Ritmo acelerado: ABAS comemora participação dos associados e empresas do setor

Evento que acontece em Ribeirão Preto promete trazer temas atuais e grande participação dos profissionais no interior paulista

ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas promove de 4 a 7 de outubro, o XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e o II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste acontece de 4 a 7 de outubro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O encontro vai discutir aspectos práticos do cotidiano dos perfuradores e demais prestadores de serviços, procurando atualizar e fornecer, aos participantes, instrumentos úteis ao aprimoramento das atividades do agronegócio. Paralelamente ao Encontro, será realizado o II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste, que objetivará a apresentação e discussão de temas técnico-científicos ligados à água subterrânea, tão importante na região. O evento será organizado sob a forma de conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas convidados para abordar os temas de maior interesse da comunidade, além de cursos modulados e excursões técnicas. O tema principal é o Agronegócio e o Uso Racional e Sustentável das Águas Subterrâneas.

O período da manhã está reservado para a realização de cursos de pequena duração. Já à tarde, o evento será realizado através de palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos técnicos, de forma oral e painéis, além da tradicional exposição paralela. “É muito importante a comunidade técnica e científica apresentarem seus trabalhos técnicos durante o XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste”, convida o presidente da ABAS e presidente da Comissão Técnico-Científica do evento, Uriel Duarte.

Os temas escolhidos para debate durante o evento são: Agronegócio e a Gestão dos Recursos Hídricos; Água Subterrânea e Irrigação; Águas Minerais e Águas Subterrâneas: Conceitos e Legislação Brasileira; Construção de Poços, Custo, Tecnologias, Características Construtivas, Bombeamento; Construção de Poços: Inovações, Projetos e Problemas Construtivos; Estudos de Qualidade da Água, Impacto Ambiental e Contaminação de Águas Subterrâneas; Estudos Específicos: Recarga Artificial, Datação, Subsidências, Barragem Subterrânea; Estudos Geofísicos e Geoprocessamento; Estudos Hidrogeológicos, Caracterização, Avaliação de Reservas e Potencialidades, Uso de Modelos; Financiamento Para o Setor de Águas Subterrâneas; Legislação e Gestão de Águas Subterrâneas; Métodos Para Locação de Poços; Modelagem Hidrogeológica Para o Agronegócio; Novas Tecnologias do Setor de Águas Subterrâneas; O Aqüífero Guarani – Quantidade, Qualidade e Aplicações das Águas Subterrâneas; Poços Coletores Horizontais – Desafio a Tecnologia Nacional; Potencialidade de Aqüíferos do Sudeste Brasileiro; Qualidade de Águas Subterrâneas e Hidrogeoquímica; Reabilitação, Proteção e Manutenção de Poços; Reúso de Água; Testes e Monitoramento de Poços e Aqüíferos; Vulnerabilidade, Contaminação e Remediação de Áreas Agricultáveis.

Organização – O presidente da comissão organizadora é João Carlos Simanke de Souza (SABESP) que conta com os membros formados por Carlos Eduardo Nascimento Alencastre (DAEE), Celso Antonio Perticarrari (in memoriam), Dorothy Casarini (CETESB), Osmar Sinelli (Faculdades COC) e Valter Galdiano Gonçales (DH Perfurações).

O presidente da comissão Técnico-científica é o presidente da ABAS Nacional, Uriel Duarte que conta com o apoio de Carlos Eduardo Q. Giampá (DH Perfurações), Everton de Oliveira (USP / HIDROPLAN), Hélio Nóbile Diniz (Instituto Geológico), Ivanir Borella Mariano, Leila Nunes Menegasse (UFMG) e Suely Schuartz Pacheco Mestrinho (UCSal).

Visitas da Comissão Organizadora

A Comissão Organizadora do evento, buscando envolver outros setores usuários de águas subterrâneas vem firmando parcerias com entidades locais, são elas: a Associação Brasileira de Agronegócio de Ribeirão Preto, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, o Sindicato dos Hotéis Restaurantes, Bares e Similares de Ribeirão Preto e o CREA – SP.

Dentro da parceria, a ABAG-RP também coordenará a mesa redonda intitulada “Agronegócio, Água e Sustentabilidade”, através da indicação dos palestrantes. E a Comissão Organizadora dessa edição conta com a participação de ilustres representantes de Ribeirão Preto, o Dr. Osmar Sinelli, geólogo, que hoje coordena o Curso Engenharia Ambiental da COC Ribeirão Preto, o Dr. Carlos Alencastre do DAEE de Ribeirão Preto, que prestará uma homenagem durante a Sessão de Abertura ao saudoso colega Dr. Celso Perticarrari.

O Prefeito de Ribeirão Preto, Dr. Welson Gasparini já confirmou presença na Sessão de Abertura. Nessa segunda visita realizada no dia 08 de julho, pudemos apresentar as boas notícias do evento, a formatação final da grade de programação, a realização da mesa redonda sobre o “Projeto Sistema Aqüífero Guarani” reunindo o secretário geral e os quatros coordenadores nacionais do projeto, a quantidade estimada de público, cerca de 2000 pessoas entre participantes e visitantes da Exposição Paralela. E mais, a ABAS se colocou a disposição da Prefeitura, com seus reconhecidos pesquisadores para atividades paralelas voltadas à comunidade e aos estudantes da rede municipal de ensino.

Três grandes fabricantes de equipamentos do setor já foram visitados pela Comissão Organizadora nesse último mês, a Bombas Leão, a EBARA e a PROMINAS. Essa edição do evento será realizada em uma cidade próxima às fabricas desses tradicionais parceiros da ABAS, que vem prestigiado e participando de todas as iniciativas da entidade. Essas visitas foram muito produtivas não só para esse evento, mas também para atividades futuras.

O XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços será realizado através de palestras e mesas redondas, onde serão abordados assuntos práticos e do cotidiano dos perfuradores de poços. Buscamos com isso atrair para o evento o pequeno, o médio e o grande perfurador.

Já o II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste será também realizado através de palestras técnicas, palestra debate, mesas redondas e ainda com a apresentação de trabalhos técnicos recebidos em resposta à chamada de trabalhos. A programação aborda diversos aspectos sobre quantidade, qualidade e usos das águas subterrâneas, com foco especial no Aqüífero Guarani.

CARTAZ E FOLHETO - Tanto o cartaz quanto o segundo folheto com a programação completa do evento já foram enviados pelo correio. Caso não tenha recebido, entre em contato com a secretaria pelo fone: (11) 3104-6412 ou e-mail: perfuradores@acquacon.com.br

Foram enviados 13 mil folhetos e 3 mil cartazes através a mala direta da ABAS e ainda com o auxílio dos expositores, de modo a dar uma maior abrangência na divulgação do evento.

A Comissão Organizadora do XIV Encontro Nacional de Perfuradores e do II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste informa que a programação oficial já está disponível no site da ABAS, e poderá ser acessada através do endereço: www.abas.org

Inscrições - As inscrições deverão ser efetuadas através do site www.acquacon.com.br/perfuradores e o pagamento através de boleto bancário, ou cartão de crédito VISA e AMEX. As empresas que efetuarem três ou mais inscrições terão desconto de 10% sobre o total a pagar. E atenção, somente poderão se inscrever na categoria ESTUDANTE, os graduados e pós-graduandos em regime de tempo integral, mediante comprovação. Informações pelo telefone (11) 3104-6412 ou e-mail perfuradores@acquacon.com.br

Para reservas nos hotéis da região, informações nos sites www.abas.org/perfuradores e www.acquacon.com.br/perfuradores

Espaço técnico trará grandes empresas do setor

O lançamento da exposição técnica aconteceu durante o XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas realizado em Cuiabá, no Mato Grosso. Todos os 45 estandes já foram comercializados. A Feira de Produtos e Serviços acontece no salão Esmeralda do Centro de Convenções de Ribeirão. Já adquiriram espaço, as seguintes empresas: Drill Center, Prominas, Sidra Sul, Systen Mud, Trionic, Chicago Pneumátic, Daee, Sondadrill, H S W e Kerst, Bombas Anauger, dancor, Ciclo Brocas, Bombas Leão, Amanco, Sampla, Technomine, Caimex, Vlaper, Bombas Vambro, Mojave, Cobrasper, Bombas JVP, Apalan e Ebara.

O XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e o II Simpósio de Hidrogeologia do tem patrocínio do CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do DAEE. O apoio vem da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAGRP), Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), Sindicato de Restaurantes, Hotéis, Bares e Similares de Ribeirão Preto, CREA-SP e Sociedade Brasileira de Geologia.

Resoluções do Conselho

Reunião – O Conselho Deliberativo da ABAS promove no dia 27 de julho, mais uma reunião ordinária. Na oportunidade serão debatidos entre os conselheiros e diretoria, a leitura e aprovação da ata da reunião anterior; o credenciamento; a cartilha da FIESP; as Normas ABNT; o jornal ABAS; os núcleos regionais; o XIV Encontro de Perfuradores; utilidade Pública / OSCIP; a reformulada homepage www.abas.org além de assuntos diversos.
A reunião acontece na sede do Sinduscon, a partir das 10 horas.

ORKUT – A Associação de Águas Subterrâbneas (ABAS) está no ORKUT. A ABAS Sede já criou a comunidade ABAS no ORKUT e para participar é muito fácil.
Acesse http://www.orkut.com/Community. aspx?cmm=279454

Revista Exame – A ABAS apoiou evento da Revista Exame. O evento intitulado “Gestão de Recursos Hídricos”, aconteceu no dia 18 de julho, no Mar Hotel, na cidade de Recife, em Pernambuco. Breve todas as informações referentes ao evento.

Novos Sócios – A família ABAS não para de crescer. Fique atento aos novos sócios da Associação: AAS - Engenharia Ambiental e de Segurança Ltda, Adriana Filgueira Leite, Amilcar Pereira da Silva Júnior, Antônio Azevedo, Camila de Vasconcelos Müller, Fádel Alcici Sarsur, Gilmar Ribeiro de Castro, Ivan Vieira Ribeiro, João Felipe Pineiro di Salvino Almeida, José Abilio Maciel de Barros, Jose de Arimatea e Silva Junior, José Wellington Pereira, Jussara Ismenia Diaz, Manoel Carlos Toledo Franco de Godoy, Maria Paula Casagrande Marimon, Marlon Cezar de Aguiar, Mauricio Vieira Chaves, Neiva Cristina Ribeiro, Rodrigo Humberto Guimarães, Saulo de Lima Bernardes, Sônia Paula Radomski.


João Carlos Simanke de Souza: parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto


Comissão Organizadora conta com a participação do Grupo Ebara


Comissão Organizadora do Encontro visitando a Prominas


Família Bombas Leão sempre prestigiando os eventos da ABAS


No click, o presidente do XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, João Carlos Simanke de Souza acompanhado de Rodrigo Cordeiro e Valter Galdiano de Souza em visita solene ao prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini


Visita à ABAGR


Visita ao DAEE


Visita ao Sindicato de Restaurantes, Hotéis, Bares e Similares de Ribeirão Preto


Visita do João Carlos Simanke à Osmar Sinelli, Faculdades COC

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados