às regras e às condições técnicas impostas pela sociedade. “Toda perfuração de poços tem que ser precedida de uma outorga, de um direito de instalação e depois de uma outra outorga que te dá o direito de uso daquele poço. Na medida em que as empresas são credenciadas, o DAEE tem a segurança de que os projetos desenvolvidos para a perfuração têm a qualidade necessária para que esses objetivos sejam atendidos”, destacou Ricardo Daruiz Borsari – Superintendente do DAEE.

O Selo de Qualificação da ABAS foi reformulado e visa a valorização do principal produto das águas subterrâneas, o poço tubular profundo. A proposta é transformar o selo numa marca de diferenciação e um poderoso instrumento mercadológico para a divulgação institucional de todos os segmentos das águas subterrâneas. Como mostrado em reportagens anteriores do ABAS informa, o processo é divido em três categorias: empresas de construção de poços tubulares profundos, empresas de instalação de conjuntos de bombeamento e empresas de consultoria e serviços em hidrogeologia e águas subterrâneas. Um total de 14 empresas em todo Brasil já foram credenciadas, mas o número ainda é muito pequeno perto da quantidade de empresas perfuradoras de poços, existentes no mercado. “Lamentavelmente temos apenas 4 empresas com processo de análise junto aos auditores, o que nos dá um total de 18 empresas! Pra se credenciar não é preciso ser associado da ABAS e o que assusta é a falta de interesse, já que são mais de mil empresas de perfuração no Brasil. A situação já é bem difícil e ainda temos que administrar os problemas internos referentes ao processo de credenciamento”, lamentou Joel Felipe Soares, presidente da ABAS.

Os problemas internos aos quais Joel se refere dizem respeito às indicações dos analistas-auditores de cada núcleo. Hoje a situação se encontra da seguinte maneira: A ABAS Sede e os núcleos Centro Oeste, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul fizeram a indicação corretamente e os trabalhos já estão em andamento. No núcleo Amazonas foram indicados três analistas, sendo que um deles não é associado da ABAS. No Rio de Janeiro, um dos analistas não pagou a anuidade, assim como no Ceará que dentre os três indicados, dois também deixaram de pagar a anuidade. Já na Bahia, os três analistas NÃO PAGARAM A ANUIDADE. A situação mais preocupante está nos núcleos Pernambuco e Pará, que sequer fizeram a indicação dos analistas. “Quero pedir aos núcleos Amazonas, Bahia, Ceará, Pará e Pernambuco que se integrem ao assunto e participem da promoção da ABAS”, desabafou o presidente.
Os auditores em ação já credenciaram 14 empresas em todo o Brasil e a partir dessa edição, publicaremos a história e a ficha técnica sempre de duas empresas credenciadas. São elas: Jundsondas Poços Artesianos (Jundiaí/SP), Uniper Hidrogeologia e Perfuração (Araraquara/SP), Hidrogeo Perfurações (Bauru/SP), Saiágua Poços Artesianos (Jundiaí/SP), Constroli Projetos e Construções (Garça/SP), DH Perfuração de Poços (São Paulo/SP), Iguaçu Poços Artesianos (Cascavel/PR), Hidropel Hidrogeologia e Perfurações (Curitiba/PR), Proágua Perfurações (Teresina/PI), Aquageo Projetos e Perfurações (Simões Filho/BA), Garça Poços Artesianos e Construtora (Boituva/SP), Hidrogeo Perfurações (Canoas/RS), Hidro Dourados Poços Artesianos (Dourados/MS) e Hidropoços Ltda (Belo Horizonte/MG).
Esse mês vamos conhecer um pouco mais do perfil das duas primeiras empresas a conquistarem o Selo de Credenciamento: Jundsondas e Uniper.
Uniper Hidrogeologia e
Perfurações Ltda
Criada em 1995 em Araraquara, interior de São Paulo, pela união de geólogos e experientes técnicos oriundos de diversas empresas do ramo, a Uniper atua com perfuração, manutenção e recuperação de poços tubulares, bem como revenda e instalação de equipamentos de bombeamento e reservatórios. A empresa já perfurou mais de 30.000 metros em várias localidades, para clientes dos mais diversificados setores. “Temos orgulho de ser referência técnica e sermos uma das poucas empresas nacionais de perfuração a obter a exigente certificação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas”, explica o texto de abertura da home page da empresa.
A Uniper está credenciada como empresa especializada na construção de poços em rochas cristalinas até 500 metros de profundidade, construção de poços em rochas sedimentares até 500 metros de profundidade e instalação de conjuntos de bombeamento e manutenção de poços tubulares profundos, maior que 45 kW (60HP).
A Uniper também está credenciada como empresa de consultoria e serviços em hidrogeologia e águas subterrâneas, estudos hidrogeológicos; locação e projeto técnico-construtivos de poços tubulares profundos, fiscalização e gerenciamento de obras e serviços, além de licenciamentos e outorgas de obras e serviços.

Jundsondas Poços
Artesianos Ltda
Fundada em 1972 em Jundiaí, em São Paulo, a empresa é administrada por Luciano Leo e se preocupa com a preservação do meio ambiente. Foi a primeira empresa a expressar essa preocupação na mídia através de filmes, anúncios para jornais e revistas, posters e outros materiais promocionais. Também foi a primeira a pesquisar e fornecer dados específicos sobre os recursos hídricos do planeta. A Jundsondas está credenciada como empresa especializada na construção de poços em rochas cristalinas até 500 metros de profundidade, construção de poços em rochas sedimentares até 600 metros de profundidade e instalação de conjuntos de bombeamento e manutenção de poços tubulares profundos, maior que 45 kW (60HP).
A jundsondas também está credenciada como empresa de consultoria e serviços em hidrogeologia e águas subterrâneas, estudos hidrogeológicos; locação e projeto técnico-construtivos de poços tubulares profundos, além de licenciamentos e outorgas de obras e serviços.

Hidropoços também está credenciada...
Uma das últimas empresas a se credenciar foi a Hidropoços, de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Fundada em 1967, é uma empresa dinâmica e atualizada com a perfuração de mais de 4 mil poços em empresas, órgãos públicos, SAAE’s, prefeituras, em quase todos os municípios de Minas Gerais e outros estados. Através de sua divisão de equipamentos, a Hidropoços coloca à disposição de seus clientes uma completa infra-estrutura capaz de resolver do mais simples ao mais complexo sistema de bombeamento, tratamento de água, instalações hidráulicas e elétricas, atendendo a todos os segmentos de atividades.
Mais informações na home page da empresa: www.hidropocos.com.br

 

 

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados