Agronegócio e o Uso Racional e Sustentável das Águas Subterrâneas

A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas promove de 4 a 7 de outubro, o XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e o II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste. O evento acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O encontro vai discutir aspectos práticos do cotidiano dos perfuradores e demais prestadores de serviços, procurando atualizar e fornecer, aos participantes, instrumentos úteis ao aprimoramento das atividades do agronegócio. Paralelamente ao Encontro, será realizado o II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste, que objetivará a apresentação e discussão de temas técnico-científicos ligados à água subterrânea, tão importante na região. O evento será organizado sob a forma de conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas convidados para abordar os temas de maior interesse da comunidade, além de cursos modulados e excursões técnicas.

O Simpósio contemplará a apresentação de trabalhos em sessões técnicas sobre os temas relacionados à pesquisa, proteção, preservação, gerenciamento e uso racional dos recursos hídricos subterrâneos. A região, privilegiada por estar em área de afloramento e recarga do Sistema Aqüífero Guarani, o maior reservatório de água subterrânea do mundo, representa um recurso econômico estratégico para o Brasil e o Mercosul. Um dos pontos relevantes do evento será a tradicional Feira de produtos e serviços ligados ao setor de água subterrânea, com a participação de empresas privadas e públicas.

A realização desses dois eventos simultaneamente vai disponibilizar significativas informações, além de proporcionar a confraternização de todos os participantes.

O presidente da comissão organizadora é o geólogo João Carlos Simanke de Souza (SABESP) e presidente da Comissão Técnico-Científica, Uriel Duarte (USP e presidente da ABAS).

Formato do Evento - O período da manhã está reservado para a realização de cursos de pequena duração. Já no período da tarde, acontecem as palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos técnicos, de forma oral e painel com a tradicional Exposição Paralela.

A ABAS convida a comunidade técnica e científica a apresentarem seus trabalhos técnicos durante o XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste. Os temas escolhidos para serem debatidos durante o evento são:

Agronegócio e a gestão dos recursos hídricos, água subterrânea e irrigação; águas minerais e águas subterrâneas: conceitos e legislação brasileira; construção de poços, custo, tecnologias, características construtivas, bombeamento; construção de poços: inovações, projetos e problemas construtivos; estudos de qualidade da água, impacto ambiental e contaminação de águas subterrâneas; estudos específicos: recarga artificial, datação, subsidências, barragem subterrânea; estudos geofísicos e geoprocessamento; estudos hidrogeológicos, caracterização, avaliação de reservas e potencialidades, uso de modelos; financiamento para o setor de águas subterrâneas; legislação e gestão de águas subterrâneas; métodos para locação de poços; modelagem hidrogeológica para o agronegócio; novas tecnologias do setor de águas subterrâneas; o aqüífero Guarani – quantidade, qualidade e aplicações das águas subterrâneas; poços coletores horizontais – desafio a tecnologia nacional; potencialidade de aqüíferos do sudeste brasileiro; qualidade de águas subterrâneas e hidrogeoquímica; reabilitação, proteção e manutenção de poços; reúso de água; testes e monitoramento de poços e aqüíferos e vulnerabilidade, contaminação e remediação de áreas agricultáveis.

Novas regras para envio de trabalhos

A submissão de trabalhos ao XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e ao II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste será totalmente “online”, dispensando o envio de cópias impressas do trabalho. Porém para que esse novo processo mantenha a integridade do conteúdo dos trabalhos a serem publicados nos anais do evento, o formato aceito será apenas arquivos em PDF. Os trabalhos completos deverão ser enviados até o dia 15 de junho de 2005. Um dos autores gozará de desconto em sua inscrição e cada inscrição valida a publicação e apresentação de até três trabalhos técnicos.

Inscrições - As inscrições deverão ser efetuadas através do site www.acquacon.com.br/perfuradores e o pagamento através de boleto bancário, ou cartão de crédito VISA e AMEX. As empresas que efetuarem três ou mais inscrições terão desconto de 10% sobre o total a pagar. E atenção, somente poderão se inscrever na categoria ESTUDANTE, os graduados e pós-graduandos em regime de tempo integral, mediante comprovação. Informações pelo telefone (11) 3104-6412 ou e-mail perfuradores@acquacon.com.br

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados