Curso de Tratamento da Água em Cuiabá

Encontro apresentou novas tecnologias e agregou’ conhecimento a profissionais da área

No último 25 de março, a capital do Mato Grosso, Cuiabá, sediou o III Curso de Tratamento da Água, realizado pela empresa Eco Química, em parceria com o CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado. O evento contou com palestras ministradas por vários especialistas do setor e participação do Conselho Regional de Química, da FUNASA e da HidroAll. Entre as palestras, “Comparativos no uso de cloros disponíveis no mercado - cloros inorgânicos e o cloro orgânico” e “Uso alternativo de cloração e fluoretação simultâneas com os tabletes Duo Tab”, ambas ministradas pelo especialista Paulo Ricardo de Andrade.

A HidroAll do Brasil é uma empresa brasileira em compostos clorados de origem orgânica. O lançamento do Duo Tab inovou no conceito de qualidade e praticidade. O produto foi patenteado pela empresa e é o único que possibilita a cloração e a fluoretação simultâneas em sistemas de tratamento de água, viabilizando a manutenção do padrão de potabilidade, exigido em legislação.

O curso de Tratamento de Água foi aberto a gestores municipais, engenheiros sanitaristas, diretores dos departamentos de águas dos municípios do estado de Mato Grosso, estudantes e responsáveis pelo tratamento das águas de empresas privadas.

Ciclo de palestras marca comemorações no Centro Oeste

Seminário comemorativo ao Dia Mundial da Água foi realizado em Goiás nos dias 22 e 23 de março. Os participantes acompanharam palestras envolvendo temas sobre os recursos hídricos do Brasil, o uso e conservação da água, a relação água e meio ambiente, entre outros assuntos. Os temas discutidos foram “Uso Múltiplo de Reservatório”; “Ações Atuais dos Comitês das Bacias Hidrogáficas do Rio Meia Ponte e do Rio dos Bois”; “As Outorgas do Uso da Água em Goiás”; “Explotação Aqüífera em Aglomerado Urbano: Setor Oeste de Goiânia”, “Uso Múltiplo de Reservatório”; “A Barragem do João Leite: Construção, Monitoramento e Impactos”, “Impacto da Água em Obras Rodoviárias”; “Qualidade das águas nos Lagos de Goiânia”; “Bioindicadores Ambientais na Bacia do Ribeirão João Leite”; “Atuação da Semma para proteção dos Cursos de Água em Goiânia”; “Plano Nacional de Recursos Hídricos: Bacia do Tocantins – Araguaia”; “Divisão e Classificação das Bacias Hidrográficas em Goiás: Método de Otto Bacias”; “Ações da Engenharia e suas Implicações nos recursos Hídricos” e “Transposição das Águas do Rio São Francisco”.

Renato Blat Migliorini
Presidente Núcleo
Centro-Oeste
rena@cpd.ufmt.br

 

Simpósio Homenageia o Dia Mundial da Água

O Simpósio de Geologia da Amazônia apresentou 12 sessões temáticas, cinco excursões técnicas e turísticas, quatro mini-cursos, quatro workshops, um deles em homenagem ao Dia Mundial da Água. Foram oito palestras e três mesas redondas. Entre os palestrantes o diretor presidente da CPRM, Agamenon Dantas, apresentou o tema: Atuação do Serviço Geológico no Brasil e na Amazônia.

Já o secretário de Geologia, Mineração e Transformação do MME, Cláudio Scliar, falou sobre Amazônia Mineral: Presente e Futuro.
José Bandeira
de Mélo Júnior
Presidente do
Núcleo Amazonas
(92) 642-8119
bandeiramelo@horizon.com.br

Cursos de Bombeamento e Perfilagem

A CERB (Cia. de Engenharia Rural da Bahia) promoveu este ano dois cursos de aperfeiçoamento e reciclagem para o seu quadro funcional na área de hidrogeologia com o apoio da ABAS. O primeiro foi realizado entre os dias 2 e 9 de fevereiro e ministrado pelo professor Geraldo Girão Néri. O tema do encontro foi a “Interpretação de Perfilagem Geofísica Aplicada a Água Subterrânea”.

A carga horária total desse evento foi de 50 horas, dividido em um módulo teórico de 30 horas realizado na sede da empresa, além de 20 horas de prática, incluindo uma viagem ao campo e visita à unidade da Hidrolog em ação. Em destaque a perfilagem de um poço da CERB no município de Tucano, na Bahia.

O segundo curso foi “Interpretação de Ensaio de Bombeamento” visando a determinação de parâmetros hidrodinâmicos de poços e aqüíferos em meios porosos. O professor palestrante foi o Geólogo Fernando A.C. Feitosa, funcionário da CPRM. O treinamento teve carga horária de 30 horas e aconteceu entre os dias 27 a 31 de março. O evento contou com a presença de funcionários da CERB, DNPM e empresas particulares.

Godofredo Correia
Lima Júnior
Presidente Núcleo Bahia
E-mail: godofredolima@aol.com
godofredolima@cerb.ba.gov.br

Paraná promove coquetel para lançamento do Cabas 2006

Curitiba, uma cidade de muitos sotaques, se orgulha do cinturão verde em torno do município. A diversidade na cultura está visível da culinária ao artesanato local. È uma cidade famosa por oferecer boas condições de vida e a migração, por esta razão, foi extremamente estimulada. Os participantes do XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas que nunca visitaram a capital do Paraná terão oportunidade única para visualizar esses aspectos numa cidade que, de certo modo, mantém ainda um clima de província, embora conte com uma população de 1.700.000 habitantes.

Todas estas características conferem a Curitiba um coração grande e hospitaleiro que acolherá com alegria e generosidade os participantes do XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Os profissionais ligados ao segmento das águas subterrâneas se novamente se reencontrar e, desta vez, participam de discussões sobre as águas subterrâneas no Brasil (políticas, técnicas, negócios, etc). O tema do encontro é “Água Subterrânea para a Sociedade - Saúde, Irrigação e Desenvolvimento Econômico”.

Na programação preliminar constam cursos específicos, palestras para a comunidade, discussões, visitas técnicas, exposição de produtos e serviços.

Convite – E a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Núcleo Paraná tem a honra de convidar os leitores para participarem do coquetel de lançamento do XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. O evento acontece no dia 28 de abril, a partir das 18 horas, nas dependências do Mabu Royal & Trade Hotel, em Curitiba, no Paraná. “Será um evento festivo com a presença de diversas autoridades”, garantiu o geólogo

Everton Luiz da Costa Souza, presidente da ABAS Paraná.

Everton Luiz Costa Souza
E-mail: veto@pr.gov.br; villanisouza@brturbo.com.br

Ceará: atividades no Dia Mundial da Água

A ABAS Núcleo Ceará promoveu atividades em comemoração ao Dia Mundial das Águas, comemorado no Dia 22 de Março, na Unifor. No período da manhã, o engenheiro Berthyer P. Lima (COGERH) debateu com o seguinte tema: “Cobrança de Água Bruta no Ceará”. Já André Luiz Coutinho Luz, do Ministério do Meio Ambiente discutiu sobre o “Plano Nacional de Recursos Hídricos”.
Na parte da tarde, o tema do debate foi “Inteligência Artificial Aplicada ao Meio Ambiente” ministrado pelo engenheiro Mêuser Valença, da CHESF. Logo após, tarde de autógrafos e lançamento do livro “Aplicando Redes Neurais”. A obra surgiu da idéia de se associar previsões hidrológicas (que utilizam geralmente modelos conceituais e modelos estatísticos de Box-Jenkins) à tecnologia de Redes Neurais que se apresentam como poderosa ferramenta para problemas de aproximação de funções.
A comemoração terminou com cerimônia de posse da nova diretoria do Núcleo ABAS-CE/PI/MA e um badalado coquetel com a presença de profissionais, autoridades e população.
Francisco Said Gonçalves
Presidente Abas-CE
said@sohidra.ce.gov.br
Fone: (85) 9983-5183 cel

SC promove seminário em

Homenagem ao Dia da Água

No dia 22 de março celebrou-se o “Dia Mundial da Água”, estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1993 e referendado no Brasil através da Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003. Os Estados são convidados a realizar, nesta data, atividades que promovam a conscientização pública a respeito da necessidade da conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos, através de publicações e difusão de instrumentos adequados para esta finalidade. Sendo assim, o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Bráulio Brabosa, promoveu o lançamento com ampla comemoração para a data.

Entre as ações, o lançamento do “Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina – SIRHESC”, um portal integrador de conteúdo sobre a gestão de recursos hídricos que o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, está disponibilizando aos Comitês de Bacias, usuários dos recursos hídricos e população em geral, para um gerenciamento efetivamente descentralizado e participativo dos recursos hídricos catarinenses.

Na ocasião também foi lançada a cartilha “Água – recurso para a manutenção da vida”, elaborada pela equipe de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável - SDS e editada através do Programa PRAPEM/ Microbacias 2. A publicação tem, justamente, a finalidade didática de conscientização e de motivação para o conhecimento e conservação dos recursos hídricos do nosso Estado, isto é, em cada um dos municípios e bacias catarinenses.
A comemoração, organizado pela Federação Catarinense de Associações de Municípios – FECAM em parceria com o Governo do Estado, teve início às 16h15, no Hotel Cambirela. E o tema do evento foi “Seminário Catarinense sobre Administração Local e Desenvolvimento”.
Luis Francisco de Andrade Pacheco
Presidente do Núcleo-SC
bioaditivo@bioaditivo.com.br

 

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados