Março é mês de festa para o segmento das águas em geral. Dia 22, toda a comunidade estará envolvida com o Dia Internacional da Água. Diversos eventos foram programados no Brasil. Em Minas Gerais, o Núcleo mineiro promove de 22 a 24, o curso de “Perfilagem Geofísica de Poço Aplicada à Hidrogeologia”.

A transposição do Rio São Francisco e o posicionamento da ABAS ganharam a capa da edição. O documento assinado pelo presidente Uriel Duarte, você confere na página 06. E tem ainda as discussões sobre as verdades e mitos do Aqüífero Guarani. Como o assunto é polêmico, qual seria sua análise? Deixe seu comentário no e-mail do ABAS informa: abasinforma@uol.com.br.

Boa leitura e até a próxima edição.

Água no cinema é tema do IV Fórum Mundial do México

O IV Fórum Mundial de Águas, que acontece no México entre os dias 16 e 22 de março, colocará em cena o tema água, presente nas produções cinematográficas e audiovisuais. Com o objetivo de mostrar a importância no cinema nas produções audiovisuais, a organização do Fórum decidiu abrir espaço para todo o tipo de produção, de cinema e vídeos, com foco no tema água. Durante o Fórum, na cidade do México, haverá o I Encontro Internacional de Água e Cinema que se realizará entre os dias 17 e 21 de março. Nestes cinco dias, haverá a exibição de filmes em que a água terá o papel principal. A proposta é valorizar os aspectos artísticos, culturais, espirituais e educativos relacionados com o tema e suas manifestações. A mostra reunirá documentários, curtas e longas de ficção em que o tema água e água subterrâne é abordado dentro de uma perspectiva de sensibilização, educação e mobilização para esta questão. Dentro da programação estabelecida pela Organização das Nações Unidos para a década da água, que vai de 2005 a 2015, o ano de 2006 está previsto como o ano da Água e da Cultura. De acordo com a Unesco, o Dia Mundial da Água, 22 de março, vai celebrar este ano a importância da água no nosso cotidiano e na vida do planeta. “Sem água não há vida e sem cultura não há identidade social” uma das frases presentes na mobilização realizada este ano em favor da água e da cultura no mundo. A Agência Nacional de Águas está organizando, no Brasil, um levantamento das manifestações culturais para integrar um banco de dados sobre o tema. Mais informações no portal da Unesco http://www.unesco.org/water/wwd2006/index_fr.shtml.

Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados