Introdução

A água é o composto mais abundante do corpo humano. Elemento essencial para a vida, a sua importância revela-se em períodos dramáticos quando escasseia, não existe ou não tem qualidade.

Pelas suas caraterísticas muito especiais, a água (solvente universal) constitui-se como veículo preferencial para a transmissão de doenças para o homem, quer pelo consumo de água contaminada quer por deficientes sistemas de saneamento e higiene.

Para ofertar uma água segura, aquela que não oferece risco à saúde, os meios os mais eficazes consistentemente de assegurar a segurança de uma fonte de água são com o uso de uma metodologia de avaliação de risco que abranja todas as etapas, desde o manancial até o consumidor. Tal metodologia é chamada Plano de Segurança da Água (PSA) pela OMS na sua edição dos Guidelines desde o ano 2004, onde recomenda que as entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água desenvolvam planos de segurança para garantir a qualidade da água, incorporando metodologias de avaliação e gestão de riscos, bem como práticas de boa operação dos sistemas para organizar e sistematizar um histórico das práticas de gerência aplicadas ao abastecimento de água e para assegurar a aplicabilidade destas práticas à gerência de risco de um sistema de abastecimento de água.

Objetivo geral do curso

Proporcionar elementos teóricos e práticos, apresentar a metodologia para proporcionar aos provedores locais dos serviços de água potável e ao pessoal de saneamento que realiza atividades de gestão, operação, vigilância e monitoramento do sistema de abastecimento de água, a aplicação dos Planos de Segurança da Água, por meio da identificação dos perigos e da gestão de riscos, desde a bacia de captação, passando pelo tratamento e distribuição, até o local de consumo, de acordo com os princípios recomendados pela Organização Mundial da Saúde e dar um detalhamento na etapa da filtração, a última barreira sanitária de proteção a qualidade da água.

Público-alvo

Este curso destina-se a todos os profissionais que prestam serviços de abastecimento de água para consumo humano em instituições públicas e privadas, bem como profissionais das agências reguladoras e de bacia, órgãos reguladores responsáveis pela verificação da qualidade da água, estudantes, profissionais, políticos, juristas e outros interessados no tema de segurança da água para consumo humano.

Metodologia do curso

O curso terá carga horária de dezesseis horas, sendo oito horas diárias, totalizando 2 dias e o conteúdo programáticos será ministrado por meio de aulas expositivas com uso de data show.

.

Conteúdo programático:

Parte I – Plano de segurança da água – Prof. Dr. José Vieira

  • Cenário internacional;
  • Conceito e metodologia;
  • Objetivos baseados em saúde. Abordagem da OMS;
  • Avaliação semiquantitativa de riscos;
  • Componentes de um PSA;
  • Papéis e responsabilidades na gestão da qualidade da água;
  • Estrutura de um PSA:
    • Preparação;
    • Avaliação do sistema;
    • Monitorização operacional;
    • Gestão e comunicação;
    • Revisão e melhoria;
    • PSA aplicado em pequenos sistemas;
    • O papel da auditoria em PSA.

 

Parte II – Operação e manutenção em ETAs com enfase na etapa da filtração – minimização de riscos à saúde – Prof. Dr. Luiz Di Bernardo

  • Tratamento da água para atender o padrão de potabilidade;
  • Conceituação da filtração;
  • Perigos e riscos presentes nas etapas de tratamento;
  •   Aspectos hidráulicos básicos da filtração;
  • Operação e manutenção de filtros;
  • Identificação e análise de perigos potenciais e caracterização de riscos;
  • Detecção de Pontos Críticos de Controle (PCC) ao longo da etapa da filtração;
  • Estabelecimento das intervenções físicas e medidas de controle da etapa da filtração.

Parte III – Experiências no Brasil em PSA – Prof. Dra. Angela Di Bernardo Dantas

Taxa de Inscrição:

Valor Integral R$ 770,00

Valor com desconto para parceiros e empresas com mais de três inscrições R$ 700,00 ( favor enviar email para curso@ieaga.org ou whatsapp para 011 99346-1595).

Dados do Evento:

Datas: 01 e 02 de junho de 2020.

Horário: das 8h às 17h.

Local: Auditório Paula Souza – Faculdade de Saúde Pública – Av. Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira Cesar, Capital, SP.

Coordenação:

Prof. Dr. Pedro Caetano Sanches Mancuso;

Prof. Dr. Alejandro Jorge Dorado;

Eng. Roseane Maria Garcia Lopes de Souza.

Sobre os Professores Palestrantes:

Prof. Dr. José Vieira

Professor Catedrático de Engenharia Civil da Universidade do Minho (UMinho) de Portugal, Professor convidado nas Universidades de Coimbra, Santiago de Compostela e São Paulo. Engenheiro Civil pela FEUP, Mestre em Engenharia Sanitária pelo IHE Delft (Holanda) e Doutor em Engenharia Civil pela UMinho. Especialista em Engenharia Sanitária e em Hidráulica e Recursos Hídricos, Coordena e participa em projetos de investigação e desenvolvimento de âmbito nacional e internacional.É autor de mais de duas centenas de artigos, livros e comunicações publicadas em revistas e em atas de congressos de âmbito nacional e internacional sobre tratamento, saúde pública, recursos hidricos e consultor Internacional em plano de segurança da água.

Prof. Dr.  Luiz Di Bernardo

Diretor Presidente da Hidrosan Engenharia. Professor aposentado da USP, com mais de 45 anos de experiência em tratamento de água.Engenheiro civil com pós-doutorado em tratamento de água, autor de 9 livros e 18 capítulos em livros de tratamento de água, responsável pela realização de mais de 200 estudos em Sistemas de Abastecimento de Água no Brasil e na América Latina.

Profª. Drª.  Angela Di Bernardo Dantas

Diretora Executiva da Hidrosan Engenharia. Engenheira civil com pós-doutorado em tratamento de água, com trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais, artigos em periódicos especializados e livros sobre tratamento de água e elaboração de Plano de Segurança da Água para sistema de abastecimento de água.

 

http://ieaga.org/cursos/curso-internacional-seguranca-da-agua