Geólogos pedem a restrição das licenças para a perfuração de poços

A medida tem como base a superexploração de água subterrânea no perímetro urbano de São José do Rio Preto...

Resultados apresentados pelo Dr. Jefferson Nascimento de Oliveira, em sua tese de doutoramento “Ferramental de Gestão de Águas Subterrâneas para a cidade de São José do Rio Preto”, comprovam a superexplotação do aqüífero Bauru na cidade de São José do Rio Preto, gerando uma deficiência hídrica de 0,15m/ano. No estudo, Oliveira alerta para o fato do curto tempo de permanência da água no subsolo, prejudicando o processo de purificação natural, característico da água subterrânea. Considerando que a situação real do aqüífero é mais grave do que a apresentada, uma vez que, há grande número de poços domésticos não cadastrados e considerando que a NB 1290 não especifica a profundidade da cimentação do tubo de boca e que a captação de águas mais profundas, assegura que estas tenham tido um maior tempo de filtragem, diminuindo riscos de não potabilidade.

Desta maneira, O Comitê das Bacias Hidrográficas do Turvo Grande está desenvolvendo ações que buscam a proteção das águas subterrâneas sem criar obstáculos ao desenvolvimento econômico sustentável da bacia hidrográfica Turvo Grande. O CBH-TG recomendou ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão gestor dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, que não sejam concedidas licenças de execução de poço tubular profundo, nos seguintes casos:

• execução de poço tubular profundo, independente de sua finalidade, na área compreendida pelas isolinhas de carga hidráulicas de 410 a 470m, do mapa anexado. Desde que, sejam servidas pela rede de abastecimento municipal.
• chácaras localizadas em condomínios, onde haja um ou mais poços destinados ao abastecimento comum dos condôminos.

Relato Das Reuniões da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas

Eleição - Em reunião realizada no auditório da Sociedade dos Engenheiros no ano passado, as cinco câmaras técnicas escolheram seus coordenadores e coordenadores adjuntos da nova gestão. A câmara técnica de Águas Subterrâneas, escolheu novamente o Dr.º Samir Felício Barcha (Rotary Club Norte de São José do Rio Preto) como coordenador e Cristiane Guiroto (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas) como coordenadora adjunta. A prioridade para este ano é a obtenção de dados sobre os poços perfurados na bacia e definição de condições específicas para a concessão de outorgas.

Na última plenária realizada pelo CBH-TG os membros discutiram a lei da Cobrança pelo Uso da Água, solicitando que a mesma seja finalmente votada e aprovada. seja finalmente votada e aprovada. Todos os presidentes dos comitês do Estado, excetuando o de Piracicaba (Cláudio de Mauro) assinaram, sendo que este alegou que seu comitê acabará enviando recursos aos outros pois apresentará a maior arrecadação.

Atendendo ao pedido de vários municípios, o CBH-TG entregou uma requisição ao FEHIDRO no dia 16 de janeiro de 2004, contendo as seguintes solicitações:

_ Devido ao grande número de poços, proximidade entre os mesmos, falta de concordância com a NBR 1290 quando de suas execuções e o fato de existirem vazamentos nas tubulações antigas de esgoto; faz-se necessária uma delimitação de áreas contaminadas e com riscos de contaminação, a serem representadas espacialmente em uma carta de qualidade de águas, tendo como parâmetros, aqueles estabelecidos pela portaria 1469 da FUNASA .

O projeto terá quatro fases distintas como divulgação e conscientização, cadastramento e seleção de poços a serem amostrados, Coleta e análise e tratamento dos dados, culminando na elaboração da Carta de Qualidade de Águas Subterrâneas.

Marte: caminho para encontrar vida é seguir a água

Pasadena (EUA) - Seguir a água, essa é a principal regra para os cientistas que estão procurando sinais de vida em Marte e em outros lugares do Sistema Solar. Por isso, especialistas da Nasa dizem que todo o seu plano para o atual estágio da exploração de Marte consiste em enviar duas sondas robóticas, a Spirit e a Opportunity, para dois pontos do planeta vermelho onde há mais chances de que exista água.

A Spirit pousou no sábado em plena cratera Gusev, formada pelo impacto de um asteróide ou de um cometa nos primórdios da história marciana. Os especialistas acreditam que, no passado, ali chegou a existir um gigantesco lago. Um vale longo e profundo, aparentemente escavado por uma antiga corredeira, desemboca na cratera de Gusev, o que é um sinal de que o lago era alimentado por um rio.

Dentro de três semanas, a Opportunity deve pousar no chamado Meridiani Planum, um planalto perto do equador de Marte, onde a sonda orbital Mars Global Surveyor, também da Nasa, já detectou abundância de hematita cinzenta, um mineral que na Terra normalmente se associa à água em estado líquido. Algumas condições ambientais que podem produzir a hematita, como um lago ou fontes termais, podem ser favoráveis ao surgimento da vida. Outras, como derramamentos de lava incandescente, não são. “Acreditamos que o caminho para encontrar vida é seguir a água”, disse Firouz Naderi, gerente do programa de exploração de Marte na Nasa. Descobrir se Marte tem ou teve vida algum dia pode ser uma ferramenta importante para os cientistas entenderem a evolução da vida na Terra e a dúvida sobre se a vida em outras partes do universo é rara ou comum. Os cientistas acham improvável que Marte, com seu ambiente mais hostil, tenha tido forma de vidas avançadas como as terráqueas. Mas há razões para acreditar que o planeta já tenha tido organismos simples, microscópicos, quando Marte era mais quente e úmido. É possível mesmo que essas formas primitivas ainda estejam presentes sob a espessa calota polar de Marte ou em rios subterrâneos, aquecidos pela atividade vulcânica. Além disso, não se descarta que Marte tenha formas de vida equivalentes aos litótrofos, micróbios unicelulares que vivem incrustados nas rochas. As duas sondas foram projetadas para percorrer a superfície marciana durante cerca de três meses, examinando rochas e solo na tentativa de desvendar o mistério da vida por ali. A Spirit usará duas câmeras panorâmicas de alta resolução, montadas sobre um mastro, e um espectômetro que mede a radiação infra-vermelha emitida por minerais. Juntos, esses instrumentos vão ajudar os cientistas a escolherem as áreas a serem examinadas.

O veículo tem vários outros equipamentos sofisticados no seu braço mecânico, prontos para realizarem estudos geológicos. Uma câmera acoplada a um microscópio permitirá a análise de detalhes dos minerais. Haverá também uma espécie de escavadeira para afastar as camadas superiores de rochas e um instrumento para analisar a composição dos minerais. Além da Terra, que é o vizinho mais próximo de Marte, o único outro lugar do sistema solar onde se acredita que existe água é Europa, uma lua de Júpiter em que pode haver um oceano líquido sob uma camada congelada, segundo Naderi.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados