Capítulo Brasil ALHSUD

A ALHSUD INTERNACIONAL reconhece sua origem na Reunião Latino-Americana de Hidrogeólogos, realizada em Cochabamba, Bolívia, em 1987, e em seguida, concretizada sua constituição durante a Segunda Conferência Latino-Americana sobre Hidrologia Urbana (Buenos Aires, 1989). Seu primeiro Presidente (reeleito) foi o Prof. Dr. Aldo Rebouças (Brasil), que ocupou o cargo até 1999.

O CAPÍTULO BRASIL ALHSUD começou a ser desenhado durante o II Simpósio Latino-Americano de Monitoramento de Águas Subterrâneas, em Belo Horizonte, 2018, com o encontro do Geol. José Paulo Netto – Presidente da ABAS Brasil, e Miguel Rangel – Presidente da ALHSUD INTERNACIONAL, onde foram discutidas formas de colaboração Internacional e fortalecimento de ambas as Associações.

Durante o XIV Congreso Latinoamericano de Hidrogeología / X Congreso Argentino de Hidrogeolía, em Salta, Argentina, em Outubro de 2018, a criação do CAPÍTULO BRASIL foi pautada na Reunião Geral e oficializada, sendo o Convênio formalmente assinado em 05 de fevereiro de 2019, com seu Primeiro Presidente o Geólogo José Paulo G. M. Netto, também Presidente da ABAS.

Principais Objetivos 

Promover na América Latina e Caribe a pesquisa, uso, conservação e proteção de recursos humanos para um desenvolvimento equilibrado e racional de seus recursos hídricos subterrâneos.

Cooperar com os governos e planejadores na legislação e na gestão adequada dos recursos hídricos subterrâneos, em benefício de sua população.

Promover nas instituições e empresas dedicadas à investigação e uso de águas subterrâneas, tanto o estudo integrado das características e propriedades dos aquíferos antes de iniciar sua exploração, como o desenvolvimento e aplicação de tecnologias eficientes para seu uso e proteção.

Reunir cientistas, profissionais, técnicos e entidades interessados ​​no estudo de pesquisa, exploração, prospecção, avaliação, uso, promoção de tecnologia, conservação e gestão de recursos hídricos subterrâneos.

Estimular a troca de informações e experiências entre indivíduos, instituições e países.

Divulgar internacionalmente a produção científica e tecnológica relacionada às águas subterrâneas na América Latina e no Caribe.

Estudar e propor aos organismos apropriados, legislações, regras, procedimentos técnicos e regulamentos relacionados ao uso e proteção das águas subterrâneas.