CABAS 2004

Os povos sempre encontraram soluções para suprir suas necessidades de água embora, em nível mundial, ocorra uma diversificação de tipos litológicos e de clima, com variações de índices pluviométricos e de sua distribuição no decorrer dos anos. Nos primórdios, o homem se preocupava apenas em consumir a água para a sua sobrevivência, sendo evidentemente fundamental para todo o ecossistema. Do início do século passado até os dias atuais, a água tornou-se ainda mais necessária, em quantidade e qualidade, devido a implantação dos mais variados tipos de indústrias espalhadas pelo mundo, bem como para aumentar a produtividade agrícola através de processos de irrigação. O aumento da população e a sua crescente concentração nos centros urbanos produziu, e, continuará produzindo efluentes cujas características físicas, químicas e biológicas tem resultado, via de regra, na degradação contínua e progressiva dos mananciais hídricos.

Por conta disto, a ABAS não tem medido esforços no sentido de divulgar e orientar a utilização das águas subterrâneas através de poços tubulares tecnicamente bem construídos porque na maioria das vezes este tipo de recurso possui melhor qualidade e exige menos investimentos financeiros para a sua captação. Sobre este tema, é interessante destacar, a título de exemplo, que no continente europeu aproximadamente 75% das águas usadas para o consumo humano são extraídas de aqüíferos. No Brasil, este índice já está em torno de 50%, embora uma parcela deste número seja proveniente de águas do freático e não de aqüíferos profundos, o que, na periferia das cidades, o seu comprometimento sob o ponto de vista de qualidade é uma realidade.

A ABAS através deste congresso, assim como tem sido desde 1978, pretende proporcionar mais um fórum de discussões com a participação de instituições públicas, de organizações não-governamentais, das universidades e instituições de pesquisas, bem como com a sociedade em geral, para debater questões que são de relevante interesse para cada cidadão brasileiro. Para buscar novas idéias que proporcionem a melhoria da qualidade de vida do homem, neste evento estão programadas palestras e cursos de curta duração, bem como mesas-redondas cujo objetivo é proporcionar debates entre profissionais que atuam no setor de águas subterrâneas com a comunidade em geral.

Nos encontramos em Cuiabá !!

Célia Regina Taques Barros
Presidente da Comissão Organizadora CABAS 2004

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados