Geólogos pedem a restrição das licenças para a perfuração de poços

Parceria entre empresas proporciona lançamento do CMC “instantâneo”

Ao atingir 1300 metros, uma empresa de perfuração de poços profundos resolve trocar todo o fluido que vinha utilizando. A temperatura beirava os 42ºC e o fluido tinha de ser adensado com 70 kg/m³ de sal marinho para conter a surgência do Aqüífero Guarani. O CMC para água doce aplicado rendia pouco e o fluido afinava perigosamente. A limpeza dos recortes era insatisfatória e o risco de aprisionar a coluna de fundo cada vez maior. A System Mud é convocada para atuar a partir de então. Escala seu CMC para água salgada, Celutrol HV-2S, que obtém rendimento adequado e devolve a viscosidade necessária para uma limpeza eficiente. O problema se resolve, mas às custas do sacrifício de vários dias. Foram quase 4 dias para bater 50 sacos de CMC. Com cada saco demorando 60 minutos, em média, ainda o tempo de adicionar 21 toneladas de sal, de injetar os tanques de preparação e de enchê-los novamente de água, 4 dias pareceram uma eternidade.

Qual o custo real de uma sonda deste porte sem perfurar? E do tempo que as empresas são obrigadas a gastar para diluir CMC sem que este empelote?

CELUTROL HV-1 RD
Após fechar parceria com a Denver Cotia, único fabricante brasileiro de CMC, técnicos das duas empresas lançaram-se na pesquisa de um produto que fosse de rápida diluição. Um CMC “instantâneo”, que pudesse ser aplicado rapidamente, mesmo que com pouca agitação. Dois tanques interligados totalizando 40 m³, por exemplo, que necessitariam de uns 100 kg de CMC para conseguir 40-42 seg/quart de viscosidade no funil Marsh, poderiam ser fabricados em pouco mais de meia hora. Não em quatro ou cinco horas como sempre foi. Mas, o objetivo maior era conseguir um CMC que mantivesse a excelência de CELUTROL HV-1. Que fosse fisicamente modificado, mas quimicamente não sofresse nenhuma alteração. Rendesse a mesma coisa, resistisse a contaminações, controlasse filtrado e afinasse reboco. E assim, depois de vários meses de estudos e experimentos, surgiu CELUTROL HV-1 RD.

Ao ser colocado na água ele não empelota. Espalha-se rapidamente e vai hidratando-se, formando bolinhas de gel, como se pode ver nas fotos.

Esta facilidade vai permitir que uma troca de fluido de 300 m³ de volume total, conforme exemplo acima, seja feita em feita em um dia, ou seja, em 25% do tempo gasto normalmente.


Veja na foto ao lado que o produto tem aparência diferente de um CMC tradicional.

Geól. Eugênio Pereira
System Mud Indústria e Comércio Ltda.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados