ABAS amplia discussão de temas no CABAS 2004

Saneamento básico, agroindústria, águas minerais, artesianismo, hidrotermalismo e recarga artificial de aqüíferos, são alguns dos temas incorporado na discussão do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas
A ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas em conjunto com o seu Núcleo Centro-Oeste prepara a realização do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece de 19 a 22 de outubro, em Cuiabá, no Mato Grosso. Essa edição do evento traz como novidade a ampliação e renovação do temário, passando agora a discutiros múltiplos usos das águas subterrâneas, tais como saneamento básico, agroindústria, águas minerais, artesianismo, hidrotermalismo, e ainda, recarga artificial de aqüíferos, uso racional e reuso da água.

Temas ligados à gestão integrada de recursos hídricos e hidrogeologia ambiental também serão abordados, através de parcerias com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos e com a Associação Brasileira das Empresas de Diagnósticos e Remediação de Solos e Águas Subterrâneas. A água permeia por diversos setores da sociedade; econômico, produtivo, social, lazer/turismo, geração de energia, saúde pública, desenvolvimento humano, entre outros, por isso podemos dizer Água é Vida.

Histórico - As águas subterrâneas correspondem a 97% da água doce disponível no Mundo, e representam, se utilizadas de forma correta e racional, um diferencial diante da grave crise que se anuncia para esse Século, da falta d’água, em quantidade e qualidade. Proteger essa reserva é uma questão de sobrevivência. Convidamos a todos para participarem desse precioso Congresso, onde poderão ser vistos os mais diversos campos de atuação dos diversos profissionais que atuam direta e indiretamente em Recursos Hídricos, além de poder desfrutar das belezas naturais do Estado de Mato Grosso.

O Estado - O Estado de Mato Grosso possui três ecossistemas: Pantanal, Floresta Amazônica e Cerrado. É também divisor de águas de duas importantes bacias hidrográficas: Bacia Amazônica onde se destacam os rios Araguaia, Xingu, Guaporé, Madeira, Teles Pires, Tapajós e a Bacia Platina onde se destaca o Rio Paraguai. Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, sendo a maior Planície Alagável do Planeta. Distando aproximadamente 100 quilômetros de Cuiabá e conta com inúmeros hotéis e pousadas confortáveis, região com uma infinidade de animais silvestres, aves, jacarés, peixes, onças, antas etc, sendo região propícia para a realização de pescarias.

Tema central do evento

Congresso Brasileiro de Água Subterrânea tem como tema principal ´A Gestão Integrada e Dinâmica de Aqüíferos: Eficiência e Agronegócio´. O tema é importante porque muitos reconhecem este século como sendo o “Século da Água”, uma vez que todos os dias são discutidos o valor de cada gota de água potável para a humanidade. O Estado de Mato Grosso abriga as nascentes dos principais sistemas hídricos do Amazonas e vem se tornando o principal celeiro do país, ocupando o primeiro lugar em produção de grãos e em rebanho bovino do país. A importância do agronegócio no Estado determinou a escolha do tema central do congresso colocando em discussão a questão da água potável e seu valor para a humanidade.

Outros seis temas de suma importância foram inseridos no Temário do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas e os trabalhos técnicos têm grande importância para fomentar os debates. São eles: Uso Sustentável das Águas Subterrâneas, Gestão e Ferramentas de Gestão dos Recursos Hídricos Subterrâneos, Tecnologias de Construção, Operação e Manutenção de Poços Tubulares, Qualidade das Águas Subterrâneas, Papel das Instituições Publicas no Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, Caracterização das Potencialidades Hidrogeológicas do Brasil, Vulnerabilidade de Aqüíferos, Utilização de Águas Subterrâneas em Áreas de Proteção e de Recarga, Legislação Associada à Proteção e Utilização de Águas Subterrâneas e Técnicas de Locação de Poços Tubulares. Entre os novos temas destaque para temas como águas subterrâneas e agronegócios, artesianismo e hidrotermalismo, contaminação e remediação de águas subterrâneas, águas minerais, uso racional e reuso das águas e recarga artificial de aqüíferos. Entre os palestrantes, Aldo da Cunha Rebouças, Luiz Amore, Everton de Oliveira e Sebastião Filho. Nas mesas redondas o tema Gestão Integrada de Aqüíferos será discutida por Agamenon Sérgio Lucas Dantas (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), João Bosco Senra (Secretaria de Recursos Hídricos / Ministério do Meio Ambiente), Alice Aureli (UNESCO) e Antônio Felix Domingues (Agência Nacional de Águas).

Já o tema Competência Legal: Águas Subterrâneas x Águas Minerais será presidido por João Carlos Simanke de Souza (SABESP) e pelos palestrantes Carlos Alberto Lancia (Associação Brasileira das Indústrias de Águas Minerais), Francis Priscilla Vargas Hager (Secretaria de Recursos Hídricos / Ministério do Meio Ambiente) e João César de Freitas Pinheiro (Departamento Nacional de Produção Mineral).

O tema Água Subterrânea e Desenvolvimento Agrícola terá como palestrantes Helvecio Mattana Saturnino (Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem), Everaldo da Rocha Porto (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e José Antonio de Ávila (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso).

Outras discussões – O tema Financiamento para o Setor de Águas Subterrâneas vai ser debatido por Sanderson Leitão (CT-Hidro), Joel Felipe Soares (Presidente da ABAS) e Luiz Gabriel Azevedo (Banco Mundial). A discussão da Gestão e Uso Integrado de Águas Superficiais e Subterrâneas terá como presidente Ernani Francisco da Rosa Filho (UFPR) e os palestrantes Paulo Varella (Agência Nacional de Águas), Leonice de Souza Lotufo (FEMA – MT) e Synara Broch (ABRH).

Contaminação e Remediação de Águas Subterrâneas: Uso Sustentável, a Tecnologia e a Visão do Cliente é uma discussão em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Diagnóstico e Remediação de Solos e Águas Subterrâneas. Os palestrantes são Oduvaldo Viana (Angel Geologia / AESAS), Ricardo César Aoki Hirata (Universidade de São Paulo) e José Luiz Bampa Sauerbronn (PETROBRAS). Regulação e Concessão de Saneamento terá como presidente José Aurélio Boranga (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e os palestrantes Abelardo Oliveira Filho (Secretário Nacional de Saneamento Ambiental), Fernando Mangabeira Albernaz (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e Marcos Thadeu Abicalil (Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais).

Normas dos artigos - Os trabalhos serão apresentados em Sessões Técnicas

(apresentação oral e em painéis). A escolha entre a apresentação oral ou painel deverá ser inicialmente feita pelo autor e indicada quando do envio do trabalho. O Comitê Científico fará o programa final, indicando os trabalhos nas modalidades painel e oral, podendo alterar as escolhas feitas pelos autores. Todos os trabalhos serão publicados na íntegra, independente da sua forma de apresentação.

Os artigos completos deverão ser enviados a Secretaria Executiva até o dia 30 de junho, em 3 (três) vias impressas, juntamente com o PROTOCOLO gerado e o artigo digitalizado. Os autores serão informados até o dia 2 de agosto, sobre a aceitação do artigo.

Visitas Técnicas – Os participantes do CABAS 2004 vão visitar o Aqüíferos Furnas, em especial os poços jorrantes e fontes termais e minerais, na bacia do São Lourenço entre Campo Verde e Jucimeira. Os participantes também vão visitar afloramentos da Formação Furnas, Ponta Grossa, a poços tubulares e nascentes, totalizando um percurso de 500 quilômetros.

A Comissão Organizadora do CABAS também vai oferecer cursos de pequena duração (12 horas/aula) no período da manhã. Entre o temas, Projetos e técnicas na construção de poços tubulares, Custos na Perfuração, Dimensionamento de Bombas e Fluidos de Perfuração e Reabilitação de Poços – Novas Tecnologias.

Marketing e Patrocínio - A ABAS está buscando parceria e patrocínio de instituições e empresas. O interessados devem fazer contato com a secretaria executiva do congresso para avaliar as várias modalidades disponíveis para a promoção e para divulgação de novos produtos e empreendimentos.

Como era de se esperar, a Exposição Técnica Comercial será o ponto alto do evento, que conta com um espaço para 123 estandes e áreas especiais para máquinas e equipamentos e um pavilhão de pesquisa e desenvolvimento para as universidades. Os expositores disporão, como nos eventos anteriores da ABAS, de um espaço nos auditórios durante o período do evento, em horário a ser especificado, para a apresentação de seus produtos e serviços.

Como no congresso de Florianópolis no ano de 2002, haverá também uma Área de Máquinas e um Pavilhão de Pesquisa e Desenvolvimento. O lançamento foi realizado durante o XIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, em setembro de 2003 em Petrópolis, quando foi comercializado cerca de 50% dos estandes disponíveis. Para download da ficha de inscrição acesse o site www.acquacon.com.br. Informações pelo telefone (11) 3104-6412.


 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados