Siga-nos:

Prêmio Aldo Rebouças

Reconhecimento e valorização de pesquisadores e profissionais

O Prêmio Aldo Rebouças é uma ação de reconhecimento e valorização de pesquisadores e profissionais que realizaram estudos e trabalhos significativos para o entendimento, gestão, proteção ou o aproveitamento das águas subterrâneas.

São premiados os trabalhos escolhidos entre os submetidos para o Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas do ano.

A seleção será feita pela Comissão Julgadora do Prêmio, composta por profissionais de diferentes instituições brasileiras, escolhida pela Diretoria da ABAS.

Serão selecionados um trabalho na modalidade oral e um na modalidade pôster, entre os submetidos ao Congresso, no total de duas (2) contribuições. Para cada um dos trabalhos, o primeiro autor deverá ter menos de 30 anos de idade (na data da premiação), reconhecendo-se assim a importância de se prestigiar jovens profissionais.

BENEFÍCIOS DOS VENCEDORES DO
PRÊMIO ALDO REBOUÇAS

  • Importante marca na carreira profissional, com certificado de vencedor do Prêmio Aldo Rebouças da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas;
  • Placa de honra;
  • Alguns exemplares da Coleção ABAS;
  • Anuidade 2023.

Não concorrem ao Prêmio finalistas que integrem a Comissão Científica, assim como membros da Comissão Julgadora do Prêmio, ou da própria diretoria da ABAS. Esse critério também se estende aos estudantes de graduação e pós-graduação, caso os orientadores também façam parte de tais comissões ou da Diretoria.

SOBRE O PROF. DR. ALDO DA CUNHA REBOUÇAS:

Em 1962, um quarto de século antes de a Organização das Nações Unidas publicar o relatório Bruntland, o primeiro documento a sugerir a inclusão do tema sustentabilidade na agenda de desenvolvimento dos países, Aldo da Cunha Rebouças, um jovem geólogo, já alertava os órgãos públicos para o fato de que a má gestão e o uso inadequado da água comprometeriam a qualidade da oferta do produto. Ao longo de mais de 40 anos de pesquisa, ele defendeu obsessivamente a premissa de que “o conceito de água abundante, inesgotável e gratuita, uma dádiva de Deus ou de qualquer outra figura cósmica, da Igreja ou de políticos, dos coronéis ou do homem, da natureza”, era uma ficção obsoleta.

Brandiu esse alerta diante de vários governos. No final dos anos 1960 e início de 1970, foi diretor da Bacia Escola de Hidrogeologia da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “Constatei que o problema do Nordeste não é de seca, mas de cerca”, lembra. A região tem uma importante fonte de recursos hídricos: a água subterrânea. Boa parte dessa água está protegida da evaporação e poderia abastecer o dobro da população do Polígono das Secas, que compreende nove estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais. “A água subterrânea está presente nos terrenos sedimentares e não precisa de nenhum tratamento especial, exceto a cloração”, explicou em entrevista à Radiobras, em 1999.

Filho de um pedreiro, Aldo nasceu em Peixe Gordo, próximo ao litoral cearense, numa família de 16 irmãos. O pai, preocupado com a educação dos filhos, montou uma escola dentro de casa.

Em 1962, ele se formou em geologia pela Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. Após sair da faculdade, foi trabalhar na Sudene.

O mestrado (1964) e o doutorado (1973) foram na França. Já o pós-doutorado (1986) foi concluído na Universidade Stanford, nos EUA. Na década de 1970, após convite da Universidade de São Paulo, Aldo passou a trabalhar na instituição, onde criou um centro de pesquisa de águas subterrâneas, o CEPAS|USP.

André, que foi aluno dele, diz que o pai não se limitava a passar a matéria; também desafiava os alunos. O filho trabalha hoje com a recuperação de águas subterrâneas. A missão que o cearense Aldo da Cunha Rebouças dizia ter era a de “catequizar” as pessoas sobre a questão da água. Quis o destino que o homem das águas subterrâneas nos deixasse no ano de 2011.

sócios PATROCINADORES da ABAS

Notícias

Destaque

Copyright © ABAS 2024