Patrimônios ambientais da Bacia do PCJ são divulgados
em exposição e livro

O resgate do patrimônio cultural brasileiro está sendo efetivado pela produção e difusão de bens de valor inquestionável, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória. A exposição e o livro “Panorama do Nosso Meio Ambiente”, da Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), têm exatamente este objetivo: resgatar a conscientização ambiental e mostrar que ela é a chave para um futuro com mais qualidade de vida para todos. Coordenados pela 3S Projetos e produzidos com incentivos da Lei Rouanet, o trabalho será lançado no dia 19 de outubro, às 20h, no Shopping Iguatemi Campinas.

O projeto estará expondo os aspectos elementares que compõem nosso meio ambiente, como fauna, flora, bacias hidrográficas, recursos naturais, topografia e solo, além da inter-relação desses aspectos com os seres humanos. Serão expostos textos, fotos, imagens aéreas e de satélite, desenhos, gravuras, maquetes e bonecos. Serão 18 painéis artísticos, dupla face, de 3x2 metros, mostrando de maneira didática o patrimônio ambiental da Bacia do PCJ e suas microbacias.

A exposição será montada no formato de uma trilha ecológica, onde a cada passo, os visitantes conhecerão os principais ecossistemas e seus aspectos ainda existentes na nossa região. Outro diferencial da exposição “Panorama do Nosso Meio Ambiente” é uma maquete, com 4 metros de comprimento, que mostrará a formação da Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

A exposição, com entrada gratuita, poderá ser visitada de 20 a 24 de outubro das 12h às 20h. Com 180 fotos e 112 páginas, o livro “Panorama do Nosso Meio Ambiente” cataloga, diagnostica e prognostica o patrimônio ambiental da Bacia dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari. Publicado pela Editora Komedi e confeccionado em capa dura e papel couché, nos idiomas português e inglês, o livro estará à venda na livraria Saraiva, no Shopping Iguatemi Campinas, por R$ 65,00.

A grande preocupação, com relação à região do PCJ, é o lançamento de efluentes urbanos e industriais. E o objetivo deste trabalho é o melhoramento das estações de tratamento de efluentes, com a elaboração de estudos base sobre a bacia e a captação técnica de elementos da sociedade civil para projetos de reciclagem, reflorestamento e recuperação ambiental.

 

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados