Curitiba se prepara para o XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

Uma cidade de muitos sotaques, possuidora de características próprias, sobretudo européias. Assim é Curitiba que com a vinda dos imigrantes poloneses, ucranianos, alemães, italianos, japoneses e árabes tornou-se referência mundial pela sua qualidade de vida. Curitiba ficou famosa por oferecer boas condições de vida e a migração, por esta razão, foi extremamente estimulada. Tanto é que hoje 48% da sua população é formada por gente de outras regiões do país. Algumas imigrações silenciosas também puderam ser observadas mais recentemente, a exemplo dos bolivianos, equatorianos, paraguaios, argentinos e, ultimamente, coreanos. Cada etnia forma uma comunidade coesa, que mesmo sendo composta por brasileiros natos, procura manter viva a lembrança, os costumes e a tradição da sua terra de origem. E o XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas promovido pela ABAS será realizada nessa cidade acolhedora. O evento que tem como tema “Água subterrânea para a sociedade - Saúde, Irrigação e Desenvolvimento Econômico” será realizado de 7 a 10 de novembro, no CIETEP - Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná.

Para os participantes deste congresso e que nunca visitaram a capital do Paraná, esta é uma oportunidade única para visualizar esses aspectos numa cidade que, de certo modo, mantém ainda um clima de província, embora conte com uma população de 1.700.000 habitantes. Todas estas características conferem a Curitiba um coração grande e hospitaleiro que acolherá com alegria e generosidade os participantes do XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Por estas razões e para que “velhos amigos” possam novamente se reencontrar, assim como para aproveitar para participar de discussões sobre as águas subterrâneas no Brasil (políticas, técnicas, negócios, etc), convidamos, desde já, todos os associados e pessoas ligadas ao tema “água”, a comparecerem neste congresso porque somente assim teremos êxito neste que representa mais um dos eventos promovidos pela ABAS.Mesas Redondas - Durante o congresso serão discutidos diversos temas importantes como ´O Sistema Aqüífero Guarani: os avanços no conhecimento técnico e científico´; ´Ciência e Tecnologia no Brasil: o papel das agências de fomento e as instituições multilaterais´; ´Gestão e uso integrado dos recursos hídricos´; ´O papel das águas subterrâneas no desenvolvimento agrícola brasileiro´; ´Estão nossos aqüíferos sob risco de super-exploração?´; ´O mercado de perfuração de poços no Brasil: perspectivas e oportunidades´; ´Hidrogeologia urbana: abastecimento, competição pela água e oportunidades´; ´Remediação de aqüíferos: até onde a tecnologia poderá nos propiciar um aqüífero limpo?´.Envio de Trabalhos - Os trabalhos completos deverão ser enviados eletronicamente, segundo as novas regras até o dia 01 de junho de 2006. Até 01 de agosto os autores serão informados sobre o resultado da análise. Um dos autores gozará de desconto em sua inscrição, devendo obrigatoriamente efetuá-la até a data de 10 de setembro, para que seu trabalho seja publicado e inserido na grade da programação para apresentação. Cada inscrição valida a publicação e apresentação de até três trabalhos técnicos.

Informações na Secretaria Executiva, através do fone/fax: (11) 3104-6412, e-mail: cabas@acquacon.com.br ou no site www.acquacon.com.br/cabas.Imagens:

Temário

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados