Faça parte de nossa comunidade. Curta e compartilhe: /ABAS.SEDE

Chamada de trabalhos

Prazo de submissão encerrado em 25/07.
Aguarde o resultado e concorra ao Prêmio Aldo Rebouças

Datas relevantes

02Abr/18

Início da submissão de trabalhos técnicos


25Jul/18

Término da submissão de trabalhos técnicos


24Ago/18

Comunicação do resultado das avaliações


01Out/18

Data limite para inscrição de autores


6-8Nov/18

Realização do evento


REGULAMENTO PARA EDITORAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS TÉCNICOS AO
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
XXI ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS
FENÁGUA 2018

DATAS E CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

XX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas (CABAS) está modernizando a apresentação de trabalhos técnicos e científicos. Agora as contribuições serão no formato de resumo expandido e serão aceitos também textos em português, espanhol ou inglês. Ademais, os melhores trabalhos serão convidados a prepararem artigos completos, que serão publicados em revistas científicas, como a Águas Subterrâneas da ABAS. O melhor trabalho do Congresso também receberá o Prêmio Aldo Rebouças.

Os trabalhos técnicos deverão ser enviados eletronicamente, segundo as novas regras de envio de trabalhos até o dia 25 de julho de 2018.

Até 16 de agosto de 2018 os autores serão informados sobre o resultado da análise.

O primeiro autor gozará de 50% de desconto em sua inscrição (benefício não aplicável a categorias de combo promocional), devendo obrigatoriamente efetuá-la até a data de 01 de outubro de 2018 para que seu trabalho seja publicado e inserido na grade da programação para apresentação durante o Congresso.

Após o comunicado de resultado das avaliações, os primeiros autores que tiveram seus trabalhos aprovados receberão um voucher para aplicação do desconto.

Cada inscrição valida a publicação e apresentação de até três trabalhos técnicos.

REGRAS PARA ENVIO DE TRABALHOS

A submissão de trabalhos técnicos ao XX CABAS será totalmente online.

Nessa edição, não mais será efetuada editoração dos trabalhos por parte da Comissão Técnica-Científica, com isso, é solicitado que os autores elaborem suas contribuições de acordo com as normas de submissão.

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com a Secretaria Executiva, pelo telefone (11) 3056-6000 ramal 8659 e e-mail: trabalhoscientificos@mci-group.com 

COMPROMISSO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

A ABAS vem tendo inúmeros problemas causados pelos autores que não comparecem para apresentar seus artigos, criando com sua ausência prejuízo nas sessões técnicas, decepcionando os que comparecem e acarretando, desnecessariamente, aumento de custos para o evento com o aluguel de instalações e a contratação de pessoal para sessões técnicas que seriam, eventualmente, desnecessárias.

Face a este problema que tem se tornado a maior fonte de reclamações nos últimos eventos, a diretoria da ABAS solicita aos autores, além do pagamento da inscrição para validação da publicação, a assinatura de um “Termo de Compromisso de Apresentação de Artigo” a ser firmado por um dos autores e enviado à secretaria do evento via e-mail até data de 01 de outubro de 2018.

Aqueles que tiverem dúvidas quanto a apresentação de seu trabalho deverão enviá-lo inicialmente para o formato desejado, porém até a data de assinatura desse Termo, deverão informar, por escrito, o motivo de sua ausência, efetuando sua inscrição até a mesma data de modo a viabilizar a inclusão dos mesmos no Boletim de Resumos Expandidos.

Os autores que se comprometerem a apresentar seus artigos e que não comparecerem para sua apresentação, sem que haja um motivo de força maior, estarão impedidos de apresentar trabalhos no próximo evento da ABAS.

SOBRE O ENVIO DE TRABALHOS

Preencha todos os dados do sistema para que tenhamos todas as informações dos autores e do trabalho técnicos melhorando assim a qualidade do que será disponibilizado no Boletim de Resumos Expandidos.

Os dados cadastrados serão utilizados para confecção de folhetos e do Boletim.

Certifique-se de ter cadastrado no sistema os dados de todos os autores do trabalho e em sua devida ordem. Estas informações serão utilizadas, sem alterações, em todo material impresso.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS

Os trabalhos poderão ser submetidos para apresentação oral ou painel. Este ano, haverá uma nova forma de exposição dos trabalhos no formato painel, valorizando a sua apresentação, e permitindo que os autores discutam em profundidade as suas contribuições com os congressistas.

A escolha entre a apresentação oral ou painel deverá ser inicialmente feita pelo autor e indicada quando do envio do trabalho.

O Comitê Técnico-Científico indicará os trabalhos aprovados nas modalidades painel ou oral, podendo alterar as escolhas feitas pelos autores.

Todos os trabalhos aprovados serão publicados na íntegra, independentemente da sua forma de apresentação.

FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

TIPO DE ARQUIVO

Os trabalhos deverão ser enviados em PDF, editorado de acordo com as normas.

Os trabalhos não serão revisados e nem editorados e caberá ao autor a revisão final antes de enviar o trabalho ao evento.

Caso não tenha instalado o programa para converter seu trabalho do Word para o PDF, poderá baixá-lo pelo site http://www.pdf995.com/download

EXTENSÃO DO TRABALHO

Os trabalhos técnicos ou científicos deverão ter no mínimo 02 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas, incluindo título, texto, ilustrações, fórmulas, equações e referências bibliográficas.

CONFIGURAÇÃO DE PÁGINA

Todas as páginas deverão obedecer a seguinte formatação:

  • Margens:
  • Superior: 2,0 cm;
  • Inferior: 2,0 cm;
  • Esquerda: 2,0 cm;
  • Direita: 2,0 cm;
  • Medianiz: 0 cm.
  • A partir da margem:
  • Cabeçalho: 1,27 cm;
  • Rodapé: 1,4 cm.
  • Tamanho do Papel:
  • A4 (21 x 29,7 cm);
  • Largura: 21 cm;
  • Altura: 29,7 cm;

PADRÃO DE LETRAS E ESPAÇAMENTO

Os trabalhos poderão ser digitados em qualquer programa, com as seguintes formatações:

  • Fonte:
  • Times New Roman;
  • Tamanho 12 somente no título e 11 no restante do trabalho, incluindo os autores, dados institucionais, palavras chaves e o próprio texto. A Nota de Rodapé é em tamanho 8.
  • Parágrafo:
  • Espaçamento entre linhas: do título principal, nome de autores, instituições e palavras chaves e dos títulos dos subitens de 1 linha e do texto principal de 1,2 linha;
  • Alinhamento:     CENTRALIZADO – título do trabalho, nome dos autores, figuras, tabelas e respectivas legendas
    JUSTIFICADO - texto do trabalho e Palavras Chaves.

PRIMEIRA PÁGINA DO TRABALHO

Na primeira página deverá constar o Título do trabalho (fonte tamanho 12, em letra maiúscula, negrito e alinhamento centralizado), o Nome dos Autores (em maiúsculas e minúsculas, separados por ponto e vírgula), e seus Dados Profissionais (instituição, endereço completo e e-mail). Pede-se não colocar a titulação acadêmica e nem o cargo na empresa ou instituição.

Abaixo do nome dos autores deverá constar 3 palavras-chave, seguindo-se o texto do Resumo Expandido (sem quebra de página). Deverá ser deixado o espaço de um ENTER entre os itens que compõe a página do trabalho (Título do Trabalho, Nome dos Autores, Resumo, Palavras-Chave), entre as Palavras Chaves e a Introdução usar 2 ENTERs, conforme modelo.

Não escrever a palavra ‘resumo’ antes do texto

NÚMERO DE AUTORES E CO-AUTORES

Os autores e co-autores estão limitados a um número máximo de doze, ou seja, um autor e até onze co-autores.

No cadastramento do trabalho, será solicitado informar o autor que deverá apresentar o trabalho no Congresso.

RODAPÉ

No rodapé, presente em todas as páginas do trabalho, deve constar o nome do evento com as iniciais em maiúsculo, itálico, alinhado a esquerda e em Times New Roman, tamanho 8 com o número da página alinhado a direita. Após redigir o texto clicar em Bordas e Sombreamento e inserir borda superior:
Exemplo:

PARÁGRAFOS

A primeira linha de cada parágrafo deve estar a 1 cm da margem esquerda. Para a formatação de parágrafo use a opção formatar parágrafo no “menu” ou a tecla “TAB”

ITEMIZAÇÃO GERAL

O trabalho deverá ser dividido em itens e incluindo sempre as Referências Bibliográficas. Os itens NÃO deverão ser numerados. Entre o final do texto de um item e o título do item seguinte deverá ser deixado um “ENTER” em branco. Já entre o título do item e o seu respectivo texto não deve ser deixado nenhum ENTER.

Somente será aceito um nível de itemização (não existirá subitem).

Exemplo:

1 – INTRODUÇÃO (letras maiúsculas, junto à margem esquerda)

2 – MÉTODO

O primeiro parágrafo, após cada item, deverá ser iniciado uma linha após o título do item, com alinhamento Justificado. A primeira palavra deverá começar a um centímetro da margem esquerda.

FIGURAS, FOTOS E GRÁFICOS.

  • Todas as figuras, fotos e gráficos devem ser incluídas no corpo do trabalho. As figuras devem ser identificadas com numeração consecutiva, e título (em letras maiúsculas e minúsculas, centralizado), aparecendo abaixo da figura (i.e. Figura 1. Título).
  • Caso tenha sido feita uma montagem física para produzir o documento em papel, certifique-se de que a montagem eletrônica contida no formato digital produzirá o mesmo resultado.

TABELAS

Todas as tabelas deverão ter alinhamento centralizado, sendo incluídas no corpo do trabalho com referência. As tabelas devem ser identificadas com numeração consecutiva, e título, aparecendo acima da tabela (i.e. Tabela 1. Título).

Não use formatações, bordas ou sombreamentos complicados.

  • EQUAÇÕES
  • As equações podem ser incorporadas ao trabalho de diversas maneiras. Podem ser imagens escaneadas; criadas por um aplicativo externo; feitas com fontes de símbolos; ou com o editor de equações do próprio programa. Em qualquer caso, elas devem ser numeradas consecutivamente ao longo do documento e colocadas centralizadas em relação à folha do texto.

IDIOMA

Todos os trabalhos a serem publicados nos anais do XX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas deverão ser elaborados em Língua Portuguesa, Castelhano ou Inglês.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A lista de referência bibliográfica deverá ser inserida no final do trabalho técnico e deve incluir somente os trabalhos citados no texto (inclusive das legendas, figuras e tabelas). Essas devem conter sobrenome dos autores, seguidas das iniciais do nome, título da publicação, editora, local, data e outros dados eventualmente necessários para identificação. A codificação ISBN (se conhecida) deve ser colocada depois do nome do editor. As referências devem ser listadas em ordem alfabética do primeiro autor e seguir rigorosamente as normas da Revista Água Subterrânea da ABAS.

As referências dos autores dentro do texto deverão seguir a regra: para um autor (Silva, ano); dois autores (Silva & Silva, ano); e três autores ou mais (Silva et al., ano). Caso o trabalho seja referenciado diretamente no texto, esses devem seguir a regra: para um autor Silva (ano); dois autores Silva & Silva (ano); e três autores ou mais Silva et al. (ano).

 

 

Para quaisquer informações futuras não hesite em nos contatar pelo telefone 11 3056.6000 ramal 8659 e e-mail trabalhoscientificos@mci-group.com

XX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas | 6 a 8 de novembro de 2018