Normas para envio de resumos expandidos

A submissão de resumos expandidos ao VI Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo será totalmente “online”.

Para que esse processo mantenha a integridade do conteúdo dos resumos a serem publicados nos anais do Congresso, receberemos somente arquivos no formato PDF. 

O arquivo em Word pode apresentar diferenças quando aberto em computadores diferentes.

Nessa edição, não será efetuada editoração dos resumos, com isso, é solicitado que os autores elaborem suas contribuições de acordo com as normas aqui definidas.

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com a Secretaria Executiva, através do e-mail: cimas2019@eticaeventos.net.br.

COMPROMISSO DE APRESENTAÇÃO DE RESUMO

A ABAS vem tendo inúmeros problemas causados pelos autores que não comparecem para apresentar seus artigos oralmente, criando com sua ausência prejuízo nas sessões técnicas, decepcionando os que comparecem e estão interessados em assistir as apresentações e acarretando, desnecessariamente, aumento de custos para o evento com o aluguel de instalações e a contratação de pessoal para sessões técnicas que seriam, eventualmente, desnecessárias.

Face a este problema, que tem se tornado a maior fonte de reclamações nos últimos eventos, a diretoria da ABAS solicita aos autores dos artigos escolhidos para apresentação oral, além do pagamento da inscrição para validação da publicação, a assinatura de um “Termo de Compromisso de Apresentação do Trabalho” a ser firmado por um dos autores e devolvido a secretaria do evento via e-mail cimas2019@eticaeventos.net.br, até o dia 10/outubro/2019.

Clique aqui para baixar o Termo de Compromisso de Apresentação de Trabalho.

Aqueles que tiverem dúvidas quanto à presença para apresentar seu resumo, deverão enviar seu resumo inicialmente para o formato desejado, porém até a data de assinatura deste termo, deverão solicitar, por escrito, alteração para apresentação em pôster, efetuando sua inscrição da mesma forma, de modo a viabilizar sua impressão nos anais.

Os autores que se comprometerem a apresentar oralmente e que não comparecerem para sua apresentação, sem que haja um motivo de força maior, estarão proibidos de apresentar trabalhos / resumos na forma oral no próximo evento da ABAS.

SOBRE O ENVIO DE RESUMOS EXPANDIDOS

Acesse o link: “Trabalhos Técnicos”, “Submissão de Trabalhos”, “Área do Autor” no site do evento.

Memorize o e-mail informado e sua senha, pois eles serão necessários para acompanhamento das avaliações de seu resumo.

Uma vez realizado o cadastro, faça o login no sistema, informando o e-mail e a senha cadastrados para fazer o envio de seu trabalho.

ATENÇÃO:

  • Verifique se os dados cadastrados estão corretos, pois serão utilizados para confecção de folhetos, anais e Livro de Resumos.

  • Certifique-se de ter cadastrado no sistema os dados de todos os autores do trabalho e em sua devida ordem. Estas informações serão utilizadas, sem alterações, em todo material impresso.

  • No link “Trabalhos Técnicos”, “Submissão de Trabalhos”, você encontrará os banners :
    – Termo de Compromisso para apresentação de Trabalho Oral
    – Template PPT (Oral)
    – Template para confecção do Pôster

ANAIS ONLINE

Serão publicados dentro do site da Revista Águas Subterrâneas.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS

Os resumos poderão ser submetidos para apresentação oral ou pôster.

A escolha entre a apresentação oral ou pôster deverá ser inicialmente feita pelo autor e indicada quando do envio do resumo.

O Comitê Científico indicará os resumos expandidos aprovados nas modalidades oral ou pôster, podendo alterar as escolhas feitas pelos autores.

Todos os resumos serão publicados na íntegra, independentemente da sua forma de apresentação.

FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

TIPO DE ARQUIVO
Os resumos expandidos deverão ser enviados em PDF, editorado de acordo com as normas.

Os resumos não serão revisados e nem editorados, caberá ao autor a revisão final antes de completar o “Upload”.

EXTENSÃO DO TRABALHO
Os resumos expandidos deverão ter 04 páginas no máximo, incluindo texto, ilustrações, fórmulas, equações, referências, agradecimentos e anexos.

CONFIGURAÇÃO DE PÁGINA
Todas as páginas deverão obedecer a seguinte formatação:

Margens:

  • Superior/Inferior/Esquerda/Direita: 2,0 cm;
  • Medianiz: 0 cm.

A partir da margem:

  • Cabeçalho: 1,27 cm;
  • Rodapé: 1,4 cm.

Tamanho do Papel:

  • A4 (21 x 29,7 cm)

PADRÃO DE LETRAS E ESPAÇAMENTO
Os resumos expandidos poderão ser digitados em qualquer programa, com as seguintes formatações de fonte:

  • Arial;
  • Tamanho 14somente no título e 12 no restante do trabalho

Parágrafo:

  • Espaçamento entre linhas: 1,5 linha;
  • Alinhamento: CENTRALIZADO– título do trabalho, nome dos autores, figuras, tabelas e respectivas legendas
  • JUSTIFICADO– texto do trabalho

PRIMEIRA PÁGINA DO RESUMO EXPANDIDO
Na primeira página deverá constar o título do resumo (fonte tamanho 14, em letra maiúscula, negrito e alinhamento centralizado), o nome completo dos autores (em maiúsculas e minúsculas, separados por ponto e vírgula).

Seus dados profissionais (instituição, endereço completo, fone e e-mail) deverão ser inseridos através de notas de rodapé.

Não inserir títulos profissionais ao lado do nome do autor. Caso julgue conveniente, deverá ser o primeiro item da nota de rodapé correspondente.

Abaixo do nome dos autores deverá constar o Resumo com até 200 palavras, seguido do abstract (em inglês), também com 200 palavras e das palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco).

Deverá ser deixado o espaço de um ENTER entre os itens que compõe a primeira página do resumo expandido (título, nome dos autores, resumo, abstract, palavras-chave).

Após as palavras-chave, deve ser inserida uma quebra de página, para que o conteúdo do trabalho comece sempre na página 2. Caso seu resumo e abstract sejam extensos e ocupem parte da segunda página, o texto do trabalho deverá ser iniciado após duplo ENTER.

NÚMERO DE AUTORES E COAUTORES
Os autores e coautores estão limitados a um número máximo de doze, ou seja, um autor e até onze coautores.

No cadastramento do resumo expandido, será solicitado informar o autor de correspondência/apresentador do resumo no Congresso.

RODAPÉ
No rodapé, presente em todas as páginas do resumo expandido, deve constar o nome do evento com as iniciais em maiúsculo, itálico, alinhado a esquerda e em Arial, tamanho 8 com o número da página alinhado à direita. Após redigir o texto clicar em Bordas e Sombreamento e inserir borda superior:

Exemplo:
VI Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo                                                                                            
VI  International Congress of Underground Environment                                                                                                   

PARÁGRAFOS
A primeira linha de cada parágrafo deve estar a 1 cm da margem esquerda. Para a formatação de parágrafo use a opção formatar parágrafo no “menu” ou a tecla “TAB”

ITEMIZAÇÃO GERAL
A apresentação do conteúdo do resumo expandido se inicia na página 2. Os itens principais do resumo deverão ser numerados sequencialmente, com a Introdução recebendo o N° 1 e as Referências Bibliográficas recebendo o número final. Entre o final do texto de um item e o título do item seguinte deverá ser deixado um “ENTER” em branco. Após o novo item, clicar um ENTER e iniciar a digitação daquele parágrafo.

Os itens deverão ser digitados de acordo com os exemplos abaixo:

Exemplo:

1 – INTRODUÇÃO
Os subitens deverão ser digitados conforme abaixo:

Exemplos:
2.1 – Objetivos – letras maiúsculas, junto à margem esquerda.
2.1.1 – Objetivos Específicos – letras maiúsculas e minúsculas, itálico e junto à margem esquerda.
2.1.1.2 – Estudo de Caso – letras maiúsculas e minúsculas e junto à margem esquerda.

O primeiro parágrafo, após cada item ou subitem, deverá ser iniciado uma linha após o título do item (ou subitem), com alinhamento Justificado. A primeira palavra deverá começar a um centímetro da margem esquerda.

 

FIGURAS, FOTOS E GRÁFICOS
Todas as figuras, fotos e gráficos devem ser incluídas no corpo do trabalho. As figuras devem ser identificadas com numeração consecutiva, e título (em letras maiúsculas e minúsculas, centralizado), aparecendo abaixo da figura (i.e. Figura 1. Título).

Caso tenha sido feita uma montagem física para produzir o documento em papel, certifique-se de que a montagem eletrônica contida no arquivo produzirá o mesmo resultado.

TABELAS
Todas as tabelas deverão ter alinhamento centralizado, sendo incluídas no corpo do trabalho com referência. As tabelas devem ser identificadas com numeração consecutiva, e título, aparecendo acima da tabela (i.e. Tabela 1. Título).

Não use formatações, bordas ou sombreamentos complicados.

EQUAÇÕES
As equações podem ser incorporadas ao resumo expandido de diversas maneiras. Podem ser imagens escaneadas, podem ter sido criadas por um aplicativo externo, podem ter sido feitas com fontes de símbolos ou com o editor de equações do próprio programa usado para o trabalho. Em qualquer caso, elas devem ser numeradas consecutivamente ao longo do documento, iniciando a 1,25 cm. da margem esquerda, e o número deve ser colocado entre parênteses alinhado a 1,5 cm. da margem direita.

NOTAS DE RODAPÉ E REFERÊNCIAS
As notas de rodapé serão permitidas e deverão ser colocadas no rodapé da respectiva página (com fonte tamanho 8).

IDIOMA
Todos os resumos expandidos a serem publicados nos anais do VI CIMAS deverão ser elaborados em língua portuguesa ou inglesa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A lista de referência bibliográfica deverá ser inserida no final do trabalho técnico e deve incluir somente os trabalhos citados no texto (inclusive das legendas, figuras e tabelas).

Essas devem conter sobrenome dos autores, seguidas das iniciais do nome, título da publicação, editora, local, data e outros dados eventualmente necessários para identificação. A codificação ISBN (se conhecida) deve ser colocada depois do nome do editor. No corpo do trabalho, as referências devem ser numeradas por ordem de primeira aparição no texto, e colocadas entre colchetes (i.e. [1] ).