Homenagens e relançamento da Revista Abastece

No dia 22 de Março, o Dia Mundial da Água, a ABAS Ceará – Piauí – Maranhão realizou nas dependências da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) um evento comemorativo à data. O encontro contou com a presença de representantes de diversas entidades, além de profissionais e estudantes do segmento. A mesa foi composta por Ricardo Eudes Ribeiro Parayba, presidente da Associação dos Geólogos do Ceará (APGECE), José Roberto de Carvalho Gomes, coordenador executivo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Francisco Said Gonçalves, presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Renato Walter Rolim Ribeiro, secretário adjunto dos Recursos Hídricos, Francisco Antônio de Alcântara Macêdo, representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) no Comitê Estadual em Defesa das Bacias Hidrográficas e presidente do Conselho Temático de Infra-estrutura da FIEC, Dinamérico Cavalcante Silva, presidente da Associação de Engenharia de Minas e Afonso Rodrigues de Almeida, professor adjunto do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Após a execução do Hino Nacional e a fala dos componentes da mesa, os participantes assistiram à palestra “Contaminação das Águas Subterrâneas por Derivados de Petróleo”. A palestra foi ministrada pela Drª Celma Torres Costa.

Em seguida deu-se início às homenagens. Os Professores Luiz Bianchi e Agostinho Rosa Veras receberam o título de sócio honorário e Menção Honrosa. Os dois profissionais foram homenageados por Francisco Pinheiro Lima Filho do Grupo de Estudos de Afloramento Análogos à Reservatórios Petrolíferos da UFRN e Renato Walter Rolim Ribeiro – Secretário Adjunto dos Recursos Hídricos, respectivamente. A menção honrosa também foi entregue a FIEC pela contribuição prestada aos Recursos Hídricos do Estado do Ceará. A homenagem foi feita por Francisco Said Gonçalves - Presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS.

Na oportunidade, a ABAS Ceará também relançou a Revista Abastece, com uma tiragem de mil exemplares, dos quais alguns foram distribuídos aos presentes. Ao final da solenidade foi oferecido um coquetel às pessoas que compareceram evento.

Membros da Mesa (Da esquerda para a direita: Ricardo Eudes Ribeiro Parayba, Presidente da Associação dos Geólogos do Ceará - APGECE, José Roberto de Carvalho Gomes, Coordenador Executivo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM, Francisco Said Gonçalves, Presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS, Renato Walter Rolim Ribeiro, Secretário Adjunto dos Recursos Hídricos, Francisco Antônio de Alcântara Macêdo, Representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC no Comitê Estadual em Defesa das Bacias Hidrográficas e Presidente do Conselho Temático de Infra-estrutura da FIEC, Dinamérico Cavalcante Silva, Presidente da Associação de Engenharia de Minas e Afonso Rodrigues de Almeida, Professor Adjunto do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará - UFC)

Convidados no início do evento, durante a execução do Hino Nacional

Palestrante Drª Celma Torres Costa

Prof. Luiz Bianchi e Francisco Pinheiro Lima Filho do Grupo de Estudos de Afloramento Análogos à Reservatórios Petrolíferos da UFRN

Francisco Antônio de Alcântara Macêdo e Francisco Said Gonçalves, Presidente da ABAS Núcleo CE-PI-MA

Prof. Agostinho Rosa Veras e Renato Wlater Rolim Ribeiro, Secretário Adjunto dos Recursos Hídricos

 

Convênio Internacional beneficiará 20 localidades do semi-árido

A Cerb - Companhia de Engenharia Rural da Bahia - está fazendo parte do Projeto Internacional de Abastecimento de Água para o Semi-árido Baiano com Energias Renováveis realizado através de um convênio firmado entre a organização não-governamental WinRock e a Universidade de Novo México, dos Estados Unidos. Este programa irá fornecer equipamentos para sistemas de abastecimento de água de pequena escala movidos a energia renovável para 20 comunidades rurais. Além do benefício social, o projeto pretende testar a efetividade técnica, operacional e financeira desses sistemas no semi-árido baiano, gerando lições e melhores práticas que poderão ser disseminadas pelo Brasil. A missão será cumprida através de um processo de seleção de propostas com bases nas diretrizes de qualidade técnica do National Electrical Code, na revisão de concepção, na instalação dos sistemas, nos testes de aceitação, no treinamento e manutenção.

A Cerb, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, é a responsável pela supervisão, monitoramento e acompanhamento das obras que serão realizadas. Já ao Instituto WinRock cabe a gestão do projeto relativo à realização de licitação para a aquisição de equipamentos, instalação, treinamento da comunidade e monitoramento da operação dos sistemas.

O engenheiro de energias renováveis, Aurélio Souza, da WinRock e o engenheiro da área de pesquisas fotovoltaicas, Luis Estrada, representante da Universidade do Novo México, estiveram reunidos na sede da Cerb com Lindemberg de Mello, coordenador da Divisão de Energias Renováveis da empresa. Os engenheiros realizaram diversas visitas à zona rural com intuito de conhecer as tecnologias utilizadas pela Cerb para o abastecimento de água no semi-árido baiano e também mapear as áreas que serão beneficiadas com o projeto.
As comunidades selecionadas estão localizadas, inicialmente, nos municípios Euclides da Cunha, Santa Luz, Boninal, Seabra, Ipupiara, Casa Nova, Gentio do Ouro, Jussara, Sento Sé e Sobradinho. A seleção das comunidades foi baseada em critérios técnicos climáticos-ambientais. As localidades identificadas necessitam de abastecimento de água potável, energia e projetos de desenvolvimento econômico e não têm perspectiva, a curto prazo, de conexão à rede elétrica.

Investimento - O programa conta com o investimento de U$$ 400 mil da United States Trade and Development Agency - U.S. TDA, e teve convênio assinado em outubro do ano passado com a presença do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Jorge Khoury, do presidente da Cerb, Pedro Avelino, do diretor de operações, Alfredo Pinto e o diretor executivo da WinRock, Joseph Newman. Nesta fase atual, além da escolha das localidades que serão contempladas com os sistemas de abastecimento de água, os engenheiros vieram preparar o escopo do edital internacional que visa selecionar empresas executoras e fornecedoras dos equipamentos que serão utilizados. Um dos objetivos deste programa é proporcionar a troca de conhecimentos, tecnologias e modelos de sistemas entre o Brasil e outros países, explica Aurélio Souza. A previsão é que os sistemas sejam instalados até setembro de 2005.

Outros objetivos do projeto são: desenvolver normas de qualidade técnica para sistemas de abastecimento de água usando energia renovável, que poderão ser aplicadas em todo o Brasil; criar confiança quanto ao uso de fontes de energia renovável nas pessoas aptas a tomar decisões e engenheiros, através da ampliação do conhecimento dos benefícios gerados; promover e reforçar a capacitação técnica brasileira em energia renovável e a relação entre as indústrias deste setor, as universidades e as agências de desenvolvimento tanto brasileiras quanto norte-americanas.

A WinRock, que tem sede brasileira fixada em Salvador, atua em mais de 70 países e contará com o apoio tecnológico do Southwest Technology Development Institute (SWTDI), uma organização universitária sem fins lucrativos, que faz parte da Faculdade de Engenharia da New México State University, e é um dos maiores centros de pesquisa em energia renovável do mundo. O principal objetivo da instituição é garantir a manutenção dos recursos naturais, promovendo desenvolvimento humano de populações carentes e países onde atua. Por isso, há 19 anos, vem oferecendo apoio técnico para projetos na área de desenvolvimento sustentável em países da América Latina, América Central, Europa Ocidental, Estados independentes da antiga União Soviética, Ásia e África.

Assessoria de Comunicação - Cerb Jornalistas responsáveis
Daniela Guedes – DRT 8037
Pérola Alonso – DRT 701
Tel: (71) 3115 8110
9134 7897

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados