Funceme inicia pesquisa para conhecer melhor o semi-árido

Fundada com a tarefa de produzir chuvas por meio do processo de nucleação artificial, a Funceme teve sua área de atuação ampliada para realização de pesquisas científicas e tecnológicas nas áreas de meteorologia, recursos hídricos e monitoramento ambiental. A missão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vai além da previsão para a quadra chuvosa do Ceará, indicando se é um ano seco ou chuvoso. Embora tenha ficado conhecida como o órgão que “fazia chover” - já que durante muitos anos produziu chuvas por meio da nucleação artificial - nos últimos anos, estudos e pesquisas sobre o semi-árido passaram a ser o foco das atividades da instituição. Entre os desafios, conhecer a natureza no semi-árido e, a partir daí, identificar como se desenvolve o uso sustentável da água.

O presidente da Funceme, Francisco Assis de Souza Filho, diz que a marca “fazer chover” é forte e que a instituição vem trabalhando no sentido de mostrar à sociedade que o objeto de estudo é mais amplo que apresentar a meteorologia. “A função do órgão é entender como se dá a natureza no semi-árido e para compreendê-lo é preciso conhecer os diversos geo-ambientes que existem nele e a variabilidade climática sobre os mesmos. Para tanto, apropria-se de conhecimentos da meteorologia, dos recursos hídricos e ambientais”. Ele ressalta que para se ter uma utilização sustentável desse ambiente é necessário conhecer suas potencialidades e vulnerabilidades, e com isso ajudar na promoção desse desenvolvimento sustentável.

Fundada há 34 anos, o órgão atua nas áreas de recursos ambientais, meteorologia, monitoramento ambiental e recursos hídricos, com a realização de estudos nesses setores como o diagnóstico das áreas degradadas que constatou o índice de 10,2% de desertificação no território cearense. Para Assis Filho, um dos desafios da instituição é fazer com que a tecnologia e o conhecimento que dispõe sejam cada vez mais utilizados pela sociedade na hora de planejar ações ou tomar decisões.


Essa ferramenta pode auxiliar o agricultor a decidir o que plantar e qual o melhor momento. Pela mesma sistemática, a simulação, também é possível fazer a previsão das vazões mensais dos reservatórios, planejamento que possibilita saber a quantidade de água que pode ser liberada por um determinado reservatório.

Satélites, radar, bóias oceanográficas, redes de pluviômetros e de Plataformas Automáticas de Coleta de Dados (PCDs) são os principais equipamentos usados pela área da meteorologia para monitorar e elaborar a previsão do tempo e do clima para o Ceará e região nordeste do Brasil. Alexandre Costa, gerente do Departamento de Meteorologia, lembra que existem várias metodologias para aferir a probabilidade na previsão climática e que a Funceme tem avançado muito nesse setor. Desde 2001, quando instalou o sistema de modelagem atmosférica regional (Rasm), passou a ser a primeira instituição do mundo com previsão climática baseada em modelagem numérica regional, que oferece dados com maior detalhamento do que os modelos globais.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados