Faça parte de nossa comunidade. Curta e compartilhe: /ABAS.SEDE

Notícias

Workshop discute aquíferos fraturados

Compartilhar conhecimento e agregar informação. Este é o objetivo do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que realizará a sua 19ª edição na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. O evento que esta programado para os dias 20 a 23 de Setembro de 2016, possuí em sua grade de palestras e workshops temas diversificados e de extrema importância para o mercado de águas no Brasil.

Entre os workshops confirmados para o evento está o Hidrogeologia de meios fraturados brasileiros, realizado pela Rede HidroFrat | Finep.

Os aquíferos fraturados representam mais da metade do território brasileiro (51,5%) e ainda assim, existe pouco conhecimento sobre como aproveitar corretamente este recurso. Embora esses aquíferos desempenhem um importante papel na segurança hídrica, são os menos conhecidos, monitorados e estudados. O entendimento da hidrogeologia e do comportamento de contaminantes é considerado um dos grandes desafios a serem resolvidos nas próximas décadas.

Para enfrentar  esses problemas,  foi criada, em 2010,  a Rede HidroFrat|Finep , a partir de uma chamada de pesquisa da FINEP (CT-Hidro) que congrega  o Instituto de Geociências da UnB, o Centro de Ciências Agrárias da UFES, o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, e o Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas da USP. Os principais resultados desses estudos serão apresentados neste workshop onde também será proposta a criação de uma nova rede de pesquisa com maior abrangência.

Confira abaixo o programa completo:
(1) Abertura e dinâmica dos trabalhos e composição da mesa da Rede HidroFrat|Finep. Ricardo Hirata
(2) A Rede HidroFrat|Finep e seus 5 anos de trabalho. Ricardo Hirata (CEPAS|USP)
(3) Aquíferos fraturados: novos desafios e perspectivas tecnológicas: Uwe Troger (Professor da Universidade Técnica de Berlim, Alemanha e Coordenador da Rede de Aquíferos Fraturados da Associação Internacional de Hidrogeólogos – IAH)
(4) Apresentação dos resultados dos subprojetos do HidroFrat|Finep
- Gestão dos recursos hídricos subterrâneos em regiões semiáridas: recarga artificial dos aquíferos (RECARFRAT). José ElóiGuimarães Campos (UnB)
- Delimitação de áreas prioritárias para prospecção de água subterrânea em terrenos cristalinos na Bacia Hidrográfica do Itapemirim (HIDROES). Mirna Neves Aparecida (UFES)
- Sistemas de monitoramento de poços tubulares e hidrogeologia de aquíferos fraturados associados às rochas vulcânicas da Formação Serra Geral como ferramentas de gerenciamento de recursos hídricos subterrâneos. [PRODESAS]. Marcos Imério Leão (UFRGS)
- Bases técnicas para a gestão de áreas contaminadas por solventes clorados em aquíferos fraturados (GESOL). Reginaldo Bertolo (CEPAS|USP)
(5) Discussão aberta
(6) Conclusões dos trabalhos e as bases para a criação de uma nova Rede de cooperação em pesquisa de aquíferos fraturados

Para mais informações sobre valores e inscrições acesse o link: http://www.abas.org/workshop-hidroquimica.php