ABAS tem aumento no número de trabalhos técnicos

O XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas comemora um aumento de 15% do número de trabalhos técnicos recebidos quando comparado à décima segunda edição, realizada em Florianópolis. O momento comprova o entusiasmo e a participação dos profissionais. A relação dos trabalhos aprovados pelo Comitê Científico estará disponível a partir desse mês, no site www.acquacon.com.br/aguassub. E lembre-se, caso o seu trabalho não seja aprovado, não deixe de efetuar a inscrição até o dia 03/09/2004 para garantir a publicação do seu trabalho técnico nos ANAIS do Congresso.

O evento - Apelidado de “Século da Água”, o século 21 chama atenção pela discussão todos os dias o valor de cada gota de água potável para a humanidade. O Estado de Mato Grosso foi escolhido para sediar o XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas porque abriga as nascentes dos principais sistemas hídricos do Amazonas e vem se tornando o principal celeiro do país, ocupando o primeiro lugar em produção de grãos e em rebanho bovino. A importância do agronegócio no Estado determinou a escolha do tema central do congresso colocando em discussão a questão da água potável e seu valor para a humanidade. Outros seis temas de suma importância foram inseridos no Temário do CABAS 2004:

· Uso Sustentável das Águas Subterrâneas
· Gestão e Ferramentas de Gestão dos Recursos Hídricos Subterrâneos
· Tecnologias de Construção, Operação e Manutenção de Poços Tubulares
· Qualidade das Águas Subterrâneas
· Papel das Instituições Publicas no Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Hídricos
· Caracterização das Potencialidades Hidrogeológicas do Brasil
· Vulnerabilidade de Aqüíferos
· Utilização de Águas Subterrâneas em Áreas de Proteção e de Recarga
· Legislação Associada à Proteção e Utilização de Águas Subterrâneas
· Técnicas de Locação de Poços Tubulares

Quanto aos novos temas, águas subterrâneas e agronegócios; artesianismo e hidrotermalismo; contaminação e remediação de águas subterrâneas; águas minerais; uso racional e reuso das águas e recarga artificial de aqüíferos. Um dos grandes destaques do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece de 19 a 22 de outubro, em Cuiabá,no Mato Grosso são as visitas técnicas ao aqüíferos Furnas. Os participantes conhecerão os poços jorrantes e fontes termais e minerais, na bacia do São Lourenço entre Campo Verde e Jucimeira. Também acontecerão visitas aos afloramentos da Formação Furnas, Ponta Grossa, poços tubulares e nascentes. O percurso total são de 500 quilômetros e tem duração de um dia.

Reuniões Paralelas – Durante a programação do Cabas, importantes reuniões ocorrerão paralelamente ao evento. Tome nota: Câmara Técnica de Águas Subterrâneas; ABIQUIM e ABNT - sobre tratamento de água.

Inscrições - As inscrições deverão ser efetuadas através de depósito na conta corrente 5286-8 da agência 2809-6 do Banco do Brasil em nome da ABAS. As empresas que efetuarem três ou mais inscrições terão desconto sobre o total a pagar. O download da ficha de inscrição pode ser feito no site: www.acquacon.com.br. Envie-a com o comprovante de depósito ou com os dados de seu cartão de crédito AMEX ou VISA para o Fax (11) 3104-6412. NOTAS DE EMPENHO somente serão aceitas até 10/09/2004 quando deverão ser substituídas pelo pagamento efetivo. O não pagamento até esta data implicará no cancelamento da inscrição, a não ser que o participante envie um cheque caução a ser substituído até o primeiro dia do Congresso.
Na categoria estudante só poderão se inscrever os estudantes de graduação e os de pós-graduação em regime de tempo integral, devidamente comprovado por documento oficial da escola. Valores das Inscrições:

Operadora de Viagens - A Comissão Organizadora credenciou a Confiança Turismo como operadora oficial de Viagens do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. É recomendável a reserva de passagens e de hotel com a máxima antecedência. Contato com Mário Albuês pelo telefone (65) 314-2716 ou e-mail:
mario@confiancaturismo.com.br

De quem é a água mineral?

De quem é a água mineral? Dos estados ou da União? A quem ela pertence de direito? Por mais que a resposta pareça simples, ela não é. Hoje, as águas minerais não são consideradas recursos hídricos e, por isso, existe o Código de Águas Minerais para regulamentar seu uso. Mesmo estando abaixo do solo, a água mineral não é considerada água subterrânea. Não é controlada pelos estados e sim pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, órgão federal. Para o vice-presidente da Abas, João Carlos Simanke Souza, o fato das águas minerais serem controladas pela União cria situações de conflito: “Uma área que tem condições de abastecer uma população pode acabar beneficiando um grupo econômico. Além disso, os estados podem acabar perdendo o controle sobre esse bem, que é de todos.”
Qual a posição da Associação Brasileira de Águas Minerais, Abinam? Contra ou a favor do controle estadual? Por quê? Não percam a continuação desse debate no XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, em Cuiabá (MT), entre os dias 19 e 22 de outubro.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados