Recursos Hídricos serão tema do carnaval 2006 da Beija-Flor

Poços de Caldas foi escolhida pela Beija-Flor para ser o enredo da escola no carnaval 2006. Os entendimentos começaram no início desse ano, através do presidente da Câmara Muncipal, Marcus Eliseu Togni e foram finalizados no mês de maio, onde definiu-se por um contrato o valor de R$ 1.200.000,00 a ser pagos pela prefeitura municipal à escola. O carnavalesco da Beija Flor, Cid Carvalho, esteve visitando a cidade para compor o tema, que também já foi definido (“Poços de Caldas derrama sobre a terra suas águas milagrosas: do caos inicial à explosão da vida, água, a nave-mãe da existência”).

O carnavalesco disse ainda que, através de Poços de Caldas, vai chamar a atenção de todo o planeta, sobre a necessidade de utilizar os recursos hídricos de maneira racional. Para o prefeito municipal, Sebastião Navarro Vieira Filho, é uma excelente oportunidade para Poços de Caldas de ser mostrada para todo o mundo, o que deverá atrair muitos turistas para a cidade e região. Os próximos passos serão dados através da escolha do samba-enredo e pela definição das fantasias e carros alegóricos, onde uma comissão da Beija-Flor, estará visitando periodicamente o município para compor as alegorias.

Livro sobre mineração

Em homenagem ao dia do geólogo, o professor e geólogo Cláudio Scliar, lançou o livro “Mineração - Base Material para a Aventura Humana”. O autor é professor titular do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais e atual Secretário-Adjunto da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia - SGM/MME (antiga SMM).

ALHSUD quer lançar revista latinoamericana

A ALHSUD buscando arrecadar fundos para a elaboração da Revista Latinoamericana, está lançando uma campanha para conseguir anunciantes. De concreto, a associação irá disponibilizar espaços na revista, nos boletines Eletrônicos e no portal da internet.

A proposta consiste de uma contribuição anual com direito a publicidade na revista, boletins informativos e banners na web nos seguintes formatos:

n Um terço de página (formato de 16 cm x 8 cm.)
n Meia página (formato 16 cm x 12 cm)
n Página inteira (formato de 16 cm x 24 cm)

A ALHSUD está solicitando informações e indicações de possíveis anunciantes junto aos sócios dos diversos países da América Latina.

Informações na secretaria da ALHSUD pelo e-mail secretaria.general@alhsud.com

Notícias do Guarani

Conselho Superior de Direção de Projeto Aqüífero Guarani realizou nos dias 30 de junho e 1º de julho em Montevidéu, no Uruguai, a quinta reunião do Conselho Superior de Direção do Projeto que reúne representantes dos quatro países nas áreas de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Relações Exteriores. Nesta oportunidade foram apresentado os avanços obtidos nos últimos seis meses e definem-se novas diretrizes a serem seguidas. Logo após a reunião ocorreu a Transferência da Presidência do CSDP no qual o Ministro Alfredo Molinas, da Secretaria do Ambiente do Paraguai passou a presidência ao Engenheiro Hugo Amicarelli, subsecretário de Recursos Hídricos da Argentina.

Projeto Piloto - Por ocasião da inauguração das Comissões Locais de Apoio dos Projetos Pilotos transfronteriços em Rivera (Uruguai)-Sant’Ana do Livramento (Brasil) e Concórdia (Argentina)-Salto (Uruguai) no mês de maio, foi concretizada a entrega de equipamentos informáticos para o fortalecimento institucional das comissões. No projeto piloto de Ribeirão Preto os equipamentos já foram adquiridos e no Projeto de Itapúa-Paraguai foi conformada a Comissão Local de Apoio ao Piloto e foi definido o local onde estará localizada sua sede (FUCAI, cidade de Colônia Obligado).

Evento - O curso regional de Gestão de Águas Subterrâneas OEA- GW MATE / Groundwater Management Team - Banco Mundial será realizado de 26 a 28 de julho, em Atibaia, em São Paulo. O curso “Gestão de Águas Subterrâneas para a Região do Mercosul” foi organizado no marco do Programa de Capacitação do Projeto Aqüífero Guarani e tem por objetivo principal o de familiarizar aos participantes com as diferentes facetas da governabilidade da água subterrânea, o gerenciamento práticode grandes aqüíferos e a proteção da qualidade das fontes de abastecimento de água subterrânea. Com o objetivo de compartilhar os conhecimentos adquiridos, o mesmo curso será oportunamente replicado nos quatro países com o apoio de especialistas das UNEPs comprometidos com este primeiro curso.

RN propõe sugestões para o Plano Nacional de Recursos Hídricos

Natal - Técnicos da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, reuniram-se com o objetivo de estabelecer metas, diretrizes e traçar um programa para elaboração de um caderno regional sobre a política de recursos hídricos para o Nordeste. O caderno irá subsidiar o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), em discussão pela Secretaria Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

A reunião faz parte das atividades do PNRH, que incentivou a criação de Comissões Executivas Nacionais, encarregadas de levantar todos os estudos realizados no âmbito das bacias hidrográficas no país. O Plano pretende estabelecer um pacto nacional, buscando o atendimento aos múltiplos interesses setoriais no uso das águas, sem descartar a viabilidade econômica, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.

A comissão, aqui reunida, vai analisar as alternativas apresentadas na junção dos estudos elaborados pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte e sugerir os temas para inclusão do caderno regional. A Secretaria de Recursos Hídricos (SERHID), através do geólogo Carlos Alberto Martins, e o Instituto de Águas do Estado (IGARN), pela Diretora Geny Formiga, representam o Rio Grande do Norte na Comissão Executiva.

O Estado faz parte da Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental, assim como Paraíba, Pernambuco e Ceará, formando uma das comissões. Cada Comissão deverá apresentar um diagnóstico de sua região através de estudos, abordando os aspectos qualitativos e quantitativos dos corpos d”água, os conflitos de uso, as dificuldades e necessidades. A idéia é estimular e ampliar as discussões no país em relação à água, respeitando a diversidade étnica, biológica, geográfica e cultural brasileira.

Fonte: Assecom (RN)

Técnica acumula água no semi-árido

Desenvolvido pela Embrapa, método In Situ beneficia pequeno agricultor pelo baixo custo. Pequenos produtores de 61 municípios do Ceará encontraram na captação da água de chuva In Situ a alternativa para garantir o bom desempenho da lavoura de sequeiro em épocas de baixas precipitações, comuns na região do semi-árido nordestino. No Estado, 1.006 famílias de agricultores cultivam 822,8 hectares, divididos em 537,5 hectares de milho, 248,3 hectares de feijão, 23 hectares de mamona, 14 de algodão. O sistema se baseia nos métodos Guimarães Duque e Sulcos Barrados, técnica desenvolvida pela Embrapa Semi-Árido, de Petrolina, Pernambuco, que aproveita ao máximo a água da chuva nas lavouras, evitando perdas decorrentes do escoamento sobre a superfície da terra, tecnologia que pode ser implementada usando a tração mecânica ou a animal.

Além de aumentar a disponibilidade de água, o sistema conserva o solo e os fertilizantes no próprio local de plantio, e é considerado ideal para a região do semi-árido, segundo coordenador do projeto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Josualdo Justino Alves, engenheiro agrônomo, mestre em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O Nordeste detém cerca de 60% do semi-árido brasileiro, com área global de 912.208 km², abrangendo total ou parcialmente todos os Estados da Região e o norte de Minas Gerais. “A captação de água de chuva In Situ é uma técnica simples e apresenta baixos custos de implantação”, assinala.

Fonte: Gazeta Mercantil SP (SP)

Donos de poços artesianos vão pagar

A cobrança da taxa de fiscalização a proprietários de poços artesianos vai de encontro a uma tendência nacional recomendada pela Agência Nacional de águas: tratar a água não como um bem público, mas como um bem econômico. “As pessoas tiram água do subsolo e não pagam nada por isso. O Conselho Nacional de Recursos Hídricos já discute a cobrança do uso da água também de fazendas ou empresas que fazem uso de rios e bacias. Em alguns locais, como na Bacia de Paraíba do Sul, essa cobrança já acontece. As pessoas precisam entender que a água é um bem finito e que se não houver uma gestão responsável. Agora, teremos problemas em um futuro próximo”, aponta o presidente da Adasa, David Matos.

Se a taxa for aprovada pela Câmara Legislativa, ainda há um impasse para que a cobrança seja feita: a identificação dos poços artesianos. Segundo o subsecretário de Recursos Hídricos, Pedro Celso Antonieta, estima-se que existam mil poços em todo o DF, dos quais apenas 200 são legalizados. “Desde janeiro nós fazemos uma campanha para que as pessoas regularizem seus postos. Só com a regularização saberemos se estamos ou não esgotando a capacidade de nossos aqüíferos e tomaremos as providências”.

Antonieta lembra que, antes de perfurar o solo, é necessária a licença ambiental expedida pela subsecretaria. A multa para proprietários de poços artesianos que agridem o meio ambiente pode chegar a R$ 80 mil.

Fonte: Jornal Do Brasil (RJ)

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados