A gestão integrada e dinâmica de aqüíferos: eficiência e agronegócio

Visitas técnicas prometem ser destaque na 13ª edição do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, além de discussões envolvendo água e humanidade...

Apelidado de “Século da Água”, o século 21 chama atenção pela discussão todos os dias o valor de cada gota de água potável para a humanidade. O Estado de Mato Grosso foi escolhido para sediar o XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas porque abriga as nascentes dos principais sistemas hídricos do Amazonas e vem se tornando o principal celeiro do país, ocupando o primeiro lugar em produção de grãos e em rebanho bovino. A importância do agronegócio no Estado determinou a escolha do tema central do congresso colocando em discussão a questão da água potável e seu valor para a humanidade. Outros seis temas de suma importância foram inseridos no Temário do CABAS 2004:

- Uso Sustentável das Águas Subterrâneas
- Gestão e Ferramentas de Gestão dos Recursos Hídricos Subterrâneos
- Tecnologias de Construção, Operação e Manutenção de Poços Tubulares
- Qualidade das Águas Subterrâneas
- Papel das Instituições Publicas no Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Hídricos
- Caracterização das Potencialidades Hidrogeológicas do Brasil
- Vulnerabilidade de Aqüíferos
- Técnicas de Locação de Poços Tubulares
- Utilização de Águas Subterrâneas em Áreas de Proteção e de Recarga
- Legislação Associada à Proteção e Utilização de Águas Subterrâneas

Quanto aos novos temas, águas subterrâneas e agronegócios; artesianismo e hidrotermalismo; contaminação e remediação de águas subterrâneas; águas minerais; uso racional e reuso das águas e recarga artificial de aqüíferos.

Um dos grandes destaques do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece de 19 a 22 de outubro, em Cuiabá,no Mato Grosso são as visitas técnicas ao aqüíferos Furnas. Os participantes conhecerão os poços jorrantes e fontes termais e minerais, na bacia do São Lourenço entre Campo Verde e Jucimeira. Também acontecerão visitas aos afloramentos da Formação Furnas, Ponta Grossa, poços tubulares e nascentes. O percurso total são de 500 quilômetros e tem duração de um dia.

Cursos - Os cursos de pequena duração oferecidos no período da manhã, durante a realização do congresso. São quatro temas diferentes: Projetos e técnicas na construção de poços tubulares; Custos na Perfuração; Dimensionamento de Bombas e Fluidos de Perfuração e Reabilitação de Poços. Os cursos serão ministrados por Fernando Wili B. Franco Filho (SABESP), José Lazaro Gomes (PROMINAS), José Maria de Oliveira Machado (Bombas Leão) e Eugenio Pereira (SYSTEM MUD), respectivamente.

Inscrições - As inscrições deverão ser efetuadas através de depósito na conta corrente 5286-8 da agência 2809-6 do Banco do Brasil em nome da ABAS. As empresas que efetuarem três ou mais inscrições terão desconto sobre o total a pagar. O download da ficha de inscrição pode ser feito no site: www.acquacon.com.br. Envie-a com o comprovante de depósito ou com os dados de seu cartão de crédito AMEX ou VISA para o Fax (11) 3104-6412.
Na categoria estudante só poderão se inscrever os estudantes de graduação e os de pós-graduação em regime de tempo integral, devidamente comprovado por documento oficial da escola.

Operadora de Viagens - A Comissão Organizadora credenciou a Confiança Turismo como operadora oficial de Viagens do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. É recomendável a reserva de passagens e de hotel com a máxima antecedência. Contato com Mário Albuês pelo telefone (65) 314-2716 ou e-mail: mario@confiancaturismo.com.br.

Comissão de muito trabalho...

A organização do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas consumiu meses a fio de muito trabalho de diversos profissionais envolvidos com a divulgação do segmento. Reuniões para a escolha de temas, conversas com possíveis patrocinadores, estruturação, segurança e tudo mais. Conheça agora, a comissão organizadora do evento: a coordenação é de Célia Regina Taques Barros, o secretariado executivo de Leonice de Souza Lotufo e a tesouraria, a cargo de Wilce Aquino de Figueiredo. Os membros são formados por Antonio Carlos Benatti Valente, Débora Perozzo, Lilian Fátima de Moura Apoitia, Maurício de Sant’Ana Barros e Maria de Fátima Guimarães Gouvêa.

Comissão Técnico - Científica - Renato Blat Migliorini, Aldo da Cunha Rebouças, Alteredo Oliveira Cutrim, André Virmond Lima Bittencourt, Annkarin Aurélia Kimmelmann e Silva, Antonio Brandt Vecchiato, Chang Hung Kiang, Celso de Oliveira Loureiro, Eduardo Chemas Hindi, Ernani Francisco da Rosa Filho, Everton de Oliveira, Fernando Feitosa, Fernando Ximenes T. Salomão, Francisco Egídio Cavalcante Pinho, Geraldo Girão Nery, Geraldo José Mello, Gerson Cardoso da Silva Junior, Heraldo Cavalheiro N. S. Campos, Jayme Alfredo Dexeheimer Leite, João Carlos Simanke de Souza, João Manoel Filho, José Antonio Beltrão Sabadia, José Eloi Guimarães Campos, José Nilson Beserra Campos, Kurt João Albrecht, Leila Nunes Menegasse, Mara Akie Iritani, Marcos Imério Leão, Mario Wrege, Nelson Ellert, Osmar Sinelli, Prudêncio Rodrigues de Castro, Reginaldo Antonio Bertolo, Ricardo César Aoki Hirata, Rivaldo Mello, Seiju Hassuda, Shozo Shiraiwa, Sueli Yoshinaga Pereira, Uriel Duarte, Vagner Roberto Elis, Walber Cordeiro e Waldir Duarte Costa


 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados