ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA ABAS REALIZADA EM 23/06/2004


Aos vinte e três dias do mês de junho de dois mil e quatro realizou-se nas dependências do SINDUSCON em São Paulo a reunião do Conselho Deliberativo da ABAS que contou com as presenças de Joel Felipe Soares, Célia R. S. Taques Barros, Flavia Galembeck, Raquel Bocato, Everton Luiz da Costa Souza, João Carlos Simanke de Souza, Claudio P. Oliveira, Arnaldo Correia Ribeiro, José Lázaro Gomes, Álvaro Magalhães Júnior, Uriel Duarte, Cristina Silva, Fernando Luiz Cordeiro e Rodrigo Cordeiro.
1- Leitura e aprovação da ata da reunião anterior
A reunião foi iniciada com a leitura da ata da reunião anterior, Everton do Núcleo PR solicitou alteração, pois o evento realizado e citado foi o II Colóquio Paranaense e não o III, após alteração a Ata da reunião anterior foi aprovada.

2- Credenciamento
Joel informa que há 18 empresas credenciadas, mas que entre elas uma ainda não pagou e outra empresa está em processo final de credenciamento. E ainda que 4 das 18 empresas estão renovando o credenciamento.
Informa também que a Assessoria de Imprensa marcou uma entrevista entre ele e o jornalista Rafael Ribella do Estadão que publicou matéria sobre “Perfuração de Poço deve Obedecer Legislação” no dia 30/05/2004.
Lázaro sugere que a matéria do Estadão seja enviada a vários jornais, Fernando diz que é enviado aos principais jornais, porém só publicam se interessar.
Joel pede uma colaboração maior das empresas credenciadas na divulgação das vantagens do credenciamento, assim como dos presidentes dos núcleos.
Joel diz que o caminho é a conscientização das empresas.
Souza informa que a tabela de custo comparativo para perfuração de poços tubulares profundos desenvolvido pela empresa Prominas e publicado no Jornal ABAS Informa em março/2004 nº 147, poderá trazer dúvidas aos clientes ao adquirir um poço.
Arnaldo sugere que Lázaro elabore nova matéria que esclareça os custos dos poços a ser publicada no próximo Jornal do ABAS informa.
Lázaro esclarece que trata-se apenas de uma tabela de custos operacionais na perfuração, mas que escreverá outra matéria esclarecendo.

3- Normas ABNT
Foi enviado a ABNT e-mail solicitando revisão das normas NBR 12212 Projeto de poço tubular para captação de água subterrânea e NBR 12244 Construção de poço tubular para captação de água subterrânea, recebemos e-mail da ABNT/CB-2 solicitando nomes dos possíveis participantes dos trabalhos técnicos. Em resposta indicamos os seguintes nomes:
1 - João Carlos Simanke de Souza - 1º vice-presidente da ABAS
2 - Carlos Eduardo Q. Giampá - DH Perfuração de Poços
3 - José Eduardo Campos - DAEE
4 - Uriel Duarte - Instituto de Geociências – USP
5 - Benjamim Gomes de Morais Vasconcelos Neto - Corner Nordeste
Joel informa que semanalmente a secretária da ABAS está entrando em contato com a ABNT/CB-2.

4- Cartilha (Fiesp)
Giampá preparou Cartilha para FIESP, Fernando informa que a FIESP sugeriu alterações na Cartilha, para que fosse mais didática, e que mostrasse passo a passo o processo de licença para Perfuração de Poços no Estado de São Paulo. Giampá já terminou as alterações e só esta fazendo revisão final.
Joel informou que serão impressas 20.000 Cartilhas e que 10.000 serão para a Fiesp distribuir aos seus associados e os outros 10.000 serão para a ABAS, e que será enviado aos núcleos regionais para que sirva de modelo.
Arnaldo sugere que se a cartilha da Fiesp for divulgada a nível nacional terá que inserir a legislação nacional e fazer outras alterações. Fernando diz que como a Cartilha é da Fiesp tem que ter a legislação de São Paulo.
Souza sugere que se faça uma outra Cartilha Nacional e que busquemos patrocínios com a ANA ou SRH.
Rodrigo informou que conversou com a Waterloo referente a reimpressão da Cartilha Leo e Bia e a Waterloo disse que se disponibiliza a reimprimir junto com a ABAS. Joel sugere que sejam feitas algumas correções. A Waterloo propôs reimprimir também uma Cartilha que trata de Contaminação e que também se dispõe a imprimir junto com a ABAS.
Rodrigo sugere buscar em shopping dentro de São Paulo a possibilidade de ter um estande a custo zero para divulgar águas subterrâneas, tanto para adultos quanto para crianças.
5- Notícias dos Núcleos
Núcleo Sul – Claudio informa que foi veiculada, em um jornal do Estado e também no Jornal ABAS Informa nº 148 de Abril/2004, reportagem intitulada “Poços artesianos causam polêmica em Porto Alegre”, que fala sobre a ilegalidade de perfurar um poço na área urbana de Porto Alegre, posição contestada pelo Núcleo, através de pedido de réplica enviado ao jornal local, porém sem retorno. Publicará essa mesma resposta no boletim da ABAS, porém sugere que esse tipo de matéria não seja publicada sem a prévia consulta ao núcleo envolvido.
Informa ter problemas para exercer a profissão no Estado e que teria que ocorrer um evento de grande porte no Sul e sugeriu que o tema seja: “Águas Subterrâneas a Fonte Segura de Abastecimento”.
Fernando sugere que o Ministério Público convide a ABAS para dar uma palestra, quando então enviaremos um palestrante renomado. Também sugere que Claudio vá ao I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas em Recursos Hídricos que ocorrerá em Setembro em Brasília – DF para pleitear que o II Seminário no ano de 2005 seja em Porto Alegre.
Núcleo Bahia – Arnaldo informa que esta sendo preparado o I Encontro Brasileiro de Estudos do Carste, e também a Comemoração dos 25 Anos da ABAS. Informou estar tendo problemas com as Câmaras Especializadas de Geologia e de Minas, e que está tentando derrubar a portaria 258 no CONFEA.
Núcleo Santa Catarina – Júnior informa que recebeu uma carta da UNIFEBE agradecendo a parceria entre o Centro Universitário de Brusque e a ABAS no evento Dia Mundial da Água, e também expressa o interesse de parcerias futuras.
Informou que enviou algumas cartas divulgando o credenciamento “QUALIFICAÇÃO DE EMPRESAS PERFURADORAS DE POÇOS” pessoalmente, e outras por correspondência e que as endereçou às pessoas certas.
Ficou de fazer os primeiros contatos com empresas para selecionar matérias sobre águas subterrâneas, mas não conseguiu juntar o material suficiente para produzir a fita que deverá ser enviada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB referente a Campanha Água, Fonte de Vida, cujo tema é Fraternidade e Água e o lema é Água, Fonte de Vida.
Está atuando junto ao Ministério Público de SC no que se refere ao Licenciamento de Poços e deliberações a respeito dos mananciais subterrâneos.
Núcleo Paraná – Everton informa que ocorrerão dois colóquios um dia 07/07 em Cascavel e outro dia 09/07 em Foz do Iguaçu. A ABAS-PR esta trabalhando para que os membros suplentes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos tornem-se titulares.
Informa dificuldades na participação mais efetiva da ABAS-PR junto ao CREA. Uriel informa que passará todo o procedimento para colocar a ABAS-PR no CREA.
Está programando comemoração de 15 anos da ABAS-PR para homenagear os geólogos e os sondadores mais conhecidos.

6- XIII CABAS - Cuiabá
Núcleo Centro-Oeste – Célia informa que o XIII CABAS esta tendo dificuldades nas vendas de estandes, patrocínios, mas que as empresas começam a se interessar.
Rodrigo informa que o prazo de entrega dos trabalhos técnicos do XIII CABAS é até 30/06. A ABAS lançou em parceria com a Bombas Leão “PRÊMIO BOMBAS LEÃO JOVEM PESQUISADOR” que premiará o melhor trabalho, cujo primeiro autor tenha até 35 anos.
Dificuldades em vender estandes para o XIII CABAS. Temos 44 estandes vendidos, 2 reservados e 1 pavilhão.
Fernando informa que há várias associações divulgando o XIII CABAS em seus sites, mediante os acordos realizados. Devido à essa divulgação algumas empresas do exterior se farão presentes na Exposição Técnica Paralela ao
XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas.
Referente a programação teremos 3 conferências e 7 mesas redondas.
Busca-se também levar ao Congresso reuniões importantes como:
- Câmara Técnica de Águas Subterrâneas – confirmada por João Carlos Simanke de Souza;
- ABIQUIM e ABNT – Tratamento de Água – confirmada;
- Enviamos uma carta a CNRH disponibilizando este espaço para reuniões.
Célia informou que quem ficar de fora do XIII CABAS estará perdendo uma oportunidade e se arrependendo no futuro por não ter participado. O tema “A Gestão Integrada e Dinâmica de Aqüíferos: Eficiência e Agronegócio” foi escolhido justamente para atrair os diversos setores usuários de águas subterrâneas. E pede que os núcleos se empenhem mais na divulgação.

7- Eleição Biênio 2005/2006
Joel informa que foi aberto o processo de inscrição de chapas e que recebemos apenas a inscrição da Chapa UNIÃO composta:
CHAPA UNIÃO
Presidente - URIEL DUARTE, São Paulo
1º Vice - LAURO CEZAR ZANATA, Santa Catarina
2º Vice - JOSÉ LÁZARO GOMES, São Paulo
Secretário Executivo - JEFERSON PLAZA, São Paulo
Secretário Geral - CLÁUDIO DE OLIVEIRA, Rio Grande do Sul
Tesoureiro - CARLOS DORNELLES VIEIRA, Paraná
CONSELHO DELIBERATIVO
ANDRÉ MONSORES, Rio de Janeiro
APOLO OLIVA, São Paulo
BENJAMIM VAS NETO, Pernambuco
JOSÉ ROBERTO DE ALCÂNTARA SILVA, Ceará
MAURÍCIO DE SANT’ANA BARROS, Mato Grosso
PAULO ROBERTO PENALVA DOS SANTOS, Bahia
REINALDO JOSÉ BARBOSA LIMA, Pernambuco
CONSELHO FISCAL
CÉLIA REGINA T. BARROS, Mato Grosso
EDUARDO C. HINDI, Paraná
JOSÉ ROBERTO SANTIAGO, São Paulo
LEILA N.MENEGASSE VELASQUEZ, Minas Gerais
RENATO BLAT MIGLIORINI, Mato Grosso
VALÉRIO MIGUEL GRANDO, Amazonas
A Comissão Eleitoral é composta por:
Carlos Eduardo Dorneles Vieira – DH Perfuração;
Francisco Egídio C. Pinho – Núcleo Centro Oeste;
Walter Orsati – SABESP.
Uriel diz que é um prazer estar concorrendo e que estará sempre defendendo a Instituição procurando enobrecer o nome da ABAS.

8- Assuntos diversos
Joel comunica:
- Que a ABAS recebeu dia 08/06/2004 o ofício nº 120 da Câmara Municipal de Belo Horizonte, parabenizando a Entidade pelo dia do Geólogo;
- A ABAS recebeu da CPRM uma carta solicitando sugestões da ABAS para o aprimoramento do modelo de gestão do novo serviço geológico do Brasil e que a secretária da ABAS enviou aos presidentes de núcleos e aos ex-presidentes solicitando essas sugestões, mas a ABAS não recebeu nenhuma sugestão e que não foi possível atender a solicitação da CPRM;
- Que estará participando de uma reunião particular da Bacia do Tietê no dia 23/06/2004 à tarde. E que também participou no dia 23/06/2004 da Solenidade de Abertura do 1º Seminário Internacional sobre Remediação de Locais Contaminados;
- Recebeu também proposta da Petrobras para realização de curso básico para operação e manutenção de bombas de poços tubulares para captação de água;
- Dorneles pede para passar aos interessados, e-mail informando que os perfuradores do Paraná, decidiram em reunião realizada no dia 21/06/2004, a contratação de um escritório de consultoria tributária para discutir e propor uma defesa da Instrução Normativa do INSS n.º 69. Souza sugere que o Jornal ABAS informa tenha revisão de conteúdo. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião.


 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados