1ª Jornada Paulista do Aqüífero Guarani.

Local: Botucatu/SP. Dias: 16 a 18/08/06
Presentes da esquerda para direita: Secretário Luiz Amore; DH - Mário Nacimento; Prof. Chang H. Kiang da Unesp/Rio Claro, Valter G.Gonçales da DH Perfuração e Secretário Brasileiro Julio Tadeu.
A água e a agricultura irrigada
1. Situação Mundial e Nacional
Em 1.997 a área irrigada no Mundo era de 260 milhões de hectares, correspondendo a 17% do total agricultado, sendo responsável por 40% da produção total de alimentos. Acredita-se que nesses quase 10 anos tem havido um incremento considerável na área agriculturável, atingindo entre 350 e 380 milhões de hectares. No Brasil nessa época havia cerca de 2.700.000 hectares irrigados, representando apenas 5% da área cultivada , respondendo por cerca de 16% da produção total e por 35% do valor dessa produção. Além de haver uma área total de 16 milhões de hectares passíveis de aproveitamento hidroagrícola, possuímos cerca de 33 milhões de hectares de várzeas, sem contar com o cerrado, hoje já sendo intensivamente cultivado. Atualmente esses números estão acima do crescimento mundial. Há crescente utilização dos mananciais subterrâneos, principalmente o Aqüífero Guarani e a Formação Urucuia.

2. A água virtual e suas considerações

Conforme tem sido publicado em Relatórios do Programa da ONU para o Meio Ambiente e reiterado pelo Secretário Geral Kofi Annan, as ameaças à sobrevivência humana estão nas mudanças climáticas em curso e nas insustentabilidades dos padrões globais de padrão e consumo, já além da capacidade de reposição da biosfera terrestre. Foi recém constatado que, em extensa região da Índia, 21 milhões de agricultores dobraram em 20 anos a produção de alimentos para 200 milhões de habitantes, mas triplicaram o uso das ÁGUAS SUBTERRÂNEAS na irrigação. O Nível d’água que era cerca de 10 metros há 50 anos atrás, hoje está por volta de 400 metros e em vias de exaustão breve. E não é um problema localizado. A Índia, China e Paquistão juntos, utilizam anualmente 400 km3 de Água Subterrânea, o dobro do que é reposto pelas chuvas. E isso vem ocorrendo em várias partes do Mundo, principalmente nos EUA e na África, sendo que 10% dos alimentos hoje produzidos são com irrigação por esse fundamental aqüífero.
Isso vem causando o incremento do chamado “COMÉRCIO MUNDIAL DE ÁGUA VIRTUAL”, que hoje inclui cerca de 1.000km3 d’ água /ano. Muitos países preferem reduzir sua produção própria em diversas áreas, substituindo pela importação de frutas, carnes, grãos e vegetais, de países ricos em recursos hídricos (como o Brasil) ou descuidados do problema. Como exemplo: Um quilo de café precisa em todas suas etapas de 20.000 litros de água para ser produzido; 1 hamburguer = 11.000 l; uma camiseta de algodão = 7.000 l; 1 kg de açúcar = 3.000 l; 1 litro de leite = 2.000 l e 1 kg de trigo = 1.000 litros.

UTILIDADE PÚBLICA
NÚMEROS DO SANEAMENTO BÁSICO
· 52,2% dos municípios brasileiros são atendidos por redes de esgotos;
· 33% dos domicílios possuem esgotamento sanitário;
· 75,6% dos domicílios despejam esgotos em tratamento nos rios, lagos e praias;
· 80% dos domicílios tem água em rede;
· 38% é o índice de perda de água tratada pelas Concessionárias estaduais;
· 700 mil internações hospitalares são realizadas por ano opor falta de saneamento.
Carlos Eduardo
Quaglia Giampá,
géologo, conselheiro fundador e vitalício da ABAS, diretor da DH Perfuração

3. SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO:
3.1 INUNDAÇÃO – os mais utilizados. empregados na cultura de arroz
3.2 PIVOT CENTRAL – empregados na cultura extensiva de grãos
3.3 CONVENCIONAL – aspersão e microaspersão – usados em hortaliças, legumes e milho
3.4 CARRETEL ENROLADOR OU AUTO PROPELIDO – usados em culturas anuais (milho, soja e fruticultura)
3.5 LOCALIZADA – GOTEJAMENTO – empregados em fruticultura e café

ASPERSÃO

PIVOT CENTRAL







Presentes da esquerda para direita: Secretário Luiz Amore; DH - Mário Nacimento; Prof. Chang H. Kiang da Unesp/Rio Claro, Valter G.Gonçales da DH Perfuração e Secretário Brasileiro Julio Tadeu.

 
Voltar Imprimir

Copyright © - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
Todos os direitos reservados