Palestrantes

ANA LÚCIA GESICKI

Geóloga formada pelo Instituto de Geociência da USP, mestre e doutora em Geologia Sedimentar pela mesma instituição. Em 2006 passou a integrar a equipe de São Paulo do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), atualmente transformado em Agência Nacional de Mineração (ANM). Nesta instituição, atuou principalmente na área de Fiscalização da Atividade de Pesquisa Mineral, assim como em atividades ligadas a Extensionismo Mineral e formalização da atividade de mineração de pequeno porte, leilão de bens minerais apreendidos, fiscalização de depósitos fossilíferos, ações de proteção do patrimônio paleontológico e geossítios. Em 2012, desenvolveu estágio de pós-doutoramento em Direito Ambiental na Law School da University of Strathclyde, em Glasgow, Reino Unido, sobre o arcabouço legal de águas minerais e de recursos hídricos do Brasil. Atualmente ocupa a chefia da Divisão de Pesquisa e Recursos Minerais da Gerência Regional da ANM em São Paulo.

ANDRÉ SILVA OLIVEIRA

Engenheiro ambiental com pós-graduação em gerenciamento e remediação de áreas contaminadas. Trabalha na CETESB desde 2011 com o tema áreas contaminadas, ocupando atualmente o cargo de Gerente da Divisão de Avaliação de Áreas Contaminadas e Reabilitadas.

ANTONIO CARLOS BERTACHINI

IGCUSP: Geólogo, 1975; MSc, 1987
UPC, Barcelona: Hidrogeólogo, 1978
Atuação Profissional:
1976-1982 DAEE, SP
1982-1987 CETEC, MG
1987-1997 MBR (VALE), MG
Desde 1990 MDGEO Hidrogeologia e Meio Ambiente
Atuação: Brasil, América Latina e África
Estudos hidrogeológicos regionais e de detalhe.
Rebaixamento do nível d’água em mineração e obras civis.
Abastecimento Público, Industrial e Irrigação.
Modelamento numérico
Estudos ambientais para a sustentabilidade do uso dos recursos hídricos.

DOMENICO TREMAROLI

Diretor de Avaliação de Impacto Ambiental – Técnico em Saneamento pelo Colégio Técnico de Jundiaí, Biólogo pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí. É Funcionário da CETESB desde 1976, atuando em cargos gerenciais com experiência nas áreas de saneamento básico, controle de poluição e gestão ambiental de recursos naturais. Em sua trajetória profissional atuou na gestão de ações em Unidades de Conservação, Comitê de Bacias Piracicaba, Capivari, Jundiaí, desde 2003. Gestor das ações de recuperação da qualidade das águas da Bacia do Rio Jundiaí, que resultou na sua utilização para abastecimento público. Ação inédita e de referência no Brasil e termos de reenquadramento de curso d’água.

EVANDRO MORAES DA GAMA

Engenheiro de Minas formado na UFMG 1979 MSc– University of Minnessota – USA 1983 D Ing – Geol de Eng – INPL França – 1988 Pesquisador Senior V IPT – 1996 Pós DoC Kobe – Japão (1997) . Terra Viva Recuperação de Rejeitos Minerais – Diretor Técnico ;  Professor Titular do Departamento de Engenharia de Minas da Escola de Engenharia da UFMG (EEUFMG) Professor na Graduação e Pós Graduação ; Autor de 289 artigos técnicos publicados no Brasil e Exterior; Orientador de Mestrado e Doutorado .

Patentes da UFMG: Monitoramento de barragens e escavações subterrâneas PI PATENTE PI0203210-4 Data: 07/05/2002. Processo de preparação de aglomerante de alta resistência a partir do tratamento de rejeitos e estéreis de mineração.: PI 0604142-6 Data: 31/08/2006.Produção de agregado artificial a partir de rejeitos pelotizados de barragens . BR 102016017627 28/-7/2016.

Autor do Capitulo Hidrogeologia e os Geossitemas Ferruginosos. Livro . Geossistemas Ferruginosos do Brasil.2015; Editor e autor do livro – Os coprodutos da Mineração de ferro para uma economia sustentável – 2019. Consultor do MPF e ANM ; Pesquisador do INCT ÁQUA; Autor de 289 artigos técnicos publicados no Brasil e Exterior; Membro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas ABAS.

EVERTON DE OLIVEIRA

Geólogo formado pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Hidrogeologia pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Hidrogeologia de Contaminação – University of Waterloo (1997). É sócio-fundador da HIDROPLAN – Hidrogeologia e Planejamento Ambiental Ltda., professor colaborador de pós-graduação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e professor adjunto de pós-graduação no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Waterloo, Canadá. Presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) no biênio 2007-2008 e Secretário Executivo no biênio 2009-2010. Conselheiro editorial e colunista da Revista Águas Subterrâneas, colunista da Revista Meio Ambiente Industrial e conselheiro consultivo da Revista Saneamento Ambiental.

Experiência em mais de 25 anos na área de hidrogeologia de contaminação, com ênfase em avaliação e remediação de áreas contaminadas. Pesquisador do comportamento e remediação de compostos orgânicos em solo e água subterrânea, com diversos artigos técnico-científicos publicados em revistas nacionais e internacionais especializadas. Instrutor em cursos para PETROBRAS, Instituto Brasileiro do Petróleo – IBP, CETESB, AGEPAR, UFBA, Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS, Ipiranga, MBA – Instituto Tecnológico Brasil – Alemanha, entre outros. Membro da ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas), NGWA (National Groundwater Association) e da ACS (American Chemical Society).

JOÃO AUGUSTO HILÁRIO DE SOUZA

Engenheiro de Minas (UFMG); Especialista em Geoestatística (UFOP); MBA em Mineração (USP); Competent Person (Member of Australian Institute of Geoscientists). Além das disciplinas regulamentares do curso de Engenharia de Minas da UFMG, fez curso de atualização profissional de Geotecnia e Hidrogeologia na USP. Trabalhou 10 anos na Magnesita; 20 anos na Vale em Coordenações e Gerências de grandes projetos nos Sistemas de produção e ocorrência de minério de ferro: Carajás, Quadrilátero Ferrífero, Corumbá e depósitos do Norte de Minas. Gerente do Departamento e também responsável pela Geotecnia e Hidrogeologia do Sistema Norte (Ferro e Cobre Carajás), por mais de 10 anos. Participação do Consórcio UFMG (Economia Circular) para estudo da situação dos estéreis e rejeitos, pilhas e barragens da mineração de ferro do Quadrilátero Ferrífero, para DNPM/MME, em 2016.
Coordenador do Grupo de Trabalho Barragem de Fundão (GTBF), com estudos aprofundados do caso, a partir de 2015. Atualmente como Coordenador do Grupo de Trabalho de Barragens do Crea MG, com foco em barragens de rejeito de minério de ferro e no rompimento ocorrido em Brumadinho, como coordenador ou apoio especializado em auditorias de minas, disposição de estéreis e rejeitos. Membro do Conselho de Certificação SAS.

JOSÉ PAULO G. M. NETTO

Geólogo, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP, e Escola Superior de Baleares – Espanha; Presidente da ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas; Consultor da ONU/UNESCO; Instrutor da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental; Diretor Executivo da Maxiagua Soluções em Água; Mais de 30 anos de experiência em Perfuração, Manutenção e Reabilitação de Poços, com projetos de recuperação de poços com até 1.630 m de profundidade (SABESP). Acompanhamento de Perfurações no Petróleo até 3.243 m.; Acumula 22 anos de experiência no tratamento de água, com implantação de ETA’s  e ETA’s Compactas para remoção de Ferro, Manganês, Flúor, Bário, Alumínio, Nitrato e abrandamento e água.

LUIZ ANTONIO GOBBO

Geólogo graduado na USP em 1981. Experiência profissional de mais de 36 anos em exploração mineral, maior parte junto a Rio Tinto.
Esteve envolvido na concepção, comissionamento e gerenciamento de laboratórios especializados na área de diamante, bauxita, ouro e minerais pesados.
Desenvolveu equipes, metodologias e procedimentos de QAQC para preparação e análises de amostras em laboratórios internos e externos.
Liderou as atividades de processamento, analises e caracterização desenvolvidas em depósitos “green field” de bauxita desde a fase de prospecção até início de pre-viabilidade. Gerenciou as tarefas de design e confecção de relatórios técnicos da amostragem, análise de amostras, caracterização e processamento mineral, beneficiamento e infraestrutura. Colaborou com os trabalhos de avaliação econômica dos projetos.
Foi responsável pelo desenvolvimento de inovação tecnológica em processo de beneficiamento de minério de bauxita com umidade natural e/ou reduzida sem utilização de água. Os objetivos principais foram minimizar custos, reduzir drasticamente a utilização de água e de rejeitos finos úmidos dispostos em barragens. Este processo foi validado até a fase de planta piloto com equipamento industrial.
Liderou projetos globais de consolidação e unificação de metodologias de processo, analises e dados de laboratórios internos de diamante na Rio Tinto (LIMS). Também foi responsável por grupo de trabalho global que consolidou e organizou todo o acervo histórico de dados da pesquisa do diamante da empresa em plataforma SQL.
Na Rio Tinto, visitou e participou de encontros de trabalho em projetos de exploração, laboratórios, centros de tecnologia, minas e plantas de processo de diamante e bauxita na Austrália, Canada, África e Inglaterra.
Participou de conferencias internacionais, workshops e colaborou com vários trabalhos e publicações cientificas na área de exploração mineral do diamante.

LUIZ OTÁVIO MARTINS CRUZ

Graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É analista ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM desde 2006, e ocupa o cargo de gerente de áreas contaminadas desde 2011.

LUIZ ROGERIO BASTOS LEAL

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado (1992) e doutorado (1998) em Geologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado (2006) em hidrogeologia na Universidade do Texas (Estados Unidos). Realizou treinamento em qualidade e reuso das águas na Universidade de Cagliari (Itália, 2003) e no Center for Agricultural Development Cooperation (Israel, 2008). Atuou em projetos de mineração de ouro na Amazônia e na implantação e monitoramento de aterros de resíduos urbanos e industriais em São Paulo na década de 1990. Foi diretor do Instituto de Geociências da UFBA (2007-2010) e Vice-Reitor da UFBA no período 2010-2014. Foi presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB (2012-2013), presidente da Comissão de Implantação do Campus Universitário da UFBA na cidade de Camaçari, membro titular do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE e pesquisador visitante da University of Texas at San Antonio – Centre of Water Research. Atualmente é Professor Titular da UFBA e Coordenador do Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente – NEHMA do Instituto de Geociências da UFBA. Já atuou como Presidente do Núcleo Bahia-Sergipe da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS e é Conselheiro do CREA-BA. Atua em projetos de pesquisa e inovação nas áreas de Geociências e Meio Ambiente, especialmente nos seguintes temas: Hidrogeologia, Geotecnia Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos e Geologia Regional.

MÁRCIO LUIZ MARTINS NETO

Engenheiro Químico formado na UFMG com MBA na Fundação Dom Cabral. Trabalhou 20 anos em empresas de grande porte como Votorantim e Saint-Gobain. Consultor das áreas de cimento, agregados e mineração há 12 anos pela Multiplus Consultoria. Desenvolve trabalhos em parceria com a UFMG, com geração de patentes inovadoras.

MARCOS DONIZETE CECCATTO

Engenheiro formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e especialista em gestão Ambiental, atua na empresa Bioagri Ambiental há 18 anos onde exerce a função de diretor técnico responsável técnico pela planta de Piracicaba e responsável pela área laboratorial de todas as unidades de análises ambientais do Brasil da Bioagri Ambiental.

MARÍLIA CARVALHO DE MELO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Recursos Hídricos pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) – COPPE/UFRJ – Programa de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, já foi secretária adjunta e subsecretária de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. É professora e coordenadora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade do Vale do Rio Verde.

MICHAEL A. URYNOWICZ

Ph.D., P.E. é Professor de Engenharia Ambiental no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetônica da Universidade de Wyoming; e Engenheiro Profissional Licenciado. Atua como Diretor do Centro de Excelência da Escola de Energia para Pesquisa de Gás Natural Biogênico; e é o fundador e CEO da Envirox, uma empresa de remediação de águas subterrâneas especializada na remediação de complexos locais de resíduos perigosos. O Dr. Urynowicz participou de uma ampla gama de pesquisas durante sua carreira e publicou vários artigos de periódicos; bem como capítulos de livros nas áreas de remediação de águas subterrâneas e gás natural biogênico.

MIKE MILCZAREK

Mike Milczarek possui mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento, implementação e gerenciamento de estudos da zona vadose e hidrogeológicos. Ele gerenciou ou participou ativamente de vários programas de caracterização, design e monitoramento de fechamento de mina e é responsável por projetar e supervisionar mais de doze projetos de avaliação de desempenho de cobertura de longo prazo. Mike é Autor ou Co-autor de 20 artigos sobre sistemas de cobertura e fechamento de minas e também apresentou workshops técnicos sobre a caracterização, design e monitoramento de sistemas de cobertura de resíduos de minas.

NILSON GUIGUER

Engenheiro Civil, com mestrado em Hidráulica e Hidrologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Hidrogeologia pela Universidade de Waterloo, Canadá. Mais de 30 anos de experiência em abastecimento de água, contaminação do solo e águas subterrâneas, avaliação de riscos ambientais, proteção de águas subterrâneas e rebaixamento de lençol freático. Foi professor da Universidade de São Paulo, Universidade de Costa Rica e Universidade de Waterloo e Universidade Federal de Santa Catarina, sendo também um reconhecido instrutor em cursos profissionais em diversos países. Fundador e Presidente por 15 anos da empresa Waterloo Hydrogeologic com base em Waterloo, Canadá e filiais nos EUA, Chile e Brasil. Posteriormente Vice-Presidente responsável pelos negócios na América Latina da Schlumberger Water Services onde também ocupou a posição de Diretor Global de Marketing baseado em Abu Dhabi Emirados Árabes. Em sequência foi Managing Director da multinacional de origem dinamarquesa, DHI, The Water Experts, consolidando suas operações no Brasil. Especialista reconhecido em simulação de águas subterrâneas. Atualmente é Diretor da Water Services and Technologies onde também atua como gerente de projetos.

RAFAEL CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

Geólogo formado na Acadia University, com mestrado em geologia enfocado em hidrogeoquímica pela Simon Fraser University, Canadá. Possui 10 anos de experiência em projetos de hidrogeologia e hidrogeoquímica, tendo atuado em trabalhos relacionados à mineração, aquíferos regionais, ocorrência natural e antrópica de metais e demais solutos na água subterrânea, e utilização de parâmetros hidrogeoquímicos e isotópicos em estudo hidrogeológicos. Possui experiência sólida em modelagem conceitual e numérica de fluxo e transporte. Recebeu premiação da Geological Society of America pela qualidade e relevância de sua pesquisa de mestrado, relacionada à mobilização de metais em água subterrânea. Integra a equipe de consultoria da Water Services and Technologies, e também ministra regularmente cursos e webinars sobre modelagem numérica, análise de dados hidrogeoquímicos e interpretação de ensaios de bombeamento.

STELA DALVA SANTOS COTA

Engenheira química graduada pela UFMG, mestre em Ciências e Técnicas Nucleares pela UFMG, doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS, pós-doutorado na Universidade de Waterloo, Canadá. É tecnologista do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), desde 2002. Atua nas áreas de meio ambiente e técnicas nucleares, principalmente nos seguintes temas: hidrogeologia, simulação computacional hidrogeológica, contaminação de aquíferos, aplicação de técnicas nucleares para estudos hidrológicos/hidrogeológicos, avaliação de segurança de instalações nucleares e radiativas. É professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN, na área de concentração de Ciência e Tecnologia dos Minerais e Meio Ambiente. É editora da Revista Científica Águas Subterrâneas, da ABAS, desde 2010.

VIRGINIA SAMPAIO TEIXEIRA CIMINELLI

Professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia; membro Estrangeiro da Academia Nacional de Engenharia (EUA); membro da Academia Mundial de Ciências. Lidera parcerias com diversas instituições no Brasil e no exterior, na forma de redes multidisciplinares de pesquisadores, em colaboração com a indústria e programas de desenvolvimento territorial. O seu trabalho de pesquisa focaliza a compreensão dos mecanismos de reações sólido-líquido relevantes para a hidrometalurgia e para a recuperação/proteção ambiental. Recebeu as insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico (classes comendador e Grã-cruz), dentre outras distinções. Graduou-se em Engenharia Química (UFMG), tem mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas (UFMG) e Ph.D. em Processamento Mineral (Penn State, EUA).

ZOLTAN ROMERO CAVALCANTE RODRIGUES

Especialista em Gestão de Recursos Hídricos, Mestre em Hidrogeologia, Doutorando em Hidrogeologia na Universidade Federal da Bahia. Trabalha há 23 anos na gestão de recursos hídricos, particularmente na gestão de aquíferos e sua integração com os recursos hídricos superficiais. Atualmente trabalha na Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia