Software: sistema de águas subterrâneas será lançado no congresso

Durante o XIV Encontro de Perfuradores de Poços serão apresentados diversos trabalhos. Um deles, apresentado pelo consultor de Recursos Hídricos, Josimar Alves de Oliveira fala do SAS – Sistema de Águas Subterrâneas. Um poderoso sistema de informações de recursos hídricos para águas subterrâneas desenvolvido para gerenciamento, armazenamento e tratamento de dados de poços. O software é destinado a profissionais e empresas que trabalham com perfuração de poços, e especialmente em atividades ligadas ao monitoramento de poços e gestão de aqüíferos. O SAS permite cadastrar poços de qualquer natureza e quantidade em um poderoso banco de dados, armazenando e gerenciando todos os dados do poço, desde a ficha técnica; perfil construtivo e litológico; monitoramento de níveis e vazões de poços/dessalinizadores; perfilagem geofísica; classificação hidroquímica e balanço iônico de análises de água; testes de bombeamento; mapas de localização e mapas georreferenciados (GIS). Integrando as mais modernas ferramentas disponíveis com a geração de relatórios e consultas aos dados armazenados, o sistema oferece uma ferramenta robusta para profissionais e empresas que lidam com gerenciamento e perfuração de poços.

Apesar do avanço das tecnologias de informatização, o setor de águas subterrâneas no Brasil recente de ferramentas que auxiliem empresas e órgão do governo no armazenamento e gerenciamento de dados de poços, são poucas as opções de softwares desenvolvidas no País para a área de hidrogeologia e poucas existentes são importadas de outros países. Nessa mesma linha, há ainda uma carência enorme de programas computacionais para as áreas de perfuração de poços e de gestão de aqüíferos. Apesar de alguns poucos esforços recentes em nível nacional, o Brasil ainda não dispõe de uma política que oriente a organização das bases de dados existentes em vários Estados brasileiros. O SAS – Sistema de Águas Subterrâneas com o objetivo de auxiliar profissionais liberais e empresas públicas e privadas dos segmentos de perfuração, instalação, recuperação, operação e manutenção de poços, e órgãos públicos ligados a programas de gestão de aqüíferos e perfuração de poços. É um sistema de gerenciamento de dados, criado com a finalidade de cadastrar poços de qualquer natureza e quantidade, armazenando e gerenciando todos os dados do poço, desde a ficha técnica, perfil litológico, análise química de água e teste de bombeamento, além de outras características que o tornam uma ferramenta indispensável para quem trabalha com águas subterrâneas.

Sua interface gráfica, interligada a uma base de dados relacional das mais confiáveis, traduz na facilidade de operação e manutenção, que permite ao usuário a inclusão de dados de forma extremamente prática. O programa foi desenvolvido para o ambiente gráfico do sistema Microsoft® Windows. O programa possibilidade a classificação da água para diversos métodos hidroquímicos, sendo o único software do mercado a oferecer métodos para a área petroquímica. Os principais métodos disponíveis são: Schoeller & Berkaloff (potabilidade), Wilkox (irrigação), Piper (íons dominantes), Langelier e Rysnar (corrosividade da água), e Palmer, Bojarsky e Sulin (classes para a área petrolífera).

Gerenciamento de Dados - Armazenamento de Informações Hidrogeológicas e Construtivas de Poços, Armazenamento de Informações Hidroquímicas de Água, Armazenamento de Informações de Testes de Bombeamento, Monitoramento de Dados de Nível e de Produção de Poços e de Dessalinizadores, Armazenamento de Informações de Perfilagem Geofísica.

A principal característica de sistemas de gerenciamento de grandes volumes de dados é a capacidade de criação de consultas para apresentação de dados em forma tabular e gráfica. O SAS disponibiliza ao usuário uma poderosa ferramenta de pesquisa da dados, capaz de realizar pesquisas simples e complexas com rapidez e confiabilidade. Os resultados das pesquisas podem sem exportadas para outras formas de armazenamento e, então, graficados ou visualizadas através da utilização das ferramentas apropriadas e mapas.

O programa já atende a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado Rio Grande do Norte (SERHID), Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (CAERN) e várias empresas de perfuração. Já estão em estudo novas funcionalidades comos interpretação de testes de aqüífero, hidroquímica, integração com GPS, orçamento, geração de mapas de contorno.


Janela de entrada de dados: ficha de locação


Janela do componente de pesquisa

 

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados