Amazonas: confraternização e preocupação com os poços clandestinos

A ABAS Amazonas promoveu uma confraternização entre toda a diretoria e os sócios do núcleo. Na oportunidade, foi realizado um almoço na Churrascaria Bosque Grill, contando com o patrocínio de algumas empresas associadas. Durante o encontro vários temas foram debatidos como a necessidade do pagamento das anuidades atrasadas; o estudo sobre o aqüífero da cidade de Manaus encomendado pela concessionária local dos serviços de água e esgoto - Águas do Amazonas S/A - o estudo tinha sido concluído e agora estão sendo divulgadas as empresas e profissionais que trabalham neste segmento. Os presentes também abordaram a necessidade do Amazonas comparecer com uma boa representação no XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, que acontecerá de 04 a 07 de outubro, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Outro assunto importante foi à escolha de novos analistas a ABAS Núcleo Amazonas, com respeito ao Novo Sistema de Qualificação de Empresas nas Atividades de Hidrogeologia e Águas subterrâneas - Credenciamento e Selo de qualidade. Foram eleitos o Engenheiro civil e sanitarista Luiz César Fernandes e o Engenheiro de minas, Valério Miguel Grando. Também ficou determinado a necessidade de captação de novos sócios e o estabelecimento de que as novas reuniões da diretoria da ABAS Núcleo Amazonas seria em locais diferentes como a Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, CPRM e o INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia). O núcleo também está realizando uma fiscalização ferrenha preocupado quanto à proliferação de pessoas não qualificadas que perfuram poços nas periferias de Manaus.

José Bandeira de Mélo Júnior
Presidente do
Núcleo Centro-Oeste
(92) 642-8119
bandeiramelo@horizon.com.br

 

Nova diretoria da ABAS-CO toma posse

A posse da nova diretoria da ABAS-Centro Oeste realizou-se no Plenário do CREA-MT, no final de maio. O evento contou com a presença do vice-presidente do Crea-MT, Jair José Durigon, o presidente da Agemat, Salatiel Alves de Araujo, juntamente com o Mauricio de Sant´Ana Barros da presidência da ABAS-CO. Na oportunidade, Renato Brat Migliorini foi empossado como o novo presidente do núcleo centro-oeste. Também prestigiaram a posso, associados da ABAS e da AGEMAT, além de alunos da UFMT – universidade Federal do Mato Grosso.

Presidente: Renato Blat Migliorini
Vice-presidente: Débora Perozzo
2º Vice-presidente:
José De Arimatéia De Silva Junior
Secretária Executiva:
Lílian Fátima Moura Apoitia
Secretário Geral:
Sinvaldo Gomes De Morais
Tesoureiro: Maurício De Sant’ana Barros
Conselho Deliberativo: José Romualdo Morcelli; Jaime Alfredo Dexheimer Leite; Waldemar De Abreu Filho; Antonio Brandt Vecchiato; Nédio Carlos Pinheiro; Adelino Gregório Alves e Célia Regina Taques Barros
Conselho Fiscal: Leonice De Souza Lotufo; Antonio Carlos Benatte Valente e Verissimo Alves Dos Santos.

Renato Blat Migliorini
Presidente Núcleo
Centro-Oeste
rena@cpd.ufmt.br

 

Minas Gerais inicia série de cursos sobre a qualidade das águas subterrâneas

Iniciando a série de atividades e eventos previstos pela nova gestão da ABAS-MG (2005-2006), presidida pelo geólogo Antônio Tarcísio De Las Casas, realizado em abril o curso “A Qualidade das Águas Subterrâneas e sua Proteção” e o workshop “Tratamentos Químicos de Poços Profundos e Combate e Prevenção a Ferro-Bactérias”. O curso, patrocinado pela COPASA, foi ministrado pela Professora Dra. Suely Mestrinho, de Salvador, na Bahia. O evento contou com a participação 58 inscritos, dentre eles geólogos, engenheiros, químicos, geógrafos, biólogos e técnicos. Segundo a pesquisa escrita, feita no término do evento, houve unanimidade na sua aprovação, ressaltando o embasamento teórico e exemplos práticos bastante atualizados.

Suely Schuartz Pacheco Mestrinho, a palestrante é doutora em recursos minerais e hidrogeologia; Mestre em Geoquímica; Consultora em Recursos Hídricos; coordenadora de projetos de planejamento integrado para uso e conservação de recursos hídricos em bacias hidrográficas (Centro de Pesquisa e Extensão da Universidade Católica de Salvador) e instrutora de numerosos cursos sobre Hidrogeoquímica, Contaminação de águas subterrâneas e Qualidade de Águas.

O curso abordou os seguintes conteúdos: o ciclo hidrológico x ciclo geológico; origem das águas subterrâneas (meteórica, magmática, fóssil); características das zonas hídricas em subsuperfície (zona não saturada e zona saturada) e sistemas de fluxos subterrâneos. Debateu ainda noções de hidrogeoquímica; processos físico-químico-biogeoquímicos nas águas subterrâneas; hidroquímica de climas tropicais; qualidade das águas subterrâneas; classificação da água pelo uso; contaminação das águas subterrâneas, introdução a remediação de aqüíferos, entre outros.

Para fechar a semana, com chave de ouro aconteceu no auditório da Academia Mineira de Letras, o workshop, que contou com o apoio e participação das empresas Aqua Freed, Mojave, Berlinwasser, Copasa E Sabesp. Após um ciclo de excelentes palestras e uma mesa redonda composta por profissionais de alto nível, o evento, que foi patrocinado pela Geosol, terminou com um coquetel, para confraternização dos participantes.

CBHSF empossa os novos membros e elege nova diretoria executiva

A nova diretoria executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é composta pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, Jorge Khoury - eleito como o novo presidente do CBHSF -, o secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais, José Carlos Carvalho e o representante da Organização não-governamental alagoana Fórum de Defesa Ambiental (FDA), Anivaldo Miranda, vice-presidente e secretário executivo, respectivamente. A chapa foi eleita por 53 votos dos 60 membros titulares do Comitê presentes a VII Reunião Plenária do CBHSF, em Pirapora (MG). Também foram escolhidos os coordenadores de câmaras consultivas regionais: Tomás Machado do Instituto Guaicuí - Alto São Francisco, Edson Ribeiro da Fundifran (Fundação do Desenvolvimento do São Francisco) - Médio SF, Rômulo Leão da ARFAB (Associação Rural da Fazenda Barra) - Submédio e Luiz Carlos Fontes da Universidade Federal de Sergipe, no Baixo SF.

A primeira sessão plenária da administração 2005-2007 levantou na pauta a discussão da gestão participativa e descentralizada, os problemas e as soluções enfrentados pelo Comitê desde sua formação, implantação aos dias atuais, os desafios para a nova gestão, a implantação do Plano de Bacia e os instrumentos de gestão. Aprovação das atas, o encaminhamento das deliberações a respeito do descumprimento do Plano de Bacia no que se refere ao uso externo das águas do rio SF e a concessão de outorga foram os principais temas discutidos durante a última plenária da gestão anterior do CBHSF. Na ocasião, ocorreu a posse dos cento e vinte membros do Comitê: sessenta titulares e sessenta suplentes representantes dos segmentos: poder público (municipal, estadual e federal - 34%), usuários de água (abastecimento urbano, indústria, irrigação, uso agropecuário, hidroviário; pesca, turismo e lazer, concessionárias e autorizadas de geração hidrelétrica - 40%) e organizações civis de recursos hídricos (consórcios e associações intermunicipais, organizações técnicas de ensino e pesquisa, ONGs e comunidades indígenas - 26%).

O número de representantes, titulares e suplentes, de cada setor são estabelecidos pelo Regimento Interno do Comitê, bem como os critérios de escolha, indicação e funcionamento do CBHSF, segundo os preceitos da Lei 9.433/97, e da Resolução nº5/2000 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Além da eleição, teve como objetivo a avaliação dos dois anos de atuação do Comitê em torno da discussão sobre o projeto federal que prevê a transposição das águas do “velho Chico” para estados do Nordeste Setentrional. Os novos membros reforçaram a posição do Comitê em relação ao Projeto de Transposição, aprovando unanimemente o encaminhamento do documento que pede a revisão pela ANA (Agência Nacional de Águas) da outorga preventiva. Para representante da ABAS-MG e membro titular no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foi eleita Maria de Fátima Gouvêa Guimarães. A posse acontece em Pirapora na presença de autoridades mineiras, baianas, sergipanas e demais estados contemplados por esta bacia federal. A solenidade foi precedida de um coquetel e apresentação de danças típicas.

Carta ao presidente Lula em defesa do São Francisco

O documento é resultado da abertura das plenárias do CBHSF e encontro dos governadores em defesa do rio São Francisco

Na abertura oficial das plenárias do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (CBHSF), em Belo Horizonte, realizada junto ao Ato de Defesa da Gestão Participativa e do Pacto das Águas foi elaborada uma carta aberta em defesa do São Francisco foi encaminhada ao presidente Lula. O documento foi assinado pela diretoria executiva do CBHSF, governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, da Bahia, Paulo Souto, e de Sergipe, João Alves, por instituições ambientalistas destes estados e Pernambuco que integram o Comitê, por senadores, deputados federais e prefeitos presentes ao encontro.

A carta ressalta a importância do presidente refletir e reavaliar a real necessidade de se tocar o Projeto de Transposição sem ampliar o debate com a população brasileira e estimular a negociação, no âmbito do pacto federativo, entre os Estados doadores e receptores das águas do rio SF. O texto aprova a suspensão da obra, até que soluções realmente viáveis sejam encontradas e lembra ao presidente o verdadeiro papel do Comitê da Bacia, como instância legítima para definir o pacto de alocação de águas. Criado para atuar como “Parlamento das águas”, o Comitê age para implantar o Plano de Recursos Hídricos, defendendo que o uso externo das águas da Bacia só deve ser permitido para abastecimento humano e dessedentação animal, em caso de escassez comprovada.

O Comitê se apóia nos dados avaliados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Banco Mundial e de inúmeros cientistas, que revela que a transposição da Bacia do rio São Francisco para as bacias receptoras do Nordeste Setentrional jamais poderia ocorrer sem antes chegar a uma solução integrada e sustentável para o semi-árido, e que deveria apoiar-se na democratização do acesso à água. O Ato, organizado pelo Comitê e pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), lotou o Palácio das Artes (BH), com capacidade para mil e quinhentas pessoas. O objetivo do encontro foi reunir todos os governadores dos estados que integram da Bacia - MG, BA, AL, SE, PE, GO, e o DF, na discussão do Projeto de Transposição e em defesa do velho Chico, mas apenas compareceram os da Bahia, Minas e Sergipe. O encontro foi marcado por uma grande mobilização da sociedade civil com faixas e cartazes exclamando “Não à transposição do velho Chico!”.

Imagens:

Legenda:
Durante o coquetel, a palestrante Suely Mestrinho, Fátima Gouvêa (conselheira da Associação), Stela Franco (secretária do Workshop), a jornalista Júlia Prazeres (gerente de Marketing do Jornal Hoje em Dia) e Tarcísio Las

Antonio Tarcísio de Las Casas
Presidente ABAS-MG
e-mail: abasmg@click21.com.br
Fone: (31) 3238-1884
Fax: (31) 3250-1632

 


Núcleo Amazonas intensifica atividades no estado


A ABAS Amazonas está realizando uma série de ações visando a divulgação do XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, que acontecerá de 04 a 07 de outubro, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O Núcleo também aguarda a divulgação dos trabalhos sobre a situação do aqüífero de Manaus, serviços que foram contratados pela Concessionária local dos serviços de água e esgoto, para que os profissionais da área analisem e discutam sobre o tema.

O Estado aguarda a regulamentação da Política Estadual de Recursos Hídricos, que o Governo Estadual anunciará em breve e tenta evitar conflitos entre empresas perfuradoras de poços tubulares (contratadas) e empresas contratantes destes serviços. “Temos orientado as empresas procurarem apenas perfuradores de poços tubulares associados a ABAS”, conta o presidente do Núcleo, José Bandeira de Mélo Júnior.

Outra iniciativa é uma parceria com a empresa Só Poços Ltda visando a realização de cursos na área de águas subterrâneas.

José Bandeira de Mélo Júnior
Presidente do Núcleo Centro-Oeste
(92) 642-8119 - bandeiramelo@horizon.com.br

 


No Rio, presidente é reconduzido ao cargo...

Como a maioria dos núcleos regionais da ABAS passaram por reformulações, o Núcleo Rio de Janeiro também elegeu uma nova diretoria. O atual presidente André Luiz Mussel Monsores foi reconduzido ao cargo:

Presidente:
André Luiz Mussel Monsores
Vice-presidente:
Aderson Marques Martins
2º Vice-presidente:
Gerson Cardoso da Silva Junior
Secretário Executivo:
Flávio André Pereira
Secretário Geral:
Luis Carlos Goulart Dornelles
Tesoureiro:
Lúcio Carramillo Caetano
Conselho Deliberativo:
Humberto José T. R. de Albuquerque; Egmont Bastos Capucci; Rodrigo Ratto; Décio Tubbs; Johannes Hinrich Stein e Flávia Gonçalves de Castro.
Já o Conselho Fiscal ficou formado por Rodrigo Menezes Raposo de Almeida; Herbert Heck e Giselle Ramalho Barbosa.

André Luiz Mussel Monsores
Presidente do Núcleo Rio de Janeiro
e-mail: monsores@cprm.com.br
Fone: (21) 2206-9662

 


Minas integra comitê Federal da Bacia do São Francisco

A ABAS Minas Gerais está atenta ao Seminário Ambiental do Jornal Hoje em Dia, que será realizado em Belo Horizonte, no mês de junho. O material de marketing já foi divulgado e terá chamada nas TV Record, Bandeirantes e Rede TV, além de diversas rádios, outdoor, revista. A ABAS MG pensa em promover algumas ações no evento.
O núcleo mineiro também conquistou uma cadeira, como titular, no Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Entre 55 entidades participantes, nossa entidade foi eleita no 3º lugar! A representante Maria de Fátima Guimarães Gouvêa está muito orgulhosa com a conquista. Participaram ainda do processo os geólogos Valéria, Fernando Marinho e Luciana, e o presidente da ABAS MG, Tarcísio Las Casas.

Antonio Tarcísio de Las Casas
Presidente ABAS-MG
e-mail: abasmg@click21.com.br
Fone: (31) 3238-1884
Fax: (31) 3250-1632

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados