Gestão 2003/2004 apresenta relatório de atividades

Dentre diversas ações destaque para a criação do Selo de Qualidade, visita aos Ministérios, realizações do Encontro de Perfuradores de Poços e XIII Cabas...

O programa da chapa liderada por Joel Felipe Soares buscava a continuidade dos trabalhos das gestões anteriores; ingresso de novos associados; ativação dos trabalhos do Projeto Consciência Hídrica; parceria com universidades e escolas superiores para divulgação do tema Hidrogeologia; apoio aos seminários, eventos e encontros de forma institucional; divulgação da associação em todo o Brasil e reestruturação da home page da entidade.

A gestão 2003/2205 também apoiou os trabalhos do projeto de educação à distância, desenvolvimento da cartilha de Águas Subterrâneas em parceria com a Fiesp, entre muitas outras realizações. Durante a posse do novo presidente da ABAS, Uriel Duarte, realizada no dia 28 de janeiro, Joel Felipe Soares fez um balanço da sua gestão e o ABAS informa traz um resumo das atividades. “Acredito que conseguimos avançar bastante politicamente e mostrar o peso e a força da nossa Associação”, disse com convicção.

Dentre os eventos em âmbito nacional vale o XIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e I Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste, cujo tema central foi “Desafios Técnicos para a Gestão e o Uso Sustentável dos Aqüíferos do Sudeste”. O evento foi realizado de 23 a 26 de setembro de 2003, no Palácio Quitandinha, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Cerca de 500 pessoas participaram da abertura oficial do evento, que trouxe a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. O encontro contou com presença de 246 participantes, 80 estandes, 33 expositores, 40 trabalhos técnicos, 3 mesas redondas, 8 palestras e 4 cursos. O tema central sintetizou o momento atual, em que os diferentes segmentos do setor de águas subterrâneas juntam-se ao esforço geral de implantação da legislação de recursos hídricos no país, neste sentido o encontro propiciou a presença da pesquisa científica e da área produtiva em conjunto com legisladores e autoridades governamentais da área de gestão. A ABAS em parceria com a Prefeitura de Petrópolis chamou a atenção para os problemas relacionados aos recursos hídricos, âmbito nacional e local, bem como sinalizar as tendências vinculadas à otimização dos distintos usos da água, com ênfase nas vantagens da utilização das águas subterrâneas para o abastecimento de cidades, indústrias, hotéis, restaurantes, irrigação, entre outras situações.

XIII CABAS - O XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, promoção da ABAS juntamente com o Núcleo Centro Oeste, foi realizado de 19 a 22 de outubro, nas dependências do Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá, Mato Grosso. A Sessão de abertura do XIII CABAS contou com diversas autoridades municipais, estaduais e federais. Na oportunidade foi assinado um ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA entre SRH/MMA e a ABAS, através do Dr. João Bosco Senra – Secretário Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente e do presidente da ABAS, Dr. Joel Felipe Soares. O tema principal foi “A Gestão Integrada e Dinâmica de Aqüíferos: Eficiência e Agronegócio”. A importância do agronegócio no Estado determinou a escolha do tema central do Congresso colocando em discussão a questão da água potável e seu valor na humanidade. Outros temas de suma importância foram inseridos no temário do evento. Entre eles, Uso Sustentável das Águas Subterrâneas, Gestão e Ferramentas de Gestão dos Recursos Hídricos Subterrâneos, Tecnologias de Construção, Operação e Manutenção de Poços Tubulares, Artesianismo e Hidrotermalismo, Contaminação e Remediação de Águas Subterrâneas, Águas Minerais, etc. A ABAS em parceria com a Bombas Leão, buscando incentivar jovens pesquisadores, criou o “Prêmio ABAS Bombas Leão do Jovem Pesquisador”. Concorreram ao prêmio todos os trabalhos cujo 1º autor tenha até 35 anos, e, o vencedor foi George do Espírito Santo Silva de Recife, do Pernambuco.

Ele venceu com o trabalho intitulado “Avaliação do Potencial da Recarga Artificial Através de Águas Pluviais Para Recuperação da Potenciometria de Aqüífero Costeiro na Planície do Recife-PE (Brasil)”. O certificado foi entregue durante o jantar de confraternização. Já a entrega do computador aconteceu em Recife, Pernambuco (veja fotos). O Congresso contou com a participação de 800 profissionais sendo 490 congressistas e 310 visitantes na exposição técnica paralela ao XIII CABAS. Durante o Congresso foram apresentados 199 trabalhos técnicos, 4 conferências e 8 mesas redondas.

Eventos realizados pela Sede

Em 2003 a gestão se destacou pelo lançamento do Selo de Qualidade, realizado no auditório do CREA em São Paulo, no dia 21 demaio de 2003. O evento contou com a participação aproximadamente de 200 pessoas, as entidades firmaram a parceria buscando a implantação do Selo de Qualidade da ABAS. Durante a Cerimônia as seis primeiras empresas - Uniper, Constroli, Hidrogeo-SP, Jundsondas, DH Perfuração e Saiágua receberam o certificado do Selo de Credenciamento. A mesa redonda realizada durante a entrega dos certificados debateu o Credenciamento e a fiscalização profissional das empresas do setor, o credenciamento das empresas perfuradoras e a outorga de uso de águas subterrâneas, além do credenciamento e a organização do setor de perfuração de poços.

Os 25 Anos ABAS, realizado no prédio da APAS em São Paulo, no dia 21 de outubro de 2003, contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, entre autoridades, associados, meio de comunicação e convidados. Nas discussões, águas subterrâneas: desafios e conquistas, águas subterrâneas no Brasil e no Mercosul e homenagem da ABAS à comunidade. Os homenageados foram: TV Cultura, Gazeta Mercantil, CPRM, Petrobrás, Sudene, Sabesp e Urbano Pires Corrêa. Entre os homenageados já falecidos, Renato Della Togna, Álvaro Amoretti Lisboa e Inal Pontes Carvalho.

O Biênio 2003/2004 resultou numa série de projetos ainda não citados como o lançamento do Credenciamento “Selo de Qualidade”; Projeto Sede Zero; parceria ABAS, CREA e DAEE para fiscalizarem empresas de perfuração de poços tubulares profundos; parceria de colaboração entre ABAS e ALHSUD; parceria entre ABAS e PETROBRAS; editoração da cartilha entre ABAS e FIESP; mudanças nas Normas da ABNT; normas para realização de eventos itinerantes; cooperação técnica entre SRH/MMA e ABAS; apoio integral ao projeto “Ampliação da infra-estrutura analítica do Laboratório de Isótopos Estáveis LIE (IGc-USP) para avanço do conhecimento científico em recursos naturais”; e integração da comissão brasileira para programas hidrogeológicos.

Um presidente atuante...

Em sua administração, Joel Felipe Soares participou de uma série de eventos comemorativos, palestras, cursos e conferências técnicas, levando sempre o nome da ABAS. Dentre alguns eventos, destaque para a comemoração dos 70 Anos do CONFEA; posse dos Novos Conselheiros do CONESAN; ida ao Ministério das Cidades, Inquérito para apurar a responsabilidade por contaminação e passivo ambiental no âmbito de São Paulo, cerimônia oficial de Abertura da 33ª Assembléia Nacional; seminário “A Importância da Gestão de Recursos Hídricos”; entidades interessadas em Integrar o Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CRH; seminário Recursos Hídricos: A Água como Fator Estratégico para o Desenvolvimento; reunião da Comissão Gestão Comercial; comissão Julgadora do Prêmio Jovem Cientista “A Água como Fonte de Vida”; workshop Rede Temática de Tecnologias para Sustentabilidade Hídrica do Semi-árido, Áreas-Piloto: Lagoa Real (BA), Guaribas (PI) e Araripina (PE); 34ª Assembléia Nacional e 1ª Assembléia do Mercosul, apoio do II Seminário de Políticas Públicas de Gestão da Qualidade do Subsolo; solenidade de Posse das Diretorias eleitas para a gestão de 2004 – 2007; convocação Assembléia Geral Extraordinária - ABAS núcleo CEARÁ, posse da Diretoria e Conselho Deliberativo e Fiscal - Biênio 2003/2005 e a Solenidade de Homenagem aos Engenheiros 2003.

2004 - I Seminário Internacional sobre Remediação de Locais Contaminados; seminário Internacional “Proteção do Aqüifero Guarani em Ribeirão Preto Resultados do Projeto de Cooperação entre os governos do Estado de São Paulo e da Baveira; indicação de Nomes para compor o Fundo Setorial de Recursos Hídricos, solenidade de Posse do Sr. Jorge Almeida Guimarães no cargo de Presidente da CAPES; cerimônia e coquetel de posse das novas diretorias da ABINAM e do SINDINAM e lançamento do Livro “Aqüífero Guarani: A Verdadeira Integração dos Países do Mercosul”

 

 

Assinado contrato para a confecção do mapa básico do Aqüífero Guarani

Em dezembro do ano passado, realizada na cidade de Asunção, Paraguai, a IV reunião do Conselho Superior de Direção de Projeto, reunindo autoridades das áreas de Meio ambiente, Recursos Hídricos e Relações Exteriores dos quatro países e representantes das Agências Internacionais envolvidas. As atividades realizadas no âmbito do Projeto foram favoravelmente avaliadas e consolidadas no Relatório Semestral da Secretaria Geral. A instância cúpula do Projeto aprovou o Plano Operativo para o ano 2005 e discutiu temas de relevância para a execução do Projeto.

Serviços - O Projeto Aqüífero Guarani assinou contrato entre o OEA e a empresa “Tecsult Internacional Limitée (Canada)” ganhadora da licitação “Serviços de Cartografia Básica - Desenvolvimento e Confecção do Mapa Básico do Aqüífero Guarani”. As licitações foram publicadas em meios de imprensa de ampla difusão na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, no Development Business das Nações Unidas e no sítio Web do Projeto. Já o sítio web do Projeto está sendo remodelado com uma nova apresentação gráfica mais atrativa nos idiomas espanhol e português. O objetivo é permitir uma navegação mais fluída e ágil aos distintos espaços de informação.


 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados