Congresso Brasileiro de Geologia recebe trabalhos técnicos

O XLIII Congresso Brasileiro de Geologia, que será realizado no período de 3 a 8 de setembro, na cidade de Aracaju (SE), terá como tema central “As Geociências e as Sociedades do Futuro”. Entre as propostas temáticas da programação, sessões técnicas, simpósios, mesas redondas, reuniões, excursões, cursos e grandes conferências envolvendo temáticas atuais e abrangentes.
A comissão organizadora pretende que o Congresso seja um importante difusor dos avanços científicos nacionais e internacionais, contribuindo para o desenvolvimento das Geociências e para o incremento do conhecimento dos recursos minerais, das águas subterrâneas e das questões ambientais.
Envio de trabalhos - Interessados em participar do Congresso com trabalhos devem enviar os materiais até o dia 15 de maio de 2006. Os interessados podem obter mais informações no seguinte endereço: www.43cbg.com.br.

Desenvolvimento no Mediterrâneo traz risco ambiental

A região mediterrânea sofrerá cada vez mais problemas ambientais e disparidades econômicas nos próximos 20 anos, a menos que o desenvolvimento seja controlado, advertiu a Organização das Nações Unidas (ONU) na terça-feira. A desertificação ameaça o sul e o leste, enquanto metade dos 46 mil km que formam sua faixa costeira está sendo preparada para construção até 2025, segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A região, que liga mais de 20 países, abriga 7 por cento da flora marinha e das espécies animais conhecidas no mundo.
“Decisões difíceis terão que ser tomadas se o Mediterrâneo quiser preservar sua beleza natural e a qualidade de vida que tornou a região um dos locais mais atraentes do mundo”, disse Mohamed Ennabli, ex-ministro do Meio Ambiente da Tunísia, que é vice-presidente do chamado “Blue Plan” do Pnuma.
Ele disse em Genebra que “o objetivo do relatório é destacar o fato de que, se não corrigirmos as tendências atuais, estaremos rumando direto para uma parede”. Existe uma necessidade de reduzir a disparidade econômica entre os dois lados do Mediterrâneo, que atualmente abrigam mais de 427 milhões de pessoas, a fim de se manter a estabilidade local, acrescentou Ennabli.
O relatório prevê que a população que vive ao longo do Mediterrâneo aumentaria em 96 milhões de pessoas até 2025, com três em cada quatro vivendo em áreas urbanas. “A procura por água vai aumentar em cerca de 25 por cento nos próximo 20 anos. Se conseguirmos administrar melhor os recursos hídricos, que atualmente estão sendo desperdiçados, poderíamos recuperar entre 20 e 25 por cento”, disse o co-autor do relatório, Guillaume Benoit, a jornalistas.
A região sofre de um déficit de água e a irrigação para fazendas já toma até 80 por cento dos recursos disponíveis em algumas áreas, segundo o relatório, compilado por 300 especialistas.

Fonte: Reuters

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados