Ciclo de palestras e atividades em Minas Gerais
Seguindo a série de atividades e eventos previstos pela gestão da ABAS-MG presidida por Antônio Tarcísio De Las Casas, foi realizado entre os dias 22 e 24 de março de 2006, o curso: “Perfilagem Geofísica de Poço Aplicada à Hidrogeologia”. Tendo como objetivos, divulgar os fundamentos teóricos e práticos dos métodos geofísicos elétricos, acústicos, mecânicos, radioativos e geométricos de poço, utilizados na pesquisa de água subterrânea, capacitando os clientes nas interpretações qualitativas e quantitativas dos registros dos perfis.
O curso foi ministrado pelo geólogo Geraldo Girão Nery, diretor da Hydrolog e contou com a participação de 20 inscritos, dentre geólogos, engenheiros, químicos, geógrafos, biólogos e técnicos. Segundo a pesquisa escrita, feita no término do evento, houve unanimidade na sua aprovação ressaltando o embasamento teórico e exemplos práticos bastante atualizados.

Banco de Dados em Águas Subterrâneas - Após o “Iº Simpósio Latino Americano de Monitoramento das Águas Subterrâneas”, Minas Gerais realizou uma palestra sobre Visualização e Banco de Dados em Águas Subterrâneas. O evento aconteceu no dia 15 de maio das 14 às 17 horas. A palestra foi ministrada pelo Dr. Nilson Guiguer, vice-presidente da Schlumberger. O objetivo foi apresentar uma nova geração em Software de gerenciamento, tratamento de dados hidrogeológicos e ambientais, o Visual Poços Pro, um programa de entrada e visualização de dados de perfis construtivos e litológicos de poços. O programa foi criado para possibilitar uma correta interpretação hidrogeológica. A palestra foi gratuita e contou com a participação de 19 inscritos.

Modelagem Matemática – No mesmo período foi realizado também, o curso de Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte. O curso, concentrou seu foco nos fundamentos teóricos e práticos, nos aspectos da modelagem matemática de águas subterrâneas, usando o Visual MODFLOW Premium, incluindo MODFLOW, MODPATH, MGO, SEAWAT, MT3D99, Zone Budget, WinPEST e o VMOD 3D-Explorer. Esse curso foi ministrado pelos doutores, Nilson Guiguer e Celso de Oliveira Loureiro, da DESA/UFMG. Contou com a participação de 28 inscritos. A turma foi aumentada devido a grande procura. Segundo a pesquisa escrita, feita no término do evento, houve unanimidade na sua aprovação.

Antonio Tarcísio
de Las Casas
Presidente ABAS-MG
e-mail: abasmg@click21.com.br
Fone: (31) 3238-1884
Fax: (31) 3250-1632





Pernambuco escolhe nova diretoria
O Núcleo Pernambuco realizou eleições para a gestão do Biênio 2006/2007. A nova diretoria visa intensificar a divulgação dos benefícios das águas subterrâneas no Estado e incentivar e desenvolver eventos para o segmento. A nova presidente é Helena Magalhães Porto Lira. Fazem parte ainda da diretoria, Alarico Antônio Frota Mont’Alverne como 1º vice-presidente, José do Socorro Batista como 2º vice-presidente, o secretário geral José Carlos Silva, José Geílson Alves Demétrio, secretário executivo e Waldir Duarte Costa Filho, como tesoureiro.

Conselho Deliberativo - Almany Costa Santos, Antônio Alves de Freitas Filho, João Maria Martins, José de Assis Ferreira, Júlio César Franca de Barreto, Osvaldo Pereira Sobrinho e Reinaldo José Barbosa Lira.

Conselho Fiscal - Edilton Carneiro Feitosa, Benjamin Vasconcelos Neto e Suzana Maria Gico Lima Montenegro. Na suplência do Conselho Fiscal estão Waldir Duarte Costa, Francisco de Assis Jordão Monteiro e Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral.

Wilton Viana Barbosa Junior
Presidente Abas-PE
inform@abaspe.gov.br
Fone: (81) 3269-0161

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados