Agronegócio e a Gestão dos Recursos Hídricos

Ribeirão Preto sedia o maior evento do ano debatendo a importância das águas subterrâneas

De 4 a 7 de outubro, Ribeirão Preto, cidade de grande desenvolvimento econômico no interior de São Paulo, se torna a capital brasileira da Água Subterrânea. O município sedia o XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste, que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. O tema principal é o Agronegócio e o Uso Racional e Sustentável das Águas Subterrâneas. Durante o evento serão discutidos diversos assuntos de interesse do setor: Agronegócio e a Gestão dos Recursos Hídricos; Água Subterrânea e Irrigação; Águas Minerais e Águas Subterrâneas: Conceitos e Legislação Brasileira; Construção de Poços, Custo, Tecnologias, Características Construtivas, Bombeamento; Construção de Poços: Inovações, Projetos e Problemas Construtivos; Estudos de Qualidade da Água, Impacto Ambiental e Contaminação de Águas Subterrâneas; Estudos Específicos: Recarga Artificial, Datação, Subsidências, Barragem Subterrânea; Estudos Geofísicos e Geoprocessamento; Estudos Hidrogeológicos, Caracterização, Avaliação de Reservas e Potencialidades, Uso de Modelos; Financiamento Para o Setor de Águas Subterrâneas; Legislação e Gestão de Águas Subterrâneas; Métodos Para Locação de Poços; Modelagem Hidrogeológica Para o Agronegócio; Novas Tecnologias do Setor de Águas Subterrâneas; O Aqüífero Guarani – Quantidade, Qualidade e Aplicações das Águas Subterrâneas; Poços Coletores Horizontais – Desafio a Tecnologia Nacional; Potencialidade de Aqüíferos do Sudeste Brasileiro; Qualidade de Águas Subterrâneas e Hidrogeoquímica; Reabilitação, Proteção e Manutenção de Poços; Reúso de Água; Testes e Monitoramento de Poços e Aqüíferos; Vulnerabilidade, Contaminação e Remediação de Áreas Agricultáveis.

O encontro vai discutir aspectos práticos do cotidiano dos perfuradores e demais prestadores de serviços, procurando atualizar e fornecer, aos participantes, instrumentos úteis ao aprimoramento das atividades do agronegócio. Paralelamente ao Encontro, será realizado o II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste, que objetivará a apresentação e discussão de temas técnico-científicos ligados à água subterrânea, tão importante na região. O evento será organizado sob a forma de conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas convidados para abordar os temas de maior interesse da comunidade, além de cursos modulados e excursões técnicas. “As visitações técnicas às fábricas buscam uma maior interatividade entre os participantes”, disse João Carlos Simanke de Souza, presidente da Comissão Organizadora do evento.

Homenagens - Durante o evento, parceiros ilustres e verdadeiros patrimônios da ABAS serão homenageados. Pessoas que fizeram história e contribuíram com seu trabalho para o engrandecimento e valorização da Associação e do segmento de águas subterrâneas. São eles: Urbano Pires Corrêa Netto (Prominas), Celso Antonio Perticarrari / DAEE (in memoriam), Willian, Wilson e Uilton Plaza (Bombas Leão), Nelson Reginato do Canto Júnior (Ebara) e Aldo da Cunha Rebouças (sócio benemérito).

Exposição Técnica Comercial

Através dos estandes várias empresas vão exibir boas práticas, as tecnologias desenvolvidas e as lições aprendidas e empregadas no setor de águas subterrâneas em suas diversas aplicações e utilizações. A Exposição Paralela será ainda uma grande oportunidade para a realização de negócios. Na exposição, destaque para Amanco Brasil, Bombas Jvp, Bombas Leão, Bombas Vanbro, C.R.I. Bombas Hidraulicas Ltda, Caimex Comércio Exterior, Chicago Pneumatic Brasil, Ciclo Brocas - Hidrosupply Equipamentos e Serviços, Cobrasper - Indústria Brasileira De Perfuratrizes, Cordeiro Fios e Cabos Elétricos, Dancor S.A Indústria Mecânica, Daee - Departamento De Águas e Energia Elétrica, Drill Center Com. Serv. e Transp., Ebara Indústrias Mecânicas e Comércio, Indústria de Motores Anauger, Mojave Tecnologia Em Saneamento, Panozon Ambiental S.A, Pleuger Indústria e Comércio De Bombas Hidráulicas, Prominas Brasil Equipamentos, Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sampla do Brasil Indústria e Comércio de Correias, Sidrasul Sistemas Hidráulicos, Sondadrill Comércio e Representações, System Mud Produtos Químicos, Technomine Brasil, Tefil Tecnologia em Filtragem, Trionic - Produtos e Equipamentos Para Perfurações e Vlaper - Diamante Export.

As empresas expositoras contam com sua visita para conferir as mais modernas inovações em produtos e serviços para o setor de águas subterrâneas. A visitação da Exposição Paralela é totalmente gratuita.

Ribeirão Preto, do agronegócio

Ribeirão Preto é o centro da região que mais se desenvolve no Brasil. Desenvolvimento com base na diversificação da economia e da qualidade de vida.

Nascida em 1856, em uma clareira onde, um século antes os Bandeirantes estiveram de passagem, a cidade ganhou impulso com a lavoura de café, cultivada pelos imigrantes e fertilizada pela terra vermelha - “rossa” para os italianos e “roxa” no linguajar caboclo. A cidade já foi chamada de Vila de São Sebastião, Vila de Entre Rios, Vila de Ribeirão Preto e finalmente Ribeirão Preto. O santo é o padroeiro do município é São Sebastião.

A terra de Ribeirão Preto transformou a região no maior produtor de grãos na virada do século XIX. Abastecia o mundo inteiro com o que se chamava “ouro verde”.

A antiga clareira, banhada por dois córregos, logo se transformou em uma importante cidade, ligada ao país por ferrovia, telefonia e rodovias.

O desenvolvimento trouxe novas culturas, como a cana-de-açúcar, a soja, o milho, o algodão, a laranja e implantou uma forte agro-indústria. Mais de 80 municípios compõem a região de Ribeirão Preto. São 3 milhões de habitantes que ocupam uma área de 30 mil km2. A renda per capita é semelhante à de alguns países da Europa Mediterrânea e praticamente o dobro da média brasileira.

A região de Ribeirão Preto é uma das mais ricas do Estado de São Paulo apresentando elevado padrão de vida (renda, consumo, longevidade). Além disso, possui bons indicadores sociais (saúde, educação e saneamento), uma localização privilegiada, próxima a importantes centros consumidores, e acesso facilitado devido à boa qualidade da infra-estrutura de transportes e comunicação. Nestes aspectos destaca-se o município-sede da região, Ribeirão Preto, que se constitui num pólo de atração das atividades comerciais e de prestação de serviços, cuja área de influência extrapola os limites da própria região de governo, estendendo-se para as regiões de Franca, Barretos, São Carlos, São João da Boa Vista e outras do próprio Estado de São Paulo e de outros estados.

A região também constitui em um dos principais centros universitários e de pesquisa do estado e do país, com destaque para as áreas médicas em Ribeirão Preto, engenharia em São Carlos, agronomia e veterinária em Jaboticabal, zootecnia e engenharia de alimentos em Pirassununga, entre outros. Assim, a região consolida-se como um dos principais pólos de geração de tecnologia e mão de obra qualificada do país. Os excelentes indicadores econômicos e sociais do município ancoram-se em uma estrutura econômica forte e diversificada tanto no município como na região. Em primeiro lugar deve-se destacar o desempenho da agricultura. A qualidade dos solos (uma grande mancha de terra roxa) e do clima, fazem com que esta seja uma das principais regiões agrícolas do Estado de São Paulo e do país, caracterizando-se por uma grande produção e por elevados níveis de rendimento das culturas, com destaque para a cana de açúcar, a laranja, a soja, o amendoim, a fruticultura em geral, entre outras.

Em relação à indústria deve-se destacar, em primeiro lugar, a força da agroindústria, que está muito relacionada ao desempenho do setor primário. A região é a maior produtora mundial de açúcar e álcool. As usinas representam uma das principais atividades econômicas da região. São 21 usinas que empregam em torno de 8.000 empregados. Isso acaba estimulando o desenvolvimento de outros setores, como por exemplo, o de máquinas agrícolas e equipamentos para usinas. Além das usinas, faz-se presente na região, várias indústrias de suco de laranja, beneficiadoras de café, soja, amendoim, etc.; indústrias alimentícias, indústrias de ração, fertilizantes, entre outras. Ou seja, existe um amplo complexo agro-industrial na região.

Além da agroindústria percebe-se na região a presença de outros setores industriais relevantes: o de equipamentos médicos-odontológicos e farmacêuticos em Ribeirão Preto, o setor calçadista em Franca, o setor metal-mecânico em Sertãozinho, Matão, Araraquara e São Carlos; entre outros.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados