ABAS quer mais debate sobre saneamento

Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) está divulgando matéria em que reproduz a preocupação com os rumos que o saneamento poderá tomar com a aprovação do anteprojeto de lei sugerido pelo governo federal e anuncia um debate em seu congresso, no mês de outubro. A entidade divulga a opinião do conselheiro e presidente eleito da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), José Aurélio Boranga, segundo a qual o anteprojeto de lei do executivo federal para a Política Nacional de Saneamento Ambiental, elaborado pelo Ministério das Cidades, tem excesso de minúcias que pode inviabilizar o processo de saneamento ambiental em algumas localidades. De acordo com o especialista, o setor precisa de diretrizes, regulamentação e investimentos: “É necessário haver mais discussão, com todo o setor, a respeito do ante-projeto de lei antes que ele seja enviado à Câmara dos Deputados. Atualmente, 90 milhões de brasileiros não têm sistema de esgoto. É preciso fazer algo. Mas essa lei não abre brechas para as regionalizações. São cidades, Estados diferentes”, diz.

Pelo anteprojeto de lei, serão instituídos consórcios municipais para gerenciar os serviços onde existam redes compartilhadas. “Essa lei abrirá uma brecha para que se incluam apenas cidades que gerem receita, e não despesas, como é o caso de muitos municípios”, diz o especialista.

O debate sobre concessão de saneamento será um dos temas de mesa-redonda do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que será realizado entre os dias 19 a 22 de outubro, em Cuiabá (MT). Estarão presentes no evento os maiores especialistas brasileiros em águas subterrâneas, abastecimento e saneamento.

Fundada em 10 de outubro de 1978, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas tem como função divulgar, discutir e conservar as águas subterrâneas no País, além de congregar instituições, pesquisadores, técnicos e interessados, com objetivo de estudar, pesquisar, criar novas tecnologias de preservação e uso de águas subterrâneas. A entidade ­ que, hoje, congrega mais de mil associados em todo território nacional, promove seminários, cursos, congressos e conferências para a divulgação dos trabalhos técnicos, constitui comissões e promove reuniões para análise e debate de assuntos relacionados às águas subterrâneas.

O evento - Apelidado de “Século da Água”, o século 21 chama atenção pela discussão todos os dias para o valor de cada gota de água potável para a humanidade. O Estado de Mato Grosso foi escolhido para sediar o XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas porque abriga as nascentes dos principais sistemas hídricos do Amazonas e vem se tornando o principal celeiro do país, ocupando o primeiro lugar em produção de grãos e em rebanho bovino. A importância do agronegócio no Estado determinou a escolha do tema central do congresso colocando em discussão a questão da água potável e seu valor para a humanidade. Outros seis temas de suma importância foram inseridos no Temário do CABAS 2004:

- Uso Sustentável das Águas Subterrâneas
- Gestão e Ferramentas de Gestão dos Recursos Hídricos Subterrâneos
- Tecnologias de Construção, Operação e Manutenção de Poços Tubulares
- Qualidade das Águas Subterrâneas
- Papel das Instituições Publicas no Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Hídricos
- Caracterização das Potencialidades Hidrogeológicas do Brasil
- Vulnerabilidade de Aqüíferos
- Utilização de Águas Subterrâneas em Áreas de Proteção e de Recarga
- Legislação Associada à Proteção e Utilização de Águas Subterrâneas
- Técnicas de Locação de Poços Tubulares

Quanto aos novos temas, águas subterrâneas e agronegócios; artesianismo e hidrotermalismo; contaminação e remediação de águas subterrâneas; águas minerais; uso racional e reuso das águas e recarga artificial de aqüíferos. Um dos grandes destaques do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece de 19 a 22 de outubro, em Cuiabá,no Mato Grosso são as visitas técnicas ao aqüíferos Furnas. Os participantes conhecerão os poços jorrantes e fontes termais e minerais, na bacia do São Lourenço entre Campo Verde e Jucimeira. Também acontecerão visitas aos afloramentos da Formação Furnas, Ponta Grossa, poços tubulares e nascentes. O percurso total são de 500 quilômetros e tem duração de um dia.

AESAS discute Contaminação e Remediação de Águas Subterrâneas

A ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, em conjunto com o seu Núcleo Centro-Oeste, realizarão o XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, de 19 a 22 de outubro, em Cuiabá, MT. Essa edição traz novidades, ampliação e renovação dos temas, passando agora a discutir o múltiplos usos das águas subterrâneas, tais como: saneamento básico, agroindústria, águas minerais, artesianismo, hidrotermalismo e outros temas. Temas ligados à gestão integrada de recursos hídricos e hidrogeologia ambiental serão abordados através de parcerias com a AESAS e a Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Oduvaldo Viana, da Angel Geologia, proferirá palestra em nome da AESAS voltada para o tema “Contaminação e Remediação de Águas Subterrâneas: Uso sustentável, a tecnologia e a visão do cliente” no dia 22 de outubro. A palestra está prevista para Ter início às 16h30.

Reuniões Paralelas – Durante a programação do Cabas, importantes reuniões ocorrerão paralelamente ao evento. Tome nota: Câmara Técnica de Águas Subterrâneas; ABIQUIM e ABNT - sobre tratamento de água.

Inscrições - As inscrições deverão ser efetuadas através de depósito na conta corrente 5286-8 da agência 2809-6 do Banco do Brasil em nome da ABAS. As empresas que efetuarem três ou mais inscrições terão desconto sobre o total a pagar. O download da ficha de inscrição pode ser feito no site: www.acquacon.com.br. Envie-a com o comprovante de depósito ou com os dados de seu cartão de crédito AMEX ou VISA para o Fax (11) 3104-6412. NOTAS DE EMPENHO somente serão aceitas até 10/09/2004 quando deverão ser substituídas pelo pagamento efetivo. O não pagamento até esta data implicará no cancelamento da inscrição, a não ser que o participante envie um cheque caução a ser substituído até o primeiro dia do Congresso.

Na categoria estudante só poderão se inscrever os estudantes de graduação e os de pós-graduação em regime de tempo integral, devidamente comprovado por documento oficial da escola.

Operadora de Viagens - A Comissão Organizadora credenciou a Confiança Turismo como operadora oficial de Viagens do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. É recomendável a reserva de passagens e de hotel com a máxima antecedência. Contato com Mário Albuês pelo telefone (65) 314-2716 ou e-mail: mario@confiancaturismo.com.br.

Prêmio Bombas Leão do jovem pesquisador

A ABAS, em parceria com a Bombas Leão, buscando incentivar jovens autores a apresentarem trabalhos no Congresso da ABAS, premiará o melhor trabalho apresentado em painel ou oralmente, cujo autor principal (primeiro autor) tiver idade inferior a 35 anos.

Para participar basta indicar a idade do primeiro autor no cadastramento do trabalho que é feito via Internet, pelo site http://www.acquacon.com.br/aguassub/ e se o interessado tiver abaixo de 35 anos já estará concorrendo ao prêmio.

Trabalhos técnicos - O CABAS 2004 teve um aumento de 15% do número de trabalhos técnicos recebidos quando comparado à última edição realizada em Florianópolis. Para os organizadores, o momento comprova o entusiasmo e a participação dos profissionais. A relação dos trabalhos aprovados pelo Comitê Científico está disponível no site.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados