A história da criação dos cursos de Geologia no Brasil

Com sua meta de 50 anos de desenvolvimento em 5, Juscelino Kubitschek de Oliveira, o mineiro de Diamantina, demonstrou como romper os grilhões do subdesenvolvimento com soberania e altivez. Tanto, que JK é considerado o patrono dos cursos de Geologia no Brasil. Já em seu primeiro ano de governo, em 1956, ao criar a CAGE, Campanha de Formação de Geólogos, Juscelino demonstrou estar consciente da necessidade do conhecimento da geologia e da potencialidade do subsolo em recursos minerais, fundamentais, juntamente com a industrialização, para a sustentação do desenvolvimento sócio-econômico da Sociedade Brasileira.

Audiência pública - No final do seu Governo, Juscelino Kubitschek convidou para uma audiência pública em Brasília, os primeiros geólogos formados sob os auspícios da CAGE nos cursos criados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O pessoal da escola de Recife não pode estar presente nesta audiência, pois problemas de natureza administrativa ocorridos naquela escola, fizeram com que sua primeira turma somente se formasse um ano depois. Nessa audiência, realizada no dia 8 de dezembro de 1960, JK, fiel a uma de suas características de homem de visão e de ação, conferiu pessoalmente o resultado de uma das suas importantes metas de Governo: “a formação de geólogos brasileiros, visando proporcionar em bases concretas o conhecimento da geologia e o tombamento das riquezas minerais do subsolo brasileiro”.

Na foto, o registro de um determinado momento da audiência pública histórica. O Presidente assina alguns documentos importantes, e suspende temporariamente a atenção que dispensava aos primeiros geólogos do Brasil. Enquanto o Presidente despachava, os geólogos aproveitaram o momento para observar os atos de JK. Após a assinatura dos documentos, Juscelino, alegre e informal, expôs sua opinião sobre a importância da geologia e lembrou a todos da responsabilidade dos geólogos para o futuro do País com o solo, minérios e água subterrânea. Um grande motivador dos geólogos do Brasil

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados