Petrobras e CPRM recuperam sistemas simplificados de abastecimento por água subterrânea no nordeste

A construção de Sistemas Simplificados de Abastecimento (SSA´s), associado a poços tubulares não instalados e/ou desativados, é uma decorrência do convênio firmado em 2004 entre a PETROBRAS (Programa PETROBRAS Fome Zero) e o Serviço Geológico do Brasil-CPRM, através do Projeto Molhar a Terra, que prevê a instalação de unidades, em vários estados do nordeste brasileiro. Até meados de agosto/2005, na área de jurisdição da CPRM – Superintendência Regional de Salvador, foram concluídos 19 desses sistemas no Estado da Bahia, dentro de uma meta inicialmente prevista de 20. Além da Petrobras e CPRM, estão envolvidos no projeto outros órgãos federais, estaduais, prefeituras e organizações não governamentais, destacando-se na área da Bahia o DNOCS e a Codevasf. As prioridades consideradas na escolha das localidades a serem atendidas foram: a) municípios participantes do Fome Zero; b) poços localizados em terrenos públicos; c) água dentro dos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde; d) beneficio para um mínimo de 20 famílias num raio de 1 km; e) demanda e compromisso da comunidade.
As comunidades beneficiadas foram definidas a partir de um diagnóstico técnico-social executado por uma equipe formada por um geólogo ou engenheiro de minas e uma assistente social ou socióloga, que analisaram as necessidades quanto às intervenções a serem realizadas e fizeram uma avaliação da demanda social pela obra hídrica e do nível de organização da comunidade.
O Sistema Simplificado de Abastecimento básico adotado no Projeto Molhar a Terra, apresenta os seguintes componentes:
a) Sistema de bombeamento e edução – bomba+ tubo edutor + acessórios
b) Sistemas de adução e reservação - tubulação de adução + caixa d´água
c) Sistema de distribuição – chafariz comunitário
d) Bebedouro para animais
e) Instalações de proteção

No Estado da Bahia, foram beneficiadas localidades nos municípios de Conceição do Coité, Santa Luz, Cansanção, Queimadas, Monte Santo, Antonio Gonçalves, Tucano, Ribeira do Pombal, Nova Soure, Jeremoabo, Paripiranga, Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana, Ibotirama, Santa Maria da Vitória, Malhada e Sitio do Mato.

*Responsável pelo informe: Luiz Fernando Costa Bomfim, geólogo da CPRM/Sureg-SA e membro do Conselho Fiscal da ABAS/BA-SE

Núcleo baiano inicia ciclo de atividades

A nova diretoria da ABAS Núcleo Bahia e Sergipe está promovendo uma série de eventos ligados às águas subterrâneas do Nordeste.
No primeiro semestre foram desenvolvidos dois cursos: ‘Água Subterrânea Como Fator de Desenvolvimento Sócio-Econômico do Semi Árido do Estado da Bahia’ e ‘Geofísica na Prospecção de Águas Subterrâneas: Um Amplo Estudo de Caso’. Neste último, o debate aconteceu no auditório da SRH e o palestrante foi João Batista Matos de Andrade. O núcleo também programou novos cursos para esse mês, e terá como tema a importância do Geoprocessamento na Hidrogeologia e meio ambiente.
O núcleo ABAS Bahia e Sergipe também está inscrito como filiado ao Comitê de Bacia do Rio São Francisco e foi eleita como membro da diretoria, a Prof. Doutora Ivonildes Medeiros da Escola Politécnica. Outra boa notícia é que o núcleo também integra a diretoria provisória do Comitê de Bacia do Reconcavo Norte do Estado da Bahia.
Godofredo Correia

Lima Júnior
Presidente Núcleo Bahia
E-mail: godofredolima@aol.com
godofredolima@cerb.ba.gov.br

 

Núcleo mineiro cria comissão para atuação em fóruns externos

A ABAS Minas Gerais está criando uma comissão interna (CAFEx), para orientar seus representantes para atuação em fóruns externos. O objetivo da Comissão é garantir à ABAS sua influência nos fóruns externos assegurando, de uma forma ampla, a preservação do meio ambiente e, de uma forma especial, o adequado uso da águas subterrâneas. Outra intenção dessa Comissão e dos representantes da ABAS - Núcleo MG é garantir que os interesses estatutários da ABAS se sobreponham a quaisquer outros.
Composição e competências - A Comissão será constituída por 30 membros, entre os quais se incluem obrigatoriamente os 6 membros da Diretoria; os 7 membros do Conselho Deliberativo, acrescidos dos ex-presidentes (atualmente em número de cinco); os 3 membros efetivos e os 3 membros suplentes do Conselho Fiscal.
Caberá aos Diretores e Conselheiros escolher e convidar os demais membros associados adimplentes, em número necessário (atualmente seis) para completar a Comissão. Posto que os membros do Conselho Deliberativo participam todos da Comissão, caberá a esta a indicação dos representantes da entidade nos diversos fóruns, sem necessidade de referendo posterior pelo Conselho Deliberativo. Nas reuniões em que ocorra a indicação de representantes da entidade em fóruns externos, deverão estar presentes, no mínimo, sete membros integrantes da Diretoria e do Conselho Deliberativo. (atende § 1º do art. 31 do Estatuto)
Os trabalhos da Comissão serão administrados por uma Diretoria Executiva, composta por seis dos seus membros acrescida do Presidente do Núcleo, que deverá ser o Presidente da Comissão. Os seis membros denominados Diretores serão eleitos pelos componentes da Comissão. As decisões da Diretoria Executiva da Comissão serão tomadas por maioria simples dos membros presentes, observado o quorum mínimo de um terço da totalidade dos Diretores Executivos. A Comissão poderá criar, aproveitando a participação de seus membros, grupos de trabalho para atuar em assuntos específicos, desde que concernentes com os seus objetivos.
Responsabilidades e deveres - À Comissão, ora constituída, caberão as seguintes responsabilidades:
n selecionar, entre os diversos fóruns externos existentes, aqueles do interesse da ABAS - MG;
n definir o perfil dos representantes da entidade, considerando as características do fórun selecionado;
n definir estratégias para capacitação dos representantes escolhidos;
n estabelecer critérios de orientação e acompanhamento das representações nos fóruns externos, de modo ágil e eficaz.
É dever da Diretoria Executiva elaborar o programa e o regimento interno da Comissão para Atuação em Fóruns Externos, apresentando-os à referida comissão para aprovação e divulgação entre seus membros.
Minas intensifica atividades
O núcleo mineiro da ABAS ainda comemora o sucesso da segunda turma do Curso “A Qualidade das Águas Subterrâneas e Sua Proteção”. O evento realizado de 11 a 14 de julho foi ministrado pela professora Dra. Suely Mestrinho, de Salvador, na Bahia. O curso contou com 25 inscrições, dentre eles geólogos, engenheiros, químicos, geógrafos, biólogos e técnicos. Segundo a pesquisa escrita, feita no término do evento, houve unanimidade na sua aprovação, ressaltando o embasamento teórico e exemplos práticos bastante atualizados.
A ABAS MG está se empenhada ainda, em realizar em 2006 um Simpósio Latino Americano de Monitoramento das Águas Subterrâneas. O evento terá a duração de 3 dias e deve acontecer entre 26/03 e 15/04/06. O local será em Belo Horizonte, em Minas Gerais e a diretoria do núcleo está buscando patrocínios para dar continuidade nos trabalhos.

Antonio Tarcísio de Las Casas
Presidente ABAS-MG
e-mail: abasmg@click21.com.br
Fone: (31) 3238-1884
Fax: (31) 3250-1632

 

CABAS 2006 já tem local definido

O XIV CABAS acontece apenas em 2006, mas já tem local definido. Confirmando entendimentos do início deste ano, a ABAS Paraná recebeu da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP, a confirmação da parceria proposta para a realização do Congresso nas dependências do Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná, o CIETEP. Trata-se de um espaço de primeiríssima qualidade, tanto para a exposição dos trabalhos técnicos, quanto para a realização da nossa feira de produtos e equipamentos. Localizado nas proximidades da região central da capital paranaense, com fácil acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, o Centro das Indústrias vai proporcionar aos nossos congressistas o conforto e segurança desejável no decorrer do evento, que acontece de 8 a 11 de novembro de 2006.
“O resultado da parceria é também um reflexo do processo de gestão participativa e integrada dos recursos hídricos no nosso país, onde nós da ABAS, integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SINGRH, como sociedade civil, temos acompanhado os esforços do setor de usuários, particularmente do setor da indústria, nas discussões acerca da Política Nacional de Recursos Hídricos, fazendo parte de todas as instâncias de colegiado do referido Sistema (Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos Estaduais e Nacional de Recursos Hídricos), especialmente através dos seus gestores ambientais, com forte atuação nas diversas Câmaras Técnicas instaladas”, afirmou Everton Luiz da Costa de Souza, presidente no núcleo paranaense.
De acordo com os associados do núcleo, o setor da indústria tem tido na água subterrânea um importante insumo para viabilizar as suas atividades através da perfuração de poços tubulares profundos, os quais abastecem a imensa maioria das unidades industriais do nosso país. E nem poderia ser de outra forma, visto que, em função da grande disponibilidade dos recursos hídricos subterrâneos e do baixo custo de captação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água originados por eles, podemos destacar no Estado, a Kaiser de Ponta Grossa, a SPAIPA de Curitiba e Maringá, a Electrolux de Curitiba, a Inpacel de Arapoti, a Nutrimental de São José dos Pinhais, a Alba Química de Araucária, etc. Cresce no segmento a preocupação com a gestão ambiental sustentável dos seus processos e das suas atividades.
Da mesma forma, a água subterrânea participa significativamente no suporte à produção agropecuária, proporcionando maior competitividade às nossas agroindústrias, onde podemos destacar àquelas ligadas a suinocultura, a avicultura e a bovinocultura, representadas pelas unidades da Sadia em Toledo, da Cocamar em Maringá, da C-Vale em Palotina, da Copavel em Cascavel, da Copagril em Marechal Cândido Rondon, entre outras. Além disso, inúmeras são as ações de monitoramento e prevenção de contaminações do lençol freático que são solucionadas pelo setor da indústria, que busca constantemente alternativa tecnológica para os seus processos de licenciamento ambiental. O ambiente do Congresso será uma grande oportunidade de apresentá-los a todo o Brasil, visto que, receberemos inúmeros especialistas e gestores de recursos hídricos e ambientais de todos os estados.
Na continuidade dos trabalhos de estabelecimento de parcerias para a realização do XIV CABAS - 2006, em Curitiba, o Núcleo Paraná tem mantido contato com uma série de potenciais interessados em nosso evento, sejam eles da área pública ou privada, de modo que possamos garantir o melhor resultado para a nossa associação. “Para o mês de setembro, estaremos iniciando as comunicações com os nossos associados para garantir um fluxo de informações que incentive uma participação maciça”. Finalizou Everton..

ABAS/PR apoia seminário plano diretor e gestão municipal

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná em parceria com A UTP - Universidade Tuiuti do Paraná, integrantes do Fórum Permanente Multidisciplinar das Cidades, promoveu entre os dias 24 e 25 de junho de passado, o Seminário Plano Diretor e Gestão Ambiental. O evento teve apoio da ABAS/PR, entendendo a importância do tema para o segmento da água subterrânea em nosso estado. Na oportunidade o Geólogo Amin Katbeh, vice-presidente do Núcleo Paraná da ABAS, proferiu palestra intitulada “A Inserção das Águas Subterrâneas nos Planos Diretores”.
O tema foi revestido de grande interesse do público presente, constituído principalmente por universitários, planejadores e gestores ambientais da região dos Campos Gerais, englobando os municípios de Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Palmeira, dentre outros. Trata-se de uma iniciativa importante porque existe atualmente, em cumprimento ao Estatuto das Cidades, um grande número de Planos Diretores sendo elaborados, muitas vezes desconsiderando as ocorrências de água subterrânea no município, desprezando áreas de recarga e de descarga de aqüíferos, o que pode determinar, futuramente, grandes problemas de contaminação.
Dentro desta ótica, é importante ressaltar também a importância dos geólogos/hidrogeólogos nas composições das equipes técnicas que elaboram projetos de uso e ocupação do solo, projetos de aterros sanitários, estudos de impacto ambiental (PCA’s, PBA’s, EIA’s/RIMA’s), visto que é o profissional mais habilitado para o entendimento das questões relacionadas às águas subterrâneas.

Everton Luiz Costa Souza
E-mail: veto@pr.gov.br; villanisouza@brturbo.com.br








 

Debate: Saúde e Água Subterrânea

A ABAS Ceará promoveu um concorrido seminário no dia 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde. De acordo com a história, o 5 de agosto, marca o nascimento de Oswaldo Cruz, médico sanitarista, cuja luta contra a febre amarela, a peste bubônica, e a varíola, propiciou o reconhecimento internacional, demarcando, no Brasil, o “Dia Nacional da Saúde”. As águas subterrâneas, adequadas e economicamente exploradas têm forte ligação com a saúde, na medida em que contribuem para a melhoria das condições de saneamento e diminuem, principalmente, a mortalidade infantil.
“É prioritário para a ABAS-CE contar com a parcerias da sociedade do Ceará, Piauí e Maranhão na fiscalização do cumprimento de normas de construção de poços e no fortalecimento da campanha em prol da transparência, da ética, do avanço tecnológico, da concorrência saudável daquele mercado”, explicou Francisco Said Gonçalves, presidente do Núcleo Ceará. Através do evento a ABAS fornece à sociedade informações técnico-científicas, aspectos legais e institucionais da exploração das águas minerais, possibilitando a todos identificar problemas e conflitos, harmonizar soluções, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região.
A mesa foi formada por Francisco Said Gonçalves (presidente ABAS Ceará), Nilo Sérgio Holanda Gomes (presidente do Sindbebidas - Sindicato da Indústria de Águas Minerais, Cervejas e Bebidas em Geral no Estado do Ceará), Darlan Figueira Maciel (chefe da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - Serviços Geológicos do Brasil), Walber Cordeiro; Lauriston Ferreira Gomes Neto e Walt Disney Paulino.
O evento foi desenvolvido com grupo de palestras, coffee break e mesa redonda. O debate foi dividido em dois momentos: após a apresentação das palestras e após a apresentação da mesa redonda com a verbalização das perguntas. O primeiro tema - “Água Subterrânea e Saúde” - foi debatido pelo geólogo Walber Cordeiro. O segundo tema foi ministrado por Lauriston Ferreira Gomes Neto que falou sobre a “Importância das Águas Subterrâneas no Agronegócio e na Saúde no Estado do Ceará”.
O terceiro tema foi ministrado pelo engenheiro agrícola Walt Disney Paulino que tratou da “Qualidade das Águas Superficiais - Impactos na Saúde do Estado do Ceará”. No período da tarde a mesa redonda foi retomada com o tema “Águas Minerais e a Sociedade” debatido por Ângela Leite, o representante do departamento de produção mineral e por Nilo Sérgio. Ao final do evento, todos os participantes receberam CDs com os temas gravados.

Francisco Said Gonçalves
Presidente Abas-CE
said@sohidra.ce.gov.br
Fone: (85) 9983-5183 cel

 

Website da ABAS de cara nova!

O internauta mais atento já percebeu uma série de mudanças no website da ABAS - Associação Brasileira de Água Subterrânea (www.abas.org). A reformulação do site da ABAS é um projeto que foi iniciado no final do ano passado e que continua em execução. “O site que era só institucional passa agora a ser também técnico-científico e comercial, atendendo assim aos interesses dos nossos associados”, explicou Rodrigo Cordeiro, coordenador da reformulação.
Aos internautas, grande parte da história da associação já está no ar, como uma galeria dos ex-presidentes; o ABAS informa digital desde a edição 115; índice de todas as revistas Águas Subterrâneas (conceito A na CAPES) e a versão online do número 19; índice dos quatro cadernos técnicos editados e lista com todos os trabalhos apresentados durante as trezes edições do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas.
Atualmente, a página da ABAS conta com 110.891 visitas, e recebe mensalmente uma média maior que 2000 visitantes. “Está mais fácil navegar, da primeira página do site é possível acessar todas as informações nele contidas”, lembrou Rodrigo.
A mudança foi completa, desde o layout até o conteúdo, passando agora a ter informações para todos os tipos de visitantes. A proposta da reformulação é transformar o site em um canal de comunicação da ABAS com seus associados e também entre eles.
Através de sua Diretoria e Secretaria, a ABAS é responsável por prover conteúdo e pela definição de layout, já o gerenciamento e a execução ficaram a cargo da Virtual Mídia. A equipe deixa um agradecimento especial para Nadia Boscardin, José Roberto Borghetti, Ernani Francisco da Rosa Filho, Valter Galdiano Gonçales, Carlos Eduardo Q. Giampá e Everton de Oliveira que doaram parte de seu valioso tempo e enviaram preciosas informações que integram o conteúdo dos site.
E os associados podem esperar novas mudanças?? “A ABAS convoca a todos para que acessem e dêem suas opiniões sobre as mudanças já implementadas e nos ajudem a construir um site ainda melhor, sugerindo novas sessões e conteúdos”, sugeriu Rodrigo.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados