Centro Oeste apresenta nova diretoria

No Núcleo Centro-Oeste também ocorreram eleições. Maurício de Santana Barros passa a ser o tesoureiro e Renato Blat Migliorini é o novo presidente do Núcleo. Confira:

Presidente:
Renato Blat Migliorini
Vice-presidente:
Débora Perozzo
2º Vice-presidente:
José de Arimatéia De Silva Junior
Secretária Executiva:
Lílian Fátima Moura Apoitia
Secretário Geral:
Sinvaldo Gomes De Morais
Tesoureiro:
Maurício De Sant’ana Barros
Conselho Deliberativo:
José Romualdo Morcelli; Jaime Alfredo Dexheimer Leite; Waldemar De Abreu Filho; Antonio Brandt Vecchiato; Nédio Carlos Pinheiro; Adelino Gregório Alves e Célia Regina Taques Barros
Conselho Fiscal:
Leonice De Souza Lotufo; Antonio Carlos Benatte Valente e Verissimo Alves Dos Santos.

Renato Blat Migliorini
Presidente Núcleo
Centro-Oeste
rena@cpd.ufmt.br

 


ABAS quer maior participação no Plano Nacional de Recursos Hídricos

No último dia 04 de abril a ABAS Paraná, em conjunto com a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e a ABRH/PR (Associação Brasileira de Recursos Hídricos do Paraná), promoveu um evento nas dependências da Cia de Saneamento do Paraná – SANEPAR. Representando a ABES, o presidente da entidade, o engenheiro Reinaldo José Rodrigues dos Santos, pela ABRH/PR a engenheira química Marianna Sophie Roorda e pela ABAS, o presidente do núcleo paranaense, Everton de Oliveira. A reunião contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre seus associados, técnicos de diversas instituições do governo do estado do Paraná, representantes de usuários de recursos hídricos e da sociedade civil.

A atividade teve como meta tratar de assuntos relevantes às três associações no estado do Paraná, buscando ampliar a participação dos seus associados em iniciativas de divulgação e de integração. A reunião foi pautada por esclarecimentos sobre o andamento da construção do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), pela apresentação do Engenheiro Marco Neves da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ministério do Meio Ambiente. Na oportunidade também ocorreu o início das discussões das entidades da sociedade civil, para futuramente deliberarem acerca das indicações dos atores no Seminário Regional das três Regiões Hidrográficas – RH’s em que o estado do Paraná está inserido, a saber: Atlântico Sudeste, Atlântico Sul e a do Paraná.

Durante a reunião foram apresentadas algumas distorções detectadas pelos integrantes das três Comissões Executivas Regionais (CER’s) citadas, principalmente sobre os critérios de indicação dos atuais participantes e a legitimidade dos futuros, no denominado Grupo Ampliado Regional, dentro do Seminário, especialmente nos segmentos dos usuários e da sociedade civil. Na seqüência, estão previstos novos encontros das associações, para o período do final de abril até o início do mês de maio, buscando solucionar as distorções verificadas.

Os Seminários Regionais estão previstos para os meses de maio e junho desse ano. Lá, serão apresentados os Cadernos Regionais que estão em execução pelos consultores contratados pela SRH. Enfim, o processo está andando e voltamos a insistir na necessidade que temos de estarmos mais que envolvidos no processo, devemos estar integrados e comprometidos.

Everton Luiz Costa Souza
E-mail: veto@pr.gov.br; villanisouza@brturbo.com.br

 


Empossada nova diretoria do Sul

A ABAS Núcleo Rio Grande do Sul está com nova diretoria. A chapa vencedora é encabeçada pelo militante Mário Wrege e sua composição ficou da seguinte maneira:

Presidente:
Mário Wrege
Vice-presidente:
Carlos Aalvin Heine
2º Vice-presidente:
Euclides Brock
Secretário Executivo:
Fernando Pons Silva
Secretário Geral:
Ubiratan Ferrucio Faccini
Tesoureiro: Cláudio Oliveira

Conselho Deliberativo:
Marcos Alexandre Freitas; Ricardo Spitaliere; Arnoldo Giardin; Pedro Antonio Roehe Reginatto; Aírton Fritsch e Paulo Zago.

Conselho Fiscal:
Marcos Imério Leão; Luis Heck e Marcelo Goffermann.


Mário Wrege

Presidente Núcleo Sul

 


Núcleo Amazonas intensifica atividades no estado


A ABAS Amazonas está realizando uma série de ações visando a divulgação do XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, que acontecerá de 04 a 07 de outubro, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O Núcleo também aguarda a divulgação dos trabalhos sobre a situação do aqüífero de Manaus, serviços que foram contratados pela Concessionária local dos serviços de água e esgoto, para que os profissionais da área analisem e discutam sobre o tema.

O Estado aguarda a regulamentação da Política Estadual de Recursos Hídricos, que o Governo Estadual anunciará em breve e tenta evitar conflitos entre empresas perfuradoras de poços tubulares (contratadas) e empresas contratantes destes serviços. “Temos orientado as empresas procurarem apenas perfuradores de poços tubulares associados a ABAS”, conta o presidente do Núcleo, José Bandeira de Mélo Júnior.

Outra iniciativa é uma parceria com a empresa Só Poços Ltda visando a realização de cursos na área de águas subterrâneas.

José Bandeira de Mélo Júnior
Presidente do Núcleo Centro-Oeste
(92) 642-8119 - bandeiramelo@horizon.com.br

 


No Rio, presidente é reconduzido ao cargo...

Como a maioria dos núcleos regionais da ABAS passaram por reformulações, o Núcleo Rio de Janeiro também elegeu uma nova diretoria. O atual presidente André Luiz Mussel Monsores foi reconduzido ao cargo:

Presidente:
André Luiz Mussel Monsores
Vice-presidente:
Aderson Marques Martins
2º Vice-presidente:
Gerson Cardoso da Silva Junior
Secretário Executivo:
Flávio André Pereira
Secretário Geral:
Luis Carlos Goulart Dornelles
Tesoureiro:
Lúcio Carramillo Caetano
Conselho Deliberativo:
Humberto José T. R. de Albuquerque; Egmont Bastos Capucci; Rodrigo Ratto; Décio Tubbs; Johannes Hinrich Stein e Flávia Gonçalves de Castro.
Já o Conselho Fiscal ficou formado por Rodrigo Menezes Raposo de Almeida; Herbert Heck e Giselle Ramalho Barbosa.

André Luiz Mussel Monsores
Presidente do Núcleo Rio de Janeiro
e-mail: monsores@cprm.com.br
Fone: (21) 2206-9662

 


Minas integra comitê Federal da Bacia do São Francisco

A ABAS Minas Gerais está atenta ao Seminário Ambiental do Jornal Hoje em Dia, que será realizado em Belo Horizonte, no mês de junho. O material de marketing já foi divulgado e terá chamada nas TV Record, Bandeirantes e Rede TV, além de diversas rádios, outdoor, revista. A ABAS MG pensa em promover algumas ações no evento.
O núcleo mineiro também conquistou uma cadeira, como titular, no Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Entre 55 entidades participantes, nossa entidade foi eleita no 3º lugar! A representante Maria de Fátima Guimarães Gouvêa está muito orgulhosa com a conquista. Participaram ainda do processo os geólogos Valéria, Fernando Marinho e Luciana, e o presidente da ABAS MG, Tarcísio Las Casas.

Antonio Tarcísio de Las Casas
Presidente ABAS-MG
e-mail: abasmg@click21.com.br
Fone: (31) 3238-1884
Fax: (31) 3250-1632

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados