Sessão solene: emoção, homenagem e compromisso com as águas subterrâneas

... Será que damos realmente o valor que a água merece? Com essa indagação, autoridades presentes na abertura do Encontro Nacional de Perfuradores de Poços prometeram intensificar debates e discussões sobre as águas subterrâneas.

A cerimônia de abertura do XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e II Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, reuniu diversas autoridades nacionais e estaduais. O tema central do evento foi o Agronegócio e o Uso Racional e Sustentável das Águas Subterrâneas. Fizeram parte da mesa, João Carlos Simanke de Souza, presidente do Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, Julio Tadeu Kettelhut, representando o secretário de Recursos Hídricos João Bosco Senra, Uriel Duarte presidente da ABAS, Paulo Henrique Pastori (vice-prefeito de Ribeirão Preto), Enzo Luiz Nico Jr do DNPM, Nilton Fornasari Filho (Fiesp), Paulo Kitamura (Embrapa), Carlos Alencastre (DAEE) e João Batista Companini, superintendente da Sabesp.

Durante o uso da palavra, João Carlos Simanke de Souza agradeceu a presença de todos e falou da importância de se debater temas variados do uso da água subterrânea, principalmente em Ribeirão Preto, uma das principais áreas do agronegócio brasileiro. “Nesse evento buscamos discutir projetos e buscar a maior interatividade dos participantes”.

Com mais de 600 mil habitantes, Ribeirão Preto é a região que mais se desenvolve no Brasil. Um município abastecido quase que inteiramente por águas subterrâneas. Local ideal pra discussões, palestras e visitação técnica. “Nossa meta é melhorar tecnicamente e atuar cada vez mais nos problemas relacionados às águas subterrâneas”, comprometeu-se o vice-prefeito de Ribeirão Preto, Paulo Henrique Pastori. Durante sua fala, Paulo Kitamura afirmou que a Embrapa vem desenvolvendo o manejo adequado para essas áreas de recarga de aqüíferos, trabalho que conta com parceria de Ongs e diversas entidades. “Trabalhamos com a educação ambiental e nossa preocupação é a recarga dos aqüíferos”, disse ele

O evento - Apelidado de “Século da Água”, o século 21 chama atenção pela discussão sobre o valor da água potável, seja ela superficial ou subterrânea. Ribeirão Preto foi escolhida para sediar o Encontro porque é uma cidade estratégica em relação ao segmento de agronegócios onde a preocupação é a gestão sustentável dos recursos hídricos.

“Miguel Reali evidenciou alguns valores imutáveis da humanidade, entre eles a liberdade relacionada aos valores ecológicos. A minha pergunta é a seguinte: _ Será que damos realmente o valor que a água merece?”, a indagação de Enzo Luiz Nico Jr, chefe do segundo distrito do DNPM, deixou a platéia pensativa. “Não basta falar com nós mesmos e preciso sair dessa porta e levar o ensinamento lá fora”, completou.

A abertura foi importante para firmar parcerias com entidades, meta reforçada pelo gerente da Fiesp, Nilton Fornasari Filho. “Esse encontro foi muito proveitoso, além de debates importantes, acabei encontrando vários colegas de Geologia”. E na oportunidade, ocorreu o lançamento da Cartilha de Orientação Para a Utilização de Água Subterrânea em São Paulo, uma parceria entre ABAS e Fiesp (veja página 15).

Já Julio Tadeu Kettelhut da SNRH e representando o secretário João Bosco Senra, defendeu que o momento requer traçar novas políticas de águas. “A SRH está tecnicamente avançada no que diz respeito a águas superficiais, mas as águas subterrâneas ainda não têm a mesma comunicação. Por isso estamos atentos e trabalhando nisso”, afirmou.

Homenagem - A noite trouxe uma homenagem ao saudoso Dr. Celso Antonio Perticarrari, diretor do DAEE - Dep. de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo e membro atuante da Bacia do Pardo. Um grande incentivador nos avanços da Política Estadual de Recursos Hídricos. “Em tempos de mensalinhos e mensalões, Celso tinha um imenso respeito com o que conhecemos pela coisa pública. Era um funcionário público exemplar na conduta da regional do DAEE. Profissional sério e estudioso das questões ambientais, tendo deixado grande contribuição junto à Secretaria Executiva do Comitê da Bacia hidrográfica do Pardo que ocupou por 9 anos. Homem simples, de coração aberto e um amigo fiel”, falou emocionado Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, do DAEE. A esposa e o filho Cassiano Perticarrari marcaram presença no evento. Os presentes assistiram um “vídeo feito com o coração”, mostrando momentos felizes da vida do homenageado”.

Após as considerações finais, ocorreu a abertura oficial da Feira de Produtos e Serviços e um sofisticado coquetel. Drinks, petiscos deliciosos e muito bate-papo.

Fotos:


Paulo kitamura: afirmou que Embrapa vem desenvolvendo o manejo adequado para as áreas de recarga de aqüíferos


Julio Tadeu Kettelhut: “A SRH está tecnicamente avançada no que diz respeito às águas superficiais, mas as águas subterrâneas ainda não têm a mesma comunicação”

“Águas subterrâneas são a grande reserva estratégica de água doce do mundo”
O ABAS informa falou com Paulo Alencastre, do DAEE – Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento e diretor da Bacia do Pardo Grande. Num rápido bate-papo, a importância do encontro para o segmento, avanços da política nacional de recursos hídricos e projetos do departamento...

O quer o Sr. achou do Encontro Nacional de Perfuradores de Poços?
Importantíssima a realização de eventos dessa natureza, pois além da promoção do debate técnico de alto nível, temos a oportunidade da convivência com profissionais que atuam nas mais variadas áreas, despertando o interesse prático e científico de todos.

A seu ver, o que falta ao segmento de águas subterrâneas?
Mais difusão de tudo que temos feito, por exemplo: os avanços da Política Nacional de Recursos Hídricos, as Políticas Estaduais de Recursos Hídricos, a implantação dos instrumentos de Gestão de Recursos hídricos, além obviamente dos avanços tecnológicos no campo da exploração dos recursos naturais. Essas informações não chegam ao grande público, portanto são ignoradas.

Como tem sido a atuação do DAEE?
O DAEE enquanto órgão gestor dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, vem a décadas trabalhando no sentido da proteção e do melhor uso das Águas Subterrâneas do estado. Com a aplicação da lei 6.134/88, decreto 32955/91 e da portaria DAEE 717/96, a outorga de uso dos recursos hídricos, tem um papel primordial tanto no conhecimento dos poços já perfurados como o controle de perfurações futuras. No campo técnico, está em fase final de elaboração o mapa hidrogeológico do Estado de São Paulo, que o DAEE está executando em colaboração com outros órgãos da administração estadual.

O que O DAEE espera do segmento águas subterrâneas?
Todos sabemos que as águas subterrâneas são a grande reserva estratégica de água doce do mundo. No Brasil e principalmente no Estado de São Paulo, isto não é diferente. O DAEE tem participado de todos eventos onde o tema seja “água” e está empenhado, com a participação de vários técnicos no projeto Sistema Aqüífero Guarani, da OEA/GEF. Com a escolha de Ribeirão Preto para um dos 4 Projetos Pilotos, o interesse do DAEE em fazer parte desses estudos vem aumentando dia a dia. Como exemplo, o escritório de apoio técnico do Projeto Piloto de Ribeirão Preto, está funcionando dentro das instalações da nossa sede regional. Além disso, vários municípios que fazem parte da nossa diretoria regional, se abastecem exclusivamente por água subterrânea, o que aumenta nossa preocupação e responsabilidade com sua exploração e uso.


Paulo Alencastre

 

Produtos, novidades e bons negócios

Expositores da Feira de Produtos e Serviços do XIV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços fizeram um balanço dos contatos e da divulgação dos novos produtos para o mercado

Uma viagem à tecnologia e grandes lançamentos para o mercado de águas subterrâneas. Durante o XIV Encontro de Perfuradores de Poços, várias empresas exibiram boas práticas através dos estandes, além de tecnologias desenvolvidas e as lições aprendidas e empregadas no setor de águas subterrâneas em suas diversas aplicações e utilizações. A Exposição Paralela e Feira de produtos e Serviços proporcionou grandes negócios durante o evento. Dentre os expositores, Amanco Brasil, Bombas JVP, Bombas Leão, Bombas Vanbro, C.R.I. Bombas Hidraulicas, Caimex, Chicago Pneumatic, Ciclo Brocas, Cordeiro Fios e Cabos Elétricos, Dancor, DAEE, Drill Center, Ebara, Anauger, Mojave, Panozon Ambiental, Pleuger, Prominas Brasil, Sabesp, Sampla, Sidrasul Sistemas Hidráulicos, Sondadrill, System Mud, Technomine, Tefil, Trionic, EBM e Vlaper. O ABAS informa circulou entre os expositores e traz um balanço das novidades e da atuação das empresas. Apesar do contato eletrônico com TODOS os expositores, uma pequena minoria não respondeu aos questionamentos. Esses serão mostrados na próxima edição do informativo. Com vocês, empresas em destaque...

“Nossa participação foi positiva, impulsionada pela boa fase atual do mercado. Esperamos que o quadro atual de poços permaneça, motivando-nos a novos investimentos e melhorias destinadas aos nossos clientes. O foco foi disseminar as diversas alternativas tecnológicas e científicas, além da eficácia e da alta qualidade de nossos produtos. Tivemos ênfase na linha da Manutenção, com especial destaque para o Hexa T, um dos nossos carros-chefe”.


Eugênio Pereira – System Mud


“Participar do Encontro tem sido cada vez melhor para nossa empresa. É uma oportunidade de confraternizar junto aos clientes, fornecedores e amigos de todo o país. Trouxemos inovações tecnológicas em ferramental, produtos de alta performance focados na melhor relação custo x benefício e que possibilitram utilizar a capacidade máxima dos compressores de alta pressão, economizando tempo de funcionamento”.


Álvaro Magalhães Júnior – Sidrasul

“A presença da Perfuradores.com no evento foi de fundamental importância. Nosso site traz inúmeras vantagens e benefícios ao mercado em geral e pudemos informar muitos de nossos clientes, e novos parceiros, sobre as diversas modificações e melhorias no portal. E tem mais, o portal acaba de inaugurar a plataforma [ Negócios], voltada exclusivamente para a geração de consultas aos perfuradores, fornecedores e consultores do mercado de águas subterrâneas. Além disso, há novas ferramentas e canais, como o Comunicação [Negócios, onde divulgamos produtos e serviços sem custos adicionais aos mais de 20 mil internautas que nos acessam mensalmente”.


Ariane Roldan – Perfuradores.com

“A relação custo x benefício foi positiva, a empresa se fez presente e pode se mostrar um pouco mais nesse ramo pouco explorado por nós. A JCTM oferece equipamento utilizado para estudar o nível de poços, que poucos profissionais do ramo tinham conhecimento, porém que é primordial no estudo para perfuração. Nossa empresa atua na área de instrumentação para hidrologia, meteorologia, poluição atmosférica, qualidade dágua, serviços de instalação e treinamento dos equipamentos oferecidos por nós, e também serviço de reparo de equipamentos para hidrologia”.


Juciléia de Freitas e Cintia Souza - JCTM

“A PROMINAS participa desde o primeiro Encontro de Perfuradores, neste especialmente, ficou marcado pelos profissionais empreendedores que deram um salto de qualidade e de profundidade em seus serviços de perfuração. Estiveram presentes, clientes que adquiriram sondas roto-pneumáticas modelos R-3HS e R-4HS relatando perfurações em grandes profundidades com excelentes resultados de grandes vazões e com boa qualidade de água. A Prominas apresentou sua completa linha de sondas, começando pela R-0 que perfura em garagens de prédios até a R-4H para perfuração de grandes profundidades, com uma gama de opcionais para atender as diversas necessidades do mercado”.


José Lázaro Gomes – Prominas

“O balanço da participação da EBARA foi muito bom, visto que o XIV Encontro de Perfuradores abordou temas atuais ligados ao setor de perfuração de poços, que são de fundamental importância para todos que estão inseridos neste mercado. Além de levar nossa linha de produtos já consolidada comercialmente, foi feito o lançamento dos motores M4P2/C2 440V monofásico até 2,50 HP; M4A/P7 440V monofásico até 5,00 HP; M4P2/C2 440V trifásico até 2,50 HP e dos motores M6P nas tensões 220V, 254V e 440V monofásicos até 15,0 HP. Outro importante lançamento foi o do Sensor de Temperatura, desenvolvido para aumentar a vida útil dos motores, visto que permite o seu funcionamento dentro de padrões de temperatura que mantenham a integridade do motor”.


José Roberto Santiago – Ebara

“Ficamos satisfeitos, pois neste ano recebemos a visita de um número maior de perfuradores em comparação às exposições anteriores. A Drill Center fez uma parceria com a Actaris, líder mundial em seu mercado para todos os tipos e categorias de medidores. A fim de atender às necessidades de nossos clientes, a empresa passa a oferecer uma gama completa de hidrômetros para instalação em poços tubulares, cobrindo todos os segmentos do mercado de medidores desde residenciais, comerciais e industriais. Entre os pontos positivos, a qualidade dos contatos efetuados foi comercialmente excelente. Pessoas realmente interessadas em bons negócios”.


Apolo Oliva Neto – Drill Center

“Fizemos uma parceria com a Drill Center e mais uma vez o destaque ficou por conta dos equipamentos de perfilagem ótica e geofísica da Robertson Geologging. Apresentamos um perfilador para poços de monitoramento que trabalha com luz Ultra-Violeta e identifica em tempo real se existe contaminação por derivados de petróleo (hidrocarbonetos), sendo capaz de reconhecer, também, qual o tipo de contaminante: gasolina, óleo diesel, etc. Ferramenta ideal para averiguar postos de combustíveis, evitando o gasto com análises em laboratório de amostras não contaminadas”.


David Lacey - Robertson Geologging

“Durante o evento, anunciamos, o lançamento da MAXGEL, uma bentonita com grau de ativação superior, o que significa mais viscosidade com menos quantidade. Vale a pena conferir!”.


Francisco Assis Dantas e Edmilson Vieira - EBM

“A Maxiagua participa sempre, trazendo soluções para problemas de reabilitação de vazão e qualidade de poços, e procura conhecer as necessidades de seus clientes e usuários, e assim, já estamos preparando dois novos trabalhos que deverão ser apresentados no próximo Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Nos últimos meses temos nos concentrado no aprimoramento de tecnologias para desenvolvimento de poços e trabalhando mais ainda na eliminação de ferro-bactérias, com alterações na formulação do FERBAX que o tornou mais potente e adaptado as novas condições das bactérias encontradas em todo País”.


José Paulo Netto - Maxiagua

“O balanço é sempre positivo, no sentido dos contatos com pessoas especializadas, possíveis clientes em nível nacional e também na divulgação de nossos produtos para um mercado especialista e em franco desenvolvimento. Procuramos consolidar nossa linha de produtos de bombas submersas, suas características de desempenho diferenciado na linha de entrada em poços de 4”. Aproveitamos a oportunidade para divulgar dois novos produtos em lançamento que são a bomba de drenagem em aço inox com motor submerso que lhe confere grande vantagem de aproveitamento e o novo pressurizador eletrônico inteligente, totalmente monitorado contra falhas para diversas aplicações”.


Nelson Molina Jr – Bombas Dancor

“A Bombas JVP, lançou dois novos modelos na linha de motobombas submersas para poços artesianos: os bombeadores J04i e J06i, com rotores em aço inoxidável e o modelo 6P5080 com vazão até 100m3/h para poços em 6”. Ainda ingressamos em uma nova linha de produtos, a linha de bombas de águas servidas com o modelo BAS220, com vazão máxima de 40m3/h, bombeando sólidos em suspensão com diâmetro até 20mm, com proporção máxima de sólidos em suspensão no fluido bombeado de 20%, com densidade até 1,15g/cm3. Todos os nossos conjuntos motobombas para água servida são vedados por selo mecânico, com rotor do bombeador semi-aberto, motores WEG II polos, 3450rpm, IP-68”.


Engº.Luiz Alexandre Alves – Bombas JVP

“A Panozon fabrica e comercializa a tecnologia mais moderna do mundo para a desinfecção da água e apresentou o Sistema Ecotag para tratamento da água de poços artesianos. A feira abriu portas para a empresa no mercado já que muitos empresários do setor de água não conheciam a tecnologia de Ozônio Panozon. A empresa apresentou a tecnologia de Ozônio (Sistema Ecotag Panozon), que tem inúmeros benefícios: Mata bactérias 3.000 vezes mais rápido que o Cloro, elimina as concentrações de Ferro, Manganês, derivados de Enxofre e coliformes; sistema único no Brasil, com flexibilidade para pequenas e grandes vazões, elimina organo-clorados e matérias oxidáveis, entre outros benefícios”.


Edie Brusantin e Sônia Santos - Panonzon

“Tivemos a oportunidade de encontrar clientes dos quais comunicamos apenas por telefone e outras empresas parceiras. Neste evento trouxemos o Martelo CIR-200 (Ø 8”) com bits de Ø 10" e 12"e alargadores de 8"-12" e 8"-14", com preços especiais. A Sondadril permanece no segmento oferecendo alguns de seus produtos como martelos, bits e hastes, com uma política de qualidade, preço e pronta entrega”.


Nuno Costa - Sondadril

“Em linhas gerais a feira foi bastante positiva para a Sampla do Brasil, pudemos estabelecer novos contatos e fortalecer os que já tínhamos. A empresa apresentou de novidade a tubulação flexível RYLBRUN de poliuretano até 6”. A nosso linha agora tem os dois tipos de materiais, que são borracha atóxica e poliuretano também atóxico. Sendo que cada tipo de material tem as suas vantagens e desvantagens, mas sempre muito mais competitivos do que os tubos rígidos convencionais. Colocamos também em exposição algumas mangueiras para a área de açúcar já que na região de Ribeirão Preto concentra-se a maior quantidade de usinas do País”.


Moisés Macen - Sampla do Brasil

“Tivemos uma impressão muito positiva do evento em linhas gerais e sentimos que o segmento de reabilitação de poços tem pouca divulgação e precisaria de mais atenção no futuro! A Berlinwasser oferece todo tipo de serviços para poços com várias décadas de operação no maior sistema de saneamento básico da Alemanha; a Berlinwasser, operando mais de mil poços. Nossa empresa trabalha com consultoria técnica, reabilitação com tecnologias novas e patenteadas, reformas, diagnósticos, automatização, monitoramento etc”.


Rainer Schröer – Berlinwasser

Lançada cartilha sobre água subterrânea em parceria com a Fiesp

A água é insumo básico para a maioria dos segmentos industriais. Tendo em vista os custos crescentes cobrados pelas concessionárias públicas, bem como do tratamento das águas superficiais, associados à sua escassez nas grandes metrópoles, os mananciais subterrâneos estão ganhando importância estratégica para o abastecimento. Diante do quadro e reconhecendo a importância e o crescente interesse na utilização dessa fonte alternativa pelo setor industrial paulista, a ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas) e a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) firmaram parceria para a edição da “Cartilha de Orientações para a Utilização de Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo”.

A publicação contou com o apoio de Carlos Eduardo Giampá e Walter Galdiano da DH Perfurações de Poços e de Anicia Aparecida Baptistello Pio, especialista em Recursos Hídricos da Fiesp. O trabalho contou com a supervisão do presidente da ABAS Uriel Duarte e de Paulo Skaf, presidente da Fiesp. A meta é disponibilizar informações práticas e adequadas sobre os procedimentos e cuidados a serem observados quando da perfuração de poços tubulares. Outro objetivo é orientar as empresas na escolha alternativa de abastecimento de boa qualidade e de baixo custo. A publicação alerta os usuários industriais sobre a necessidade de uma exploração racional e adequada dos mananciais subterrâneos, significativamente mais vulneráveis e de difícil recuperação quando contaminados. A cartilha integra-se, ainda, no contexto das ações de conscientização do setor industrial para a adoção de práticas de conservação da água e de produção mais limpa, minimizando a geração de resíduos e efluentes, visando à conformidade ambiental da indústria paulista. “Acreditamos estar cumprindo nossa missão, em consonância com as Metas de Desenvolvimento do Milênio, objetivando uma atuação com responsabilidade social, de forma a garantir melhores condições de vida para a sociedade”, afirmou Nelson Pereira dos Reis, diretor titular do Departamento de Meio Ambiente da Fiesp.

Já a ABAS vê na publicação, o esclarecimento para grandes usuários de águas subterrâneas e poços tubulares profundos. “Buscamos um texto conciso e prático, capaz de ser compreendido por profissionais e não necessariamente especialistas. Foi considerado também o contexto das Águas Subterrâneas dentro dos Recursos Hídricos como um todo, tendo sido mencionados e divulgados as principais Leis Federais e Estaduais, assim como os órgãos de gerenciamento e fiscalização”, disse Uriel Duarte, presidente da ABAS.

A cartilha traz informações sobre o Selo de Credenciamento, tipos de poços, tabela de orientação e cuidados que devem ser tomados quanto a proteção dos aqüíferos frente às contaminações.


Representantes da Fiesp e os geólogos Carlos Eduardo Giampá, Walter Galdiano e Uriel Duarte durante o lançamento da cartilha sobre águas subterrâneas

 

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados