De Belo Horizonte para o Brasil, a discussão do monitoramento das Águas Subterrâneas

O I Simpósio Latino-Americano de Monitoramento dos recursos subterrâneos promete movimentar autoridades, especialistas e profissionais ligados ao setor das águas subterrâneas

O Núcleo Minas Gerais da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas está promovendo o I Simpósio Latino-Americano de Monitoramento das Águas Subterrâneas, uma atitude pioneira no Brasil, com o objetivo geral de apresentar e discutir o estado da arte das técnicas relacionadas a esta atividade e de revelar a sua importância na gestão dos recursos hídricos e das respectivas legislações. O evento será realizado de 23 a 26 de abril, no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas, em Belo Horizonte.
O simpósio busca divulgar a experiência nacional e internacional no monitoramento das águas subterrâneas, através da criação de um fórum de discussão, onde o tema central será tratado sob a perspectiva de estudos e projetos hidrogeológicos em geral, incluindo: desenvolvimento de modelos; avaliação de mananciais subterrâneos; rebaixamento de nível d’água; controle dos volumes extraídos nos pontos de captação; contaminação de solos e águas subterrâneas; avaliação de riscos ambientais; acompanhamento e controle da qualidade da água; e o manejo sustentável de nossas águas e do meio ambiente, no qual elas tanto influenciam.
Dirige-se a técnicos, cientistas, professores e administradores da área de tecnologia, meio ambiente e recursos hídricos, responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico, monitoramento e gestão das águas subterrâneas.
Aplica-se às empresas de saneamento estaduais e municipais, associações e entidades de defesa do meio ambiente, universidades e centros de pesquisas, mineradoras e companhias de água mineral, indústrias petrolíferas e distribuidores de derivados de petróleo, agronegócios, consultorias e instituições públicas responsáveis pela gestão de recursos hídricos.

A abertura do I Simpósio Latino-Americano de Monitoramento das Águas Subterrâneas trará a presença de várias autoridades. Na oportunidade acontece a inauguração da exposição técnica que será feita pelo presidente da ABAS, Uriel Duarte. Após a solenidade será servido sofisticado coquetel. O jantar de confraternização está programado para o dia 26 de abril, no Restaurante Rancho Fundo. A área de estandes no Centro de Convenções do CDL/BH conta com a participação de muitas empresas, entre elas, Clean Environment, Schlumberger e CREA/MG.
Comissão Organizadora
A comissão organizadora do I Simpósio Latino-Americano de Monitoramento das Águas Subterrâneas realizado em Belo Horizonte tem como presidente Antônio Tarcísio de Las Casas, presidente da ABAS Minas Gerais. Os membros são Andréa V. M. França (CODEMIG), Fernando Carneiro (COPASA) e Dalmo Pereira (Geosol). O presidente da Comissão Científica é Celso Oliveira Loureiro (DESA/UFMG) e os membros, Aldo da Cunha Rebouças (PEA/USP), Décio Beato (CPRM), Dorothy C. Pinatti Casarini (CETESB), Ricardo Hirata (USP) e Suely S. P. Mestrinho (CEPEX / UCSAL).







Inscrições
As inscrições poderão ser pagas através depósito em conta corrente, boleto bancário e cartões de crédito VISA ou AMEX. Nas inscrições estão incluídas pasta com material do evento, incluindo os anais, coquetel de abertura e jantar de confraternização. Confira os valores:


 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados